Buscar

rosmeri hoffmã jaensch

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Fundamentos Psicológicos da Educação
	Data de início:
	12/09/2016 19:35
	Prazo máximo entrega:
	12/09/2016 20:50
	Data de entrega:
	12/09/2016 20:15
Questão 1/3
No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as características da moralidade no período operatório-concreto.
Nota: 26.7
	A criança no operatório concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas. Outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos, quando percebe atos incorretos, levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato, bem diferente das sanções expiratórias do pré0operatório, e relacionadas aos estragos feitos pela ação (p. 37-38)
Resposta:A criança no operatório- concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas , outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça,exige que as regras sejam validas para todas as pessoas do grupo ,seus julgamentos, quando percebe atos incorretos levam em consideração a intenção daquele que participou do ato...
Questão 2/3
A psicologia Vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Tem como premissa a consideração do homem como corpo e mente ser biológico e ser social, pertencendo a sua espécie e, ao mesmo tempo, participando de um processo histórico. Um dos pensamentos básicos de Vygotsky são as funções psicológicas superiores.
CASTORINA, José Antonio. FERRERO, Emília. Piaget – Vygotsky – novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2005 (p.23).
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as funções psicológicas superiores de Vygotsky.
Nota: 26.7
	Um dos pilares básicos do pensamento vygotskyano são as funções psicológicas superiores, que distinguem o homem de outros animais. São elas: ações conscientemente controladas, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato e comportamento intencional. (p. 55)
Resposta:os desenvolvimento das funções psicológicas superiores constitui em um dos pilares do pensamento vygosquiano, que distinguem o homem dos outros animais. são elas ações conscientes controladas,atenção voluntaria, memorização ativa,pensamento abstrato e comportamento intencional..
Questão 3/3
(...) dificuldade de que a criança ainda apresenta de colocar-se no ponto de vista do outro, assim, por exemplo a criança pode falar de coisas que no seu ponto de vista são óbvias e por serem óbvias para ela, julga que são igualmente óbvias para os demais. Essa característica foi chamada de egocentrismo.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 172)
Existem várias manifestações do egocentrismo, uma delas chama-se animismo. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as características do animismo.
Nota: 26.7
	Existem diversas manifestações do egocentrismo. Por exemplo: a criança pensa que os objetos e os outros seres vivos possuem vida semelhante a humana. Essa manifestação do egocentrismo chama-se animismo, é por isso que as crianças se encantam tanto com histórias em que animais, arvores e plantas falam (p. 29)
Resposta:nesta fase as crianças pensam que os objetos e os outros seres vivos possuem vida semelhante a humana ..

Outros materiais