Buscar

Gabarito AP2 2012.2 BIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
 2a. Avaliação Presencial – 2012/2
Disciplina: EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Profªs Tonia Costa e Erica Winagrasky
Nome: _________________________________________________________
Pólo: __________________________________________________________
Prezado(a) Aluno(a), leia com atenção as orientações a seguir:
a) todas as questões da prova deverão ser respondidas na folha de respostas;
b) responda as questões, em ordem numérica, com caneta preta ou azul, e letra legível;
c) evite rasuras. Seja claro e objetivo. Utilize de 5 a 8 linhas para cada resposta;
d) o valor total da prova é 10,0 pontos. O valor das questões está discriminado no fim de cada enunciado;
e) a avaliação foi elaborada de modo a verificar como os conteúdos apresentados foram apreendidos por você. Portanto, leia atentamente cada questão e, baseando-se nos conteúdos apresentados nas aulas, responda as questões propostas com suas próprias palavras;
f) a prova deverá ser devolvida ao coordenador da disciplina.
Boa prova!
1ª QUESTÃO
O trecho a seguir foi publicado no jornal O Globo de 29 de julho de 2011:
Feijão , arroz, açúcares e gordura
Pesquisa do IBGE mostra que faltam frutas e legumes no prato de 90% dos brasileiros
Juliana Câmara
Na hora de se alimentar, o brasileiro mantém a tradicional e nutritiva escolha pelo arroz, feijão e café, os itens mais consumidos diariamente no país, de acordo com dados da Pesquisa de Consumo Alimentar Pessoal do Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Erra, no entanto, ao combiná-los com alimentos muito calóricos e com baixo teor nutritivo, como refrigerantes, salgadinhos e doces. Quantidades de frutas, legumes e verduras considerados adequados pelo Ministério da Saúde (400g por dia) ficam de fora do cardápio de mais de 90% dos brasileiros, o que se reflete em crescentes taxas de sobrepeso e obesidade, principalmente entre os adolescentes. A pesquisa mostra ainda que mais de 82% das pessoas comem mais gordura saturada do que o considerado adequado, o que também acontece com o açúcar, um exagero cometido por 61% dos brasileiros.
O problema destacado no texto poderia ser facilmente revertido se fosse utilizada a pirâmide alimentar. Você concorda? Justifique sua resposta explicitando o termo pirâmide alimentar. (Valor: 2,5 pontos)
R: A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação saudável (Resolução Anvisa RDC no. 39, de 23 de março de 2001). Constitui um guia, no qual as pessoas podem escolher os alimentos a serem consumidos visando à obtenção de todos os nutrientes e à quantidade certa de calorias. A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos: cereais, pães, tubérculos, raízes (5-9 porções); hortaliças (4-5 porções); frutas (3-5); leite e produtos lácteos (3); carnes e ovos (1-2); leguminosas (1); óleos e gorduras (1-2) e açúcares e doces(1-2 porções). Aula 8, p. 157. 
2ª QUESTÃO
Leia o trecho a seguir, publicado no jornal O Globo de 14 de outubro de 2012:
A difícil tarefa de descartar o lixo eletrônico
Nádia Sampaio
O consumidor sofre na hora de encontrar um lugar para descartar seu lixo eletrônico, principalmente os eletrodomésticos.
[...] A devolução do lixo eletroeletrônico deve ser feita pela cadeia produtiva e pelo varejo, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, [...] lei 4.191/03, determinando procedimentos para a produção, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo. E torna obrigatórios o tratamento do chorume, o apoio às cooperativas de catadores e a desativação dos lixões.
Sobre o trecho, responda:
Correlacione o atual padrão de consumo e a geração de lixo. (Valor: 2,5 pontos)
R: O consumo exacerbado de produtos e materiais, o descarte contínuo de resíduos e a deposição inadequada geram cada vez mais lixo. (Aula 12, M2, p. 33)
O lixo gerado constitui sérios problemas ambientais e de saúde. Explicite uma situação correlacionando os dois tipos de problemas. (Valor: 2,5 pontos)
R: Há muitas possibilidades de resposta, como exemplo: o descarte incorreto do lixo produz uma maior possibilidade de alimento e abrigo para ratos. Assim, aumenta o número de ratos nas áreas próximas às residências. Os ratos atraem cobras, que aumentam em número em áreas próximas ás residências. Deste modo, ocorre o aumento do número de acidentes por picadas de cobras e de leptospirose. Aula 12, M2, p.34)
3ª QUESTÃO
A aula 11 discute aspectos de sexualidade. João, após o estudo, disse que maior acesso à educação e melhores condições globais de existência são requeridos para estimular o sexo responsável e prevenir a gravide precoce. Você concorda? Justifique. (Valor: 2,5 pontos)
 
R: O acesso à educação pode “ruir” a identidade social da maternidade. Melhores condições de existência (i.é., melhor distribuição de renda) possibilita a construção de outras alternativas de vida. (Aula 11, M2, p. 16-17)

Outros materiais