Buscar

ROSMERI HOFFMÃ JAENSCH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROSMERI HOFFMÃ JAENSCH - 
Nota;92
Disciplina(s):
Ética e Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
	Data de início:
	22/08/2016 19:13
	Prazo máximo entrega:
	22/08/2016 20:28
	Data de entrega:
	22/08/2016 20:15
Questão 1/5
Considere a seguinte afirmação: 
“Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma [...]. Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma 1teoria prática’, ‘ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. p. 22.
A partir deste fragmento de texto e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, responda de forma sucinta:
O que é a educação para Durkheim?
Nota: 20.0
	Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine” (livro-base, p. 81).
Resposta:Para Durkheim a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social física.. intelectual e morais que são requeridos pela sociedade politica no seu conjunto...
Questão 2/5
Leia o trecho a seguir.
“Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim e nunca simplesmente como um meio. [Age] apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 135.
Os trechos citados fazem parte dos “imperativos categóricos” de Kant. Com base no livro Ética empresarial na prática, explique o que são esses “imperativos categóricos”.
 
Nota: 16.0
	Os imperativos categóricos são regras que os seres humanos, por meio do uso da razão, se obrigam a obedecer. Deles nascem o dever. (ALENCASTRO, p 41)
Resposta:Os imperativos categóricos são regras que os seres humanos por meio de uso da razão se obrigam a obedecer,deles nascem o dever..
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova ideia na moral: a ideia do dever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 344.
Com base no livro Ética empresarial na prática, descreva a qual teoria ética a citação faz referência.
Nota: 16.0
	A citação faz referência à ética religiosa que tem por parâmetros as regras e princípios revelados por Deus. Esse é um tipo de ética que prega o cumprimento dos deveres religiosos e não permite que sejam questionados. (ALENCASTRO, p 39)
Resposta:A citação faz referencia a teoria ética deontológica, pois é baseada nas ideias e deveres a serem seguidos e os mandamentos.Parte do principio que o homem sozinho não pode realizar o bem e precisa ser guiado por atos de deveres.....
Questão 4/5
Leia o trecho a seguir:
“Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. Também não tem sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo é tão completo que a resposta aparece como mecânica ou automática.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 48-49.
Conforme o livro da disciplina Ética empresarial na prática, explique o que nos leva a agir moralmente.
Nota: 20.0
	A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma. O que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretado pela razão e servem de bússola para a tomada de decisões éticas. (ALENCASTRO, p 51)
Resposta:A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma, o que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretada pela razão e servem de bussola para tomada de decisões éticas.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Como já afirmamos, durante a Idade Média, a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STORCK, A. C. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 14,15.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos dos aspectos que eram tratados pelos filósofos da antiguidade. Quais assuntos seriam esses? Cite, no mímimo, quatro deles, relacionando-os com a religião:
Nota: 20.0
	O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?; Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?; O que é a liberdade? O que é a política? A cultura medieval sofreu forte influência do cristianismo, cujos princípios os gregos ignoravam. A religião cristã, em muitos aspectos, era um obstáculo à livre reflexão filosófica. Se, por um lado, muitos pensadores desse período foram condenados por apresentarem ideias contrárias à fé cristã, por outro, inúmeros problemas teológicos serviam como estimulo à reflexão filosófica. A relação entre a religião e a filosofia, portanto, resultou em formas de pensamento bastante originais, nas quais temas antigos – o conhecimento, a ética, a política, a metafísica etc. – passavam a ser vistos sob nova luz (livro-base, p. 31).
Resposta:Os assuntos seriam:Oque ser?Qual a natureza do pensamento? Qual é o sentido da vida?Qual é o fundamento dos valores? O que é liberdade?O que é politica? A relação entre religião e filosofia,portanto resultou em formas de pensamentos bastante originais ,,o conhecimento , a ética, a politica e a metafisica passavam a ser vistas sobre novos olhos a filosofia crista inverte a questão originalmente proposta pelo grego para quais razões tende naturalmente a verdade.

Outros materiais