Buscar

Ética e responsabilidade social aula 6

Prévia do material em texto

Ética e responsabilidade social aula 6
 A escassez dos recursos naturais
Recursos Naturais
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil.
Existe um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso.
Recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável.
Exemplo dessa situação é o álcool que, antes da crise do petróleo de 1973, apresentava custos de produção extremamente elevados diante dos custos de exploração de petróleo.
Hoje, no Brasil, o álcool ainda pode ser considerado um importante combustível para automóveis, além de ser um recurso natural estratégico e de alta significância pela possibilidade de renovação e consequente disponibilidade.
Assim, na definição de recurso natural, encontramos três tópicos relacionados:
Finalmente, algo se torna um recurso natural caso sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente.
Economia
Meio ambiente
Tecnologia
O fato de não ter sido levado em conta a questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo.
 Mercúrio, Chumbo
O fato de não ter sido levado em conta a questão ecológica nas últimas décadas, gerou aberrações. O uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais é um triste exemplo.
Podemos citar o chumbo e o mercúrio que, dependendo das concentrações utilizadas, chegam a causar a morte de seres humanos.
Classificação dos recursos naturais - Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais (água, ar, biomassa etc.). Os recursos não renováveis, como o próprio nome diz, são aqueles que, uma vez utilizados, não podem ser reaproveitados. Um exemplo é o combustível fóssil que, depois de ser disponibilizado para mover um automóvel, por exemplo, está perdido para sempre (como é o caso do petróleo).
Atenção: Dentro dos recursos não renováveis há duas classes: a dos minerais não energéticos (fósforo, cálcio etc.) e a dos minerais energéticos (combustíveis fósseis e urânio).
É importante ter o conhecimento de que há situações nas quais um recurso renovável passa a não ser mais renovável. Isso ocorre quando a taxa de utilização supera a capacidade máxima de sustentação do sistema. Veja o exemplo a seguir que ilustra bem esta situação:
Um campo de pastagem comum é utilizado coletivamente por alguns fazendeiros. O capim, evidentemente, é um recurso renovável (biomassa).
Entretanto, os fazendeiros, visando ao aumento de seus lucros imediatos, colocam o número máximo de cabeças de gado neste pasto, uma vez que o campo é comum a todos.
O resultado dessa atitude é a depleção de um recurso, que era renovável, até níveis que inviabilizam sua renovação.
A poluição é outro fator que mexe muito com os recursos naturais, tornando-os cada vez mais escassos. Poluição é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que causa ou pode causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies. Pode ainda deteriorar materiais.
Por isso começamos a falar em Ética Ambiental. Assim, no mínimo, dirimimos os problemas gerados pela má administração do nosso planeta. 
A partir da Revolução Industrial, o crescente número de indústrias e a aglomeração da população nos grandes centros provocou sérios problemas de poluição do ar, da água e do solo.
Entendendo a cultura ambiental no Brasil
Na década de 1970, o Brasil viveu o período conhecido como “milagre econômico”. As taxas de crescimento na economia eram da ordem de 10% ao ano.
No mundo, se instaurava a discussão sobre como seriam as consequências do desenvolvimento econômico a qualquer custo. 
Cientistas americanos elaboravam um relatório denominado “Limites do Crescimento”, proliferando a ideia de que os países que não tivessem alcançado o desenvolvimento até então, deveriam “abrir mão” disso em favor da vida no planeta.
O Brasil, em defesa de sua economia, protestou o pensamento de estabelecer um limite para o seu crescimento. Sai vitorioso, porém sua imagem é seriamente abalada em função da falta de comprometimento com a saúde ambiental.
Os principais jornais da época (nacionais e internacionais) divulgaram a atitude do Brasil como um “elogio à poluição”.
Em entrevista, integrantes do ministério da economia declararam que “se os países ricos não queriam poluição, suas indústrias seriam benvindas no Brasil”.
Agora, além da imagem de torturadores, por causa da ditadura militar, ainda éramos chamados de poluidores!
Em 1973, para nos livrar de tal acusação e para dar uma satisfação à opinião pública, criamos uma autarquia, subordinada ao Ministério do Interior, para cuidar da conservação do meio ambiente e do uso racional dos recursos naturais, a Sema - Secretaria Especial do Meio Ambiente. 
A ética na proteção do meio ambiente
“É imprescindível que além das normas incriminadoras coexistam a fiscalização, a aplicação efetiva e consciente da população sobre a importância de preservar e tutelar esse recurso natural, enquanto não sobrevier este conjunto continuar-se-á a observar a impunidade e o aumento de animais em extinção”.
 Vídeo-aula 6
A necessidade de profundas modificações nas relações entre os seres humanos e a natureza, imposta pelos riscos à sobrevivência planetária, estimula o conceito de desenvolvimento sustentável.
Em linhas gerais, o desenvolvimento sustentável consiste em uma proposta de desenvolvimento econômico submetido à preservação ecológica e à supressão das injustiças sociais.
O conceito de desenvolvimento sustentável retira a prioridade do fator econômico – tão notável no modelo clássico de desenvolvimento – e transfere-a para as questões sociais e ambientais. 
Os resultados econômicos passam a depender cada vez mais de decisões empresariais que levem em conta que:
Não há conflito entre lucratividade e questão ambiental;
Clientes e comunidade em geral passam a valorizar cada vez mais o meio ambiente.
A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve buscar benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes