Buscar

av1,av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aAV2 ana questão1
A massa específica de um combustível leve é 805 kg/m3. Determinar o peso específico e a densidade deste combustível. (considerar g = 9,81 m/s2). 
Gabarito:
Peso específico:γ = ρ.g =805(kg/m3)´9,81 (m/s2)= 7.897(N/ m3)
Dado:massa especifica da água: 1.000 (kg/m3).
γ(H2O) =ρ.g=1.000(kg/m3)´9,81 (m/s2)= 9.810(N/ m3).
Densidade:d = γf/ γ(H2O)= 7.897 / 9.810=0,805.
2. A parede composta de um forno possui três materiais, dois dos quais com condutividade térmica conhecida, kA= 20W/m.K e kC= 50 W/m.K, e também a espessura LA= 0,30m e LC= 0,15m. O terceiro material B, que se encontra entre os materiais A e C, possui espessura LB= 0,15m, mas sua condutividade térmica kBé desconhecida. Em condições de operação em regime estacionário, medidas revelam uma temperatura na superfície externa do forno de Tsup,e= 20oC, uma temperatura na superfície interna de Tsup,i= 600oC e uma temperatura do ar no interior do forno de T∞= 800oC. O coeficiente de transferência de calor por convecção no interior do forno é igual a 25 W/m2K.
Qual é o valor de kB?
Gabarito: Resposta: 1,53 W/m.K 
3.Viscosidade absoluta ou dinâmica é definida como:
τ = µ dv/dy; onde µ é denominada viscosidade dinâmica e é uma propriedade do fluido dependente dentre outros fatores: da pressão e da temperatura a qual este está sendo submetido em uma determinada ocasião. Determine o valor de 101.230 Pa em mm Hg : 
760 mm Hg 
4.Sabendo que o peso específico (γ) é igual a peso / volume, determine a dimensão do peso específico em função da massa (M). 
M.L-2.T-2 
5. O número de Reynolds depende das seguintes grandezas: 
velocidade de escoamento, o diâmetro interno do duto a massa específica e a viscosidade dinâmica do fluido 
6. Água é descarregada de um tanque cúbico de 5m de aresta por um tubo de 5 cm de diâmetro a vazão no tubo é 10 L/s.Determinar a velocidade de descida da superfície livre da água do tanque e, supondo desprezível a variação da vazão, determinar quanto tempo o nível da água levará para descer 20 cm. 
V = 2 x 10-4m/s; t = 500 s 
7. A densidade relativa é a relação entre: as massas específicas de duas substâncias. 
8.Uma taxa de calor de 3 kW é conduzida através de um material isolante com área de seção reta de 10m2 e espessura de 2,5cm. Se a temperatura da superfície interna (quente) é de 415oC e a condutividade térmica do material é de 0,2 W/mK, qual a temperatura da superfície externa? 
651 K 
9.Uma lareira aquece uma sala principalmente por qual processo de propagação de calor? 
Convecção
10.Estufas rurais são áreas limitadas de plantação cobertas por lonas plásticas transparentes que fazem, entre outras coisas, com que a temperatura interna seja superior à externa. Isso se dá porque: lonas são mais transparentes as às radiações da luz visível que às radiações infravermelhas.
AV1
1. Qual o valor de 340 mm Hg em psi? 6,6 psi
2.Em um certo bairro de belo horizonte, um termômetro em graus Fahrenheit marcou a temperatura de 770F. Então o bairro estava: numa temperatura amena;
3.Um fluido newtoniano incompressível escoa na tubulação com diâmetro inicial D1 (ponto 1) e segue para o diâmetro D2 (ponto 2), maior que D1. Considerando que a temperatura do fluído permanece constante, pode-se afirmar que a(s): velocidade do fluido no ponto 2 é maior que no ponto 1.
4.Para um dado escoamento o número de Reynolds, Re, é igual a 2.100.Que tipo de escoamento é esse? Transição
5. Qual é a unidade da viscosidade dinâmica no CGS? Dina x s/cm2
6. A densidade relativa é a relação entre: as massas específicas de duas substâncias.
7.Existem basicamente dois tipos de calor: sensível e latente.
O calor sensível é responsável pela variação da temperatura de um corpo e pode ser calculado da seguinte forma:
Q = mc∆t, onde: m é a massa do corpo;
c é o calor específico da substância que compõe o corpo; ∆t é a variação de temperatura
(Ref.: 201207116239)Considere uma parede plana vertical com uma espessura de 0,40 metros, condutibilidade térmica de 2,30 W/m.K e área superficial de 20,0 m². O lado esquerdo da parede é mantido a uma temperatura constante de 80ºC, enquanto o lado direito perde calor por convecção para o ar vizinho, que se encontra a uma temperatura de 15ºC e é caracterizado por um coeficiente de transferência de calor por convecção de 24,0 W/m².K. Assuma regime permanente e condutibilidade térmica constante. 
a)Determine a temperatura na face direita da parede;Resposta: 27,56oC.
b)Determine a taxa de transferência de calor através da parede.Resposta: 6030 W
Considere uma placa de aço inoxidável de 1,50 cm de espessura, intimamente ligada a uma placa de níquel de 2,0cm de espessura. Supondo k constante, determine a temperatura da interface se a superfície externa do aço estiver a 250Ce a superfície livre do níquel estiver a 400C, sob regime permanente. Qual é o fluxo de calor por unidade de área do conjunto?Dados: k(aço)= 15,10 W/m.ºC e k(níquel)= 0,048 W/m.ºC. 
Gabarito:Resposta:T=24.96oCe 35,91 W. 
O volume específico é o volume ocupado por: unidade de massa 
 (Ref.: 201207192702) Existem dois tipos de força: as de corpo e as de 
superfície. Elas agem da seguinte maneira: 
As de corpo agem, mesmo que não haja contato entre as superfícies dos corpos. Elas criam campos, e corpos que estejam dentro deste campo sofrem a ação da força. Podemos exemplificar citando a força gravitacional e a força magnética.
As forças de superfície só agem caso haja contato entre as superfícies dos corpos. 
(Ref.: 201207192913) O número de Reynolds depende das seguintes grandezas: velocidade de escoamento, o diâmetro interno do duto a massa específica e a viscosidade dinâmica do fluido. 
Uma parede de tijolos e uma janela de vidro de espessura 180mm e 2,5mm, respectivamente, têm suas faces sujeitas à mesma diferença de temperatura. Sendo as condutibilidades térmicas do tijolo e do vidro iguais a 0,12 e 1,00 unidades SI, respectivamente, então a razão entre o fluxo de calor conduzido por unidade de superfície pelo vidro e pelo tijolo é: 600
Considere um fluido escoando em regime permanente, em uma tubulação, do ponto 1 ao ponto 2. Integrando-se a equação da conservação da quantidade de movimento (equação do movimento) entre esses dois pontos, ao longo de uma linha de corrente do fluido, para um fluido ideal (viscosidade nula e incompressível), obtém-se a Equação de Bernoulli. Essa equação afirma que a carga total, dada pela soma das cargas de pressão, de velocidade e de altura, é constante ao longo do escoamento. Observa-se, entretanto, que, para fluidos reais incompressíveis, essa carga total diminui à medida que o fluido avança através de uma tubulação, na ausência de uma bomba entre os pontos 1 e 2. Isso ocorre porque a velocidade do fluido diminui à medida que o fluido avança do ponto 1 para o ponto 2. (<=)

Outros materiais