Buscar

apol nota 80

Prévia do material em texto

1/10 - História Antiga
Leia o trecho a seguir: 
“Entre os romanos, os libertos passavam a ser tratados como parentes do seu antigo dono, herdando, inclusive, seu nome de família. Em duas gerações, não havia mais distinção entre os antigos donos e os descendentes de escravos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/historia/fundamentos/existe-alguma-diferenca-forma-como-escravos-eram-tratados-grecia-roma-antigas-503160.shtml>. Acesso em: 27 jun. 2016. 
A respeito da situação dos libertos em Roma, discutida no artigo-base Escravos Sem Senhores: escravidão, trabalho e poder no Mundo Romano, leia as afirmativas a seguir:
I. Muitos libertos tornavam-se, em Roma, homens respeitáveis e que poderiam acumular muitas riquezas.
II. Os libertos escondiam a sua origem por vergonha de, no passado, terem sido usados como escravos.
III. Os libertos representavam uma possibilidade concreta de ascensão social.
IV. Em Roma, havia graus distintos de liberdade, o que conferia diferentes graus de cidadania aos libertos.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	III e IV
2/10 - História Medieval
Leia o seguinte trecho de texto:
“As conquistas imprimiram à língua árabe um cunho imperialista [...]. No século XI, a língua árabe tornara-se não só o principal idioma usado no dia a dia, desde a Pérsia até aos Pirineus, mas também o principal instrumento de cultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEWIS, Bernard. Os Árabes na História. Lisboa: Editorial Estampa, 1982. Cap. VII: Os árabes na Europa. p. 150. 
Sobre a difusão da língua árabe no mundo medieval, tendo como base o texto A viagem e suas narrativas no Islã medieval, pode-se dizer que:
	
	A
	Devido às dificuldades de comunicação entre os territórios do Islã no mundo, a língua árabe era falada somente por grandes sábios de cada região.
	
	B
	O árabe, língua comum do Islã, era um importante veículo de comunicação nas terras islâmicas e demonstra o caráter cosmopolita de sua cultura.
	
	C
	No comércio marítimo entre Oriente e Ocidente, os muçulmanos tinham como veículo de comunicação as traduções de uma língua para outra do Islã.
	
	D
	Viajantes como Ibn Batuta escreveram sobre suas grandes dificuldades de comunicação nas terras do Islã pelo mundo.
	
	E
	Na peregrinação à Meca havia um grande encontro de muçulmanos, contudo, as trocas culturais eram dificultadas pela barreira da língua árabe.
3/10 - História Medieval
Observe o fragmento de texto a seguir:
“O islamismo não induz ao isolamento ou ao individualismo, mas sim à união, ao agrupamento, e nesse sentido, foi de encontro às velhas tradições árabes, dando-lhes mais força através da religião”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANTRAN, Robert. Expansão Muçulmana: (Séculos VII-XI). São Paulo: Pioneira, 1977. p. 73. 
De acordo com o texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, em sua constituição, o Islã priorizou a formação de uma grande comunidade, a Umma, unida através da religião. Considere as seguintes afirmativas a respeito do caráter comunitário do Islã e sua relação com os viajantes muçulmanos:
I. A unidade da fé criava uma rede de solidariedade que permitia aos viajantes e peregrinos encontrarem sempre um local para dormir e alimento.
II. Os muçulmanos locais acolhiam com receptividade cristãos em suas terras, da mesma forma que faziam com seus irmãos de fé.
III.Fora das terras do Islã, tal como a Índia e outros domínios, os muçulmanos eram bem recebidos e tratados igualmente pelos habitantes locais.
IV. O elo de pertencimento à Umma (a grande comunidade muçulmana) era fortalecido por mecanismos como redes de pequenas mesquitas e outras formas de acolhimento aos viajantes. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I e IV
	
	E
	III e IV
4/10 - História Antiga
Leia a citação a seguir: 
“O termo Antiguidade abarca povos muito diferentes de períodos muito longínquos, colocados num mesmo quadro como se tratassem da mesma coisa e necessitassem dos mesmos métodos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Semíramis Corsi. Aspectos do Ensino da História Antiga no Brasil: algumas observações. Alétheia, v.1, jan.-jul., 2010. p. 148. 
A respeito das diversas possibilidades de explorar o mundo antigo, discutidas no artigo-base História Antiga na Sala de Aula, é possível afirmar que:
	
	A
	Reforçar posturas e interpretações tradicionais a respeito do mundo antigo é de crucial importância para a compreensão desse passado.
	
	B
	Discutir teorias pouco contribui para a compreensão do mundo antigo, pois é necessário se ater aos elementos práticos dessa realidade.
	
	C
	Explorar aproximações com outras disciplinas, como a Arqueologia, é fundamental para renovar percepções sobre o mundo antigo.
	
	D
	Desenvolver a aplicação do conceito de romanização no estudo da sociedade romana é um exemplo de renovação desse campo do saber.
	
	E
	Estabelecer um distanciamento entre passado e presente é extremamente necessário para que se possa compreender de forma neutra o mundo antigo.
5/10 - História Medieval
Leia o segmento de texto a seguir:
“As cidades foram as primeiras atingidas pela crise econômica proveniente de uma relativa superprodução, da interrupção progressiva do crescimento demográfico, da instabilidade monetária [...]. Mas as cidades também tinham suas forças e seus trunfos, que lhes permitiram reagir melhor que o campo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  LE GOFF, Jacques. Cidade. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2 v. Bauru/SP: EDUSC, 2002. v. 1. p. 232. 
O trecho acima diz respeito às condições das cidades medievais no final da Idade Média. Acerca das relações entre cidade e campo entre os séculos XIV e XV, tendo como base o texto Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, pode-se dizer que:
	
	A
	A grande parte dos trabalhadores do campo, ao ir para as cidades, encontrava trabalho efetivo.
	
	B
	O emprego formal e a garantia de salários fixos dos trabalhadores nas cidades evitaram que se desenvolvessem conflitos sociais.
	
	C
	As cidades ganharam plena autonomia perante o campo nesse período.
	
	D
	A crise dos séculos XIV e XV fez com que boa parte da população do campo migrasse para a cidade à procura de trabalho.
	
	E
	Com as condições das cidades dos séculos XIV e XV a exclusão social se tornou minoritária.
6/10 - História Antiga
Leia o trecho a seguir: 
“É inegável que o esforço de compreender a divisão do planeta em dois hemisférios acabe recaindo no critério geográfico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/28231/mod_resource/content/0/Oriente%2C%20Ocidente%20e%20ocidentaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2016. 
Tendo em vista a leitura do artigo-base História Antiga na Sala de Aula, que discute a respeito da criação dos conceitos de “cultura ocidental” e “cultura oriental”, é correto afirmar:
	
	A
	Essa definição é um produto das reflexões dos historiadores do século XXI, instigados a pensar no tema após os atentados do 11 de setembro.
	
	B
	O termo cultura ocidental refere-se a egípcios e mesopotâmicos, enquanto cultura oriental refere-se a gregos e romanos.
	
	C
	A divisão geográfica e cultural entre Oriente e Ocidente já foi superada nos estudos sobre a Antiguidade e nos textos dos livros didáticos.
	
	D
	Os conceitos de cultura ocidental e cultura oriental foram elaborados no século XIX a partir dos estudos de História e Arqueologia.
	
	E
	Osestudos realizados no século XIX representam um retrocesso para o estudo da Antiguidade, pois ignoram as diferenças existentes entre Ocidente e Oriente.
7/10 - História Antiga
Leia a citação a seguir:
“A cultura material é tudo aquilo que é produzido ou modificado pelo ser humano, ou seja, tudo aquilo que faz parte do cotidiano da humanidade, independente do tempo ou mesmo do espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mast.br/projetovalorizacao/textos/livro%20cultura%20material%20e%20patrim%C3%B4nio%20de%20C&T/2%20ARTIGO%20Pedro%20Paulo%20Funari.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2016. 
A respeito das contribuições do estudo da cultura material e da Arqueologia para o estudo da história romana, discutidos no artigo-base História Antiga na Sala de Aula, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A Arqueologia é uma ciência auxiliar da História.
II. ( ) O estudo da cultura material permite trazer à luz a história de pessoas até então esquecidas pela História, como escravos e mulheres.
III. ( ) O diálogo com a Arqueologia possibilitou o questionamento de uma série de posturas tradicionais a respeito das camadas mais populares de Roma.
IV. ( ) A cultura material apenas complementa as informações obtidas através dos documentos escritos. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
 8/10 - História Medieval
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“O desaparecimento de uma estrutura unitária de governo, no Oriente e no Ocidente, não foi um sinal de fraqueza social ou cultural. A essa altura já se criara um mundo muçulmano, cimentado por muitas ligações, e com muitos centros de poder e de alta cultura. A absorção de uma área tão grande [...] acabou criando uma unidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 71. 
De acordo com o texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, a respeito da compreensão do espaço islâmico e seu significado para as viagens muçulmanas, assinale a única alternativa correta:
	
	A
	As cidades e as rotas de comércio eram pouco importantes na compreensão unitária do espaço muçulmano.
	
	B
	A unidade do mundo muçulmano era afetada pelas diversas fronteiras entre os reinos e as dificuldades imputadas aos viajantes de entrarem em outros domínios do Islã.
	
	C
	A amplitude do espaço árabe-muçulmano era em si mesma um estímulo à viagem para os muçulmanos.
	
	D
	A vastidão do Islã sob uma mesma religião determinou pouca diversidade humana.
	
	E
	A amplidão do mundo muçulmano fez com que ele se voltasse para o exterior, notavelmente o Ocidente Medieval.
 9/10 - História Antiga
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“[...]a própria História Antiga deve ser repensada, e não apenas pela formulação de novas teorias e modelos, mas pela crítica de sua forma tradicional, marcada por uma perspectiva eurocêntrica e permeada pelas ideias de progresso, nação e civilização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano4-vol4-res6.pdf 
Considerando o que diz o artigo-base Escravos sem senhores: escravidão, trabalho e poder no Mundo Romano a respeito do estudo da História Antiga, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Nos últimos vinte anos houve a renovação das concepções envolvendo o que se entende por História Antiga.
II. ( ) A ideia de que há apenas uma História Antiga parte de uma perspectiva tradicional, marcada pelo eurocentrismo.
III. (  ) Atualmente a História Antiga não é estudada por fazer referência a um passado muito distante e diferente do nosso.
IV. ( ) O estudo do passado de sociedades antigas é também uma valiosa oportunidade de vermos as sociedades atuais sob um novo olhar. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
10/10 - História Medieval
Leia o seguinte extrato de texto:
“Ao lado dos mercadores, artesãos e banqueiros, os homens da lei têm ali um lugar crescente, do mesmo modo que os ‘oficiais’, encarregados das tarefas do governo urbano ou principesco, ou ainda os intelectuais, universitários [...]. As camadas populares tornam-se também mais visíveis e instáveis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASCHET, Jerôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 259.
A partir do trecho acima e do texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, aprendemos que a composição social da cidade medieval apresentou uma dinâmica própria. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A divisão social na cidade medieval se resume à oposição entre senhores e camponeses.
II. ( ) A sociedade urbana medieval foi constituída a partir da ascensão dos mercadores e seu domínio sobre os demais citadinos.
III. ( ) A sociedade urbana medieval se caracterizou por ser uma sociedade de iguais, ou seja, sem desigualdades sociais.
IV. ( ) Diversos estudos apontam a importância e complexidade dos conflitos que envolveram os diversos atores sociais da cidade medieval. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – F

Outros materiais

Perguntas Recentes