Buscar

Gabarito AD2 2012.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� 
2a. Avaliação a Distância – 2012/2
Disciplina: Educação em Saúde
Data limite para envio da AD2 pela PLATAFORMA: Biologia 18/10/2012 – Pedagogia 19/10/2012
Nome: __________________________________________________________________
 Pólo: __________________________________________________________
A AD pode ser realizada em grupos de ATÉ TRÊS alunos. Neste caso, não se esqueçam de incluir os nomes completos de cada um dos alunos que realizaram a tarefa. Além disto, cada aluno deve enviar sua prova no prazo recomendado. 
1ª. Questão 
Leia o trecho a seguir, de autoria de Fabiana Ribeiro, publicado no jornal O Globo de 16 de setembro de 2012, na página 29: 
A geração dos “Nem-Nem”
Jovens fora do mercado
Um quinto dos brasileiros de 18 a 25 anos nem estuda nem trabalha, nem busca emprego
Para Letícia Protásio, “os dias passam devagar. Sobra tempo para ver as coisas do bebê”. Sobra tempo porque a jovem de 20 anos não está estudando, tampouco trabalha, e muito menos procura emprego (“Quem vai empregar uma grávida?”). Ela é um dos 5,3 milhões de jovens, entre 18 e 25 anos, que estão fora da educação formal e do mercado de trabalho – quase a população da Dinamarca. Um problema que atinge um em cada cinco jovens (ou 19,5% dos 27,3 milhões de pessoas dessa faixa etária), aponta o estudo Juventude, desigualdades e futuro do Rio de Janeiro.
As razões que levaram a jovem a interromper os estudos e largar o emprego passam pela maternidade – um dos principais motivos para as mulheres abandonarem os estudos e adiarem a entrada no mercado de trabalho. O número de moças que fica em casa é o dobro do dos rapazes: respectivamente 3,5 milhões e 1,8 milhão. Mas a maternidade não é a única explicação. O forte desalento ajuda a entender os números alarmantes.
– Esses jovens que ficam fora têm qualificação muito ruim. Tão ruim que, ao abandonarem a escola, o mercado de trabalho, mesmo em plena atividade, não os absorve. Resultado: eles desistem, e são os pobres os mais afetados.
[...] Na parcela mais pobre da população brasileira, com renda per capita de até R$ 77,75, quase metade (ou 46,2%) dos jovens estava fora da escola e do mercado de trabalho. 
– A escola não consegue atrair o jovem, levando a uma elevada evasão escolar. Em consequência, ingressar no mercado de trabalho vai ficando mais e mais difícil.
Responda:
Explicite a categoria, o indicador de saúde referido no texto, conceituando-o e retirando do texto os dados que o ilustram. (Valor: 2,0 pontos)
R: Categoria de indicadores socioeconômicos; indicador: taxa de desemprego. Conceituação: percentual da população residente economicamente ativa que se encontra sem trabalho, na semana de referência, em determinado espaço geográfico, no ano considerado (Aula 4, p.76).
19,5% dos 27,3 milhões de pessoas da faixa etária de 18 a 25 anos
46,2% dos jovens da parcela mais pobre da população estava fora da escola e do mercado de trabalho
Observe o quadro a seguir sobre um dos indicadores de cobertura:
	DENOMINAÇÃO
	CONCEITUAÇÃO
	CATEGORIAS
	F.14. Proporção da população feminina em uso de métodos contraceptivos
	Percentual da população de mulheres residentes, em idade fértil, fazendo uso de métodos anticonceptivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
	Unidade geográfica: Brasil. Faixa etária: 15-19; 20-24; 25-29; 30-33; 35-39; 40-44; 45-49 anos de idade. Tipo de método: esterilização feminina, pílula, condom e demais métodos.
É correto afirmar que a ação mais importante para minimizar a situação da jovem descrita no texto seria uma ampla campanha educativa para ampliar a cobertura por métodos contraceptivos? Justifique sua resposta, considerando o papel da escola. (Valor: 3,0 pontos)
R: Não, pois o texto destaca que o problema está relacionado ao desalento e a evasão escolar, em consonância com as aulas 4 (p. 80) e 13 (M2, p.13). A escola deve discutir questões relacionadas a sexualidade e a prevenção de gravidez, mas sobretudo a questão da evasão escolar deve ser melhor avaliada. 
O quadro destaca os tipos de método: esterilização feminina, pílula, condom e demais métodos. Escolha um deles e faça uma pequena descrição de suas características/ funcionamento. (Valor: 2,0 pontos)
R: Aula 10, p 193 – 196.
Discuta as consequências de considerar a esterilização feminina como método contraceptivo. (Valor: 3,0 pontos)
R: Considerar a esterilização como contraceptivo induz a sua utilização como tal. Na verdade , a esterilização é permanente e muitas mulheres se arrependem desta opção, buscando sua reversão (nem sempre possível). Em ambos os casos, o procedimento cirúrgico é requerido, tornando a opção dispendiosa.

Outros materiais