Buscar

Epistemologia (Direito Urca 2015.2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Epistemologia jurídica.
Universidade Regional do Cariri
Curso de Direito
Disciplina: Teoria Geral do Direito
Professora: Francisca Edineusa Pamplona Damacena
Objetivo
Discutir como o Direito ( enquanto ciência jurídica) vem sendo produzido ao longo da história;
O que é epistemologia?
É a teoria da ciência, a parte da filosofia que tem por objeto o estudo dos pressupostos do saber científico em geral e de cada ciência em particular. 
A epistemologia surgiu com Platão, para quem o conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia; se opondo a crença, por ser um ponto de vista subjetivo.
 As questões principais que ela tenta responder: o que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? 
 Essas questões são tão velhas quanto a filosofia, encontradas no Theaetetus de Platão (427-347 AC); na era moderna, a partir do século XVII com Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704), mas continuam a ocupar o lugar central na filosofia.
Epistemologia jurídica
"a epistemologia jurídica é a teoria da ciência do direito, um estudo sitemático dos pressupostos, objeto, método, natureza e validade do conhecimento jurídico-científico, verificando suas relações com as demais ciências, ou seja, sua situação no quadro geral do conhecimento"(DINIZ,Compendio de introdução à ciência do direito,p.6).
¨Quem trata do direito está elaborando ciência jurídica, mas quem se ocupa com a ciência do direito está fazendo epistemologia¨(DINIZ, p.7).
¨A definição destes novos rumos da ciência do direito é a grande tarefa da epistemologia jurídica¨(DINIZ,p. 8), que foi enfrentada durante os séc. XIX e XX, sob a influência do positivismo. 
Nega o Direito natural, pela ausência de fundamento, e afirma a realidade jurídica como fenômeno observável. 
O que é ciência?
A designação de ciência é dada aos conhecimentos constituídos sistematicamente, metodicamente fundado num caráter descritivo e seguro, que pode ser comprovado. Diferentemente do conhecimento comum, que é assistemático e derivam da experiência da vida cotidiana, sem preocupação com a exatidão das observações feitas, ou seja, sem um método que demonstre que as constatações feitas são verdadeiras. 
Cada ciência tem o seu objeto, sendo que a determinação deste, bem como da forma que será analisado, é de escolha de cada cientista, levando-se em consideração as peculiaridades do objeto a conhecer.
O que é ciência do direito?
Os adeptos do chamado ceticismo científico-jurídico, afirmam que a ciência jurídica não é uma ciência, já que seu objeto (o direito) ao modificar-se no tempo e no espaço, impede a exatidão na construção do conhecimento. Além de que os juristas não entraram em acordo sobre o método e objeto do conhecimento. 
A ideia de uma Ciência do Direito surge da necessidade de se entender o Direito como objeto de estudo científico, isto é, como um conhecimento sistematizado, com base num método científico, racional, objetivo e que possui uma linguagem própria.
A diversidade de opiniões que se tinha e tem sobre o Direito, vindas de profissionais de outros ramos do saber, bem como da comunidade leiga, causavam muitos problemas para o entendimento sobre o que é o Direito e como realiza-lo.
Como enfrentá-lo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais