Buscar

Ética e responsabilidade social aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e responsabilidade social aula 5
 A ecologia
A ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre organismos entre si e com o seu meio circundante.
Vejamos, de maneira superficial, os níveis de organização biológica:
Células, população, organismo, órgão, comunidade, ambiente, ecossistema. 
Que tal entendermos melhor alguns termos ecológicos?
1 população é o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área, mantendo intercambio de informação genética.
2 comunidades é o conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada.
3 Meio ambiente é a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-quimicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
4 vegetação é o conjunto de vegetais que existem em determinado local.
5 Flora é o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico.
6 Fauna é o conjunto de animais que ocorre em uma área vinculado a um táxon zoológico.
7 Nicho ecológico é o conjunto de relação e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
8 habitat é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determinados organismo.
9 Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; o lugar onde há vida.
10 Biota é o conjunto de plantas, animais e microrganismos de uma determinada região, província ou área biogeográfica.
11 bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestre e aquáticos caracterizados por tipo semelhante de vegetação ou de mesma fisionomia ambiental. 
 É importante observar as ações dos fatores ecológicos, que afetam sobremaneira o ambiente.
Fatores ecológicos são componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento.
 Algumas ações desses fatores:
Variação da densidade das populações, afetando as taxas de natalidade e mortalidade, imigração e emigração;
• Processo de colonização e distribuição espacial e temporal das populações e comunidades; • Modificações adaptativas, tais como reações fotoperiódicas, hibernação, estivação, entre outras.
 Para facilitar o entendimento, Miller (1995) diz que nosso planeta pode ser comparado a uma astronave, deslocamento-se a cem mil quilômetros por hora pelo espaço sideral, sem possibilidade de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de aproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. Há atualmente na aeronave ar, água e comida suficiente para manter seus passageiros. 
Tendo em vista o progressivo aumento do número desses passageiros, em forma exponencial, e a ausência de portos para reabastecimento, pode-se vislumbras, em médio e longo prazos problemas sérios para a manutenção de sua população.
Daí a necessidade da Ética Ambiental. A Ética Ambiental tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos. A exemplo disso, temos a medicina com suas novas técnicas resultando na queda dos índices de mortalidade, alterando o binômio nascimento-morte e superlotando o planeta.
 Descontrole da produção alimentar e degradação da cultura- mundanizando a fome e a pobreza.
“Toda sociedade é responsável pela degradação ambiental, pois o rico polui com sua atividade industrial, comercial etc; o pobre polui por falta de condições econômicas de viver condignamente e por falta de informações, já que a maioria é semianalfabeta, e o Estado polui por falta de informações ecológicas de seus administradores, gerando uma política desvinculada dos compromissos com o meio ambiente”.
A ética ambiental está apoiada em duas teorias recentes: a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia, também conhecida como Teia da Vida e defendida por Lovelock.
A primeira consiste em pensar o homem como todos os outros seres viventes - em constante evolução.
Na outra, Gaia, a mãe Terra, é considerada um organismo vivo interligado a todos os outros seres, incluindo o homem, em igualdade de condições. As duas teorias contradizem o modelo antropocêntrico, no qual o homem é o centro do universo, considerando sua condição de "espécie superior" devido à razão e à capacidade de gerar cultura.
 Definições:
Conduta ou a própria conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Tem a ética ambiental como base científica e o estudo da relação homem X natureza.
O objetivo da Ética Ambiental é formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança de vida para o planeta.
 Vídeo- aula 5
 Responsabilidade social
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
O conceito de responsabilidade social desenvolve-se ao longo do século, estimulado pelas crises socioeconômicas que afetaram profundamente o capitalismo.
As crises socioeconômicas capitalistas, bem como a emergência dos problemas ambientais, promoveram a reflexão sobre a necessidade de as ações econômicas serem praticadas com responsabilidade social.
 Os problemas ambientais
No século XX, evidenciam-se os problemas ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento da civilização ocidental, assentado na dilapidação dos recursos planetários
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.
Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (A Carta da Terra, 2004)
 O Pacto Global
O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.
 
 4 áreas:
Direito humanos
Trabalho
Meio ambiente
Combate à corrupção

Outros materiais