Buscar

Forum 1 a 3 - Pesquisa Operacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

a) Em que situações da vida real podemos utilizar a programação linear?
R: A Programação Linear é um método matemático em que a função objectivo e as 
restrições assumem características lineares, com diversas aplicações no controlo de 
gestão, envolvendo normalmente problemas de utilização dos recursos disponíveis 
sujeitos a limitações impostas pelo processo produtivo ou pelo mercado.
Logo podemos utilizar a PL na distribuição de recursos por diversas 
actividades, no entanto, muitas vezes também é utilizada para resolver problemas de 
transporte, problemas de planeamento da produção e problemas de cortes de materiais.
b) Como podemos saber se o problema real, que é modelado por meio de técnicas de Pesquisa Operacional, está sendo resolvido corretamente?
R: Quando nos vemos em situações nas quais uma decisão precisa ser tomada entre um leque de opções possíveis e conflitantes, duas alternativas se apresentam: usar a intuição gerencial ou utilizar o processo de modelagem a fim de realizar simulações alterando as variáveis do problema para encontrar a solução ótima.
Até bem pouco tempo, a primeira opção era a mais utilizada. Com maior conhecimento dos dados/informações sobre os problemas e a expansão da capacidade de processamento dos computadores, a segunda opção vem sendo mais utilizada. Neste contexto, duas considerações são importantes:
A quantidade de informações disponíveis cresce de maneira exponencial. A quantidade de dados é tão grande que é impossível formular modelos que considerem todos os dados. Logo, para realizar a modelagem, é necessário separar as informações relevantes das irrelevantes. Daí a necessidade de se criar um modelo. Um modelo é uma simplificação da realidade.
A intuição não pode ser deixada de lado no processo de tomada de decisão. Portanto, a base de dados da intuição não pode ser desperdiçada.
As duas opções devem ser utilizadas conjuntamente para aperfeiçoar os processos de tomada de decisões. A intuição é especialmente relevante na seleção das informações relevantes para o problema em questão, bem como na criação de possíveis cenários para análise, na validação e análise do modelo, bem como dos resultados dos mesmos.
c) Na sua opinião, como a utilização de técnicas de Pesquisa Operacional pode contribuir na obtenção de melhores resultados nas empresas? Cite um exemplo.
R: Para obtenção de melhores resultados a utilização dessa ferramenta é dividida em seis fases: formulação do problema; construção do modelo; cálculo do modelo; teste do modelo e da solução; controle das soluções; e implantação e acompanhamento. Cada uma de suas seis fases deve ser transposta para se encontrar a solução ótima.
_ Construção do modelo. Nessa fase predomina a modelagem matemática, ou seja, as equações e inequações, seja na função objetivo, seja nas restrições. Cabe distinguir variáveis decisivas ( variáveis controláveis), das não decisivas. Por exemplo, em uma situação de produção, a quantidade a ser produzida é uma variável controlável. A demanda bem como o preço praticado pelo mercado são exemplos de variáveis não controláveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais