Buscar

E-commerce

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

E-commerce
Marketing digital
O que é:
são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicas para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Divulgação da loja virtual
A importância da divulgação de lojas virtuais é tamanha, que quando elaboramos um plano de negócios para e-commerce, no que se refere à alocação de recursos, costumamos direcionar aproximadamente 30% dos recursos para a parte de plataforma de e-commerce e sistemas acessórios e 70% da verba para o marketing digital. Essa fórmula funciona também para projetarmos o custo total do projeto.
Processos de divulgação da loja virtual
Planejamento:
Assim como no mundo físico, o marketing digital de um e-commerce precisa ser planejado em detalhes. A divulgação de lojas virtuais exige coordenação entre as diversas ações para que se crie uma sinergia entre elas. O primeiro passo é identificar seu público-alvo e suas características para depois então pensar em que ferramentas irá utilizar.
Marketing de conteúdo
Simplesmente publicar o máximo de conteúdo inédito e relevante, a fim de envolver mais pessoas, criar relacionamentos e desenvolver clientes a longo prazo. Agregado a tudo isso, vem o aumento de tráfego, mais informações para serem indexadas pelos buscadores criando maiores chances de ser encontrado tanto o produto, quanto a informação relativa.
Publicidade Clique - Pague
Essa tática de publicidade pode ser extremamente bem sucedida, uma vez que os anúncios podem ser comprados. Mesmo com um orçamento minúsculo, os resultados são fáceis de medir, o que facilita a mensuração do resultado, ou seja, o retorno sobre o investimento. Ser achado no momento de procura é meio caminho para a concretização de uma venda.
E-mail marketing
Considere a criação de uma estratégia de campanha de publicidade via e-mail pelo menos uma vez ao mês, procure compartilhar promoções, descontos, participação em concurso, conteúdos relevantes para o cliente. Mesmo que sua base inicial seja pequena vale o investimento, porque uma vez criada o processo ficará fácil aumentar os inscritos.
Marketing social
Essa publicidade procura envolver atuais e potenciais clientes, procurando com o resultado ganhar mais conhecimento, confiança e respeito no mercado. A utilização das redes sociais ajudam a humanizar a marca, criando assim um grau de relacionamento maior, pelo fato dos clientes enxergarem além do negócio, visualizando um grupo de pessoas do outro lado da transação.
Multi Canais de vendas
Lojistas virtuais não necessitam ficar limitados as suas lojas virtuais. Vendas podem ser realizadas também no mundo offline através de campanhas promocionais diferenciadas, ou ainda oferecer uma plataforma para vendas externas, por meio de plano de parceiras.
Principais canais de divulgação
E-mail marketing
Site comparador de preços
Sites de buscas na web
Banners em outros sites
Vantagens
O cliente poderá efetuar uma compra através de uma promoção do e-mail marketing.
Se o seu preço for bom, o site comparador irá indicar sua loja virtual.
Dependendo do ranking da loja, os clientes poderão observar a loja na primeira página.
Através de outros sites as pessoas poderão ver os produtos e promoções da loja em banners.
Desvantagens 
O preço do seu produto pode estar mais elevado que o de outras lojas, gerando desinteresse de clientes com a loja
Se a loja não for muito popular ela estará distante das primeiras páginas, levando o cliente a buscar outras mais populares
Anúncios em banners podem acabar irritando clientes por atrapalhar a visualização de sites.
Links Patrocinados
é um tipo de publicidade online para quem busca anunciar oferecendo um link para o usuário. Isso possibilita a realização de alguma ação no link de destino. Quer exemplos? Uma compra, preenchimento de um formulário, ver um vídeo, depende dos seus objetivos de web marketing.
Google AdWords
O Google AdWords é a plataforma para anunciantes encontrarem seu público na rede de pesquisa e de conteúdo do Google. Todos os dias, milhões de pessoas fazem buscas ou navegam em sites dessa rede, e o AdWords é a ferramenta perfeita para encontrar a fatia relevante para os produtos e serviços oferecidos por sua empresa.
Glossário de Links Patrocinados
CPC: Custo por clique, maneira comumente utilizada pelo Google AdWords para cobrar a exibição de anúncios de links patrocinados.
CTR: Click Through Rate ou Taxa de Clique é a quantidade de vezes que um anúncio foi clicado dividido pela quantidade de vezes que ele foi exibido. Ou seja, a porcentagem de pessoas que clicaram em determinado anúncio
CPA: Custo por Aquisição é a média de verba de publicidade online utilizada para realizar uma conversão.
Conversão: É uma ação que esperamos do usuário ao exibir um anúncio. Pode ser uma compra, o preenchimento de um cadastro, a visualização de um vídeo, depende do foco da iniciativa de marketing.
Como funciona os comparadores de preço
A empresa efetua um cadastro no devido site comparador de preço, o site buscará os preços dos produtos da empresa, e associar aos de outras empresas também cadastradas no site.
Como ser encontrado pelos principais buscadores:
você irá precisar contratar um SEO para que essa tarefa possa ser realizada. Você pode adicionar o link de sua loja gratuitamente aos buscadores do Google, do Yahoo e do Bing.
Para cadastrar o site de sua loja virtual no buscador da Google, basta acessar o link www.google.com/addurl/?continue=/addurl 
Já para fazer a divulgação  do buscador do Bing basta acessar search.bing.com.br/docs/submit.aspx?FORM=WSDD2.
Importância das redes sociais
A maioria dos usuarios de internet passam maior parte do tempo em redes sociais, como facebook, twitter, instagram, etc. sendo assim as lojas virtuais implantam o marketing nas redes sociais, o que geralmente conquista muitos clientes.
Como analisar resultados a partir do Google Analytics
Existem diversas ferramentas de análise, como:
Relatório em tempo real: avalie a atividade enquanto ela acontece
Relatórios personalizados: defina as informações que você deseja analisar
Variáveis personalizadas: crie e analise seus próprios segmentos personalizados
Segmentação avançada: analise facilmente seções específicas de seu tráfego
Painéis de controle: organize, monitore e compartilhe KPIs

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes