Buscar

Resenha do Filme Tempos Modernos Charl Chaplim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A gritante desigualdade social alastrou-se por toda Inglaterra durante a Revolução Industrial, a partir do século XVII e no século XX Charlie Chaplin, interpretando Carlitos em Tempos Modernos (1936) que faz uma crítica ao capitalismo e como somos escravos do sistema. Transmite mais que desigualdades e injustiça, mas a falta de empatia e humanidade por parte dos grandes detentores do capital, aplicadores do fordismo.
A ideia de meritocracia antes sustentada pelas Oficinas Artesãs, onde o conhecimento e a execução de tarefas de cada indivíduo eram apreciados, foi destruída e enterrada quando os homens foram parcialmente substituídos por máquinas. 
O nível de conhecimento não era mais tão importante, pois os operários eram condicionados a trabalharem mecanicamente, em repetição de movimento, assim como Carlitos que trabalhava em uma fábrica com função de apertar parafusos. 
O Estado influenciado pela Revolução Francesa e o liberalismo econômico, não se movia para limitar a exploração humana por parte dos detentores de capital.
Em um surto psicótico, Carlitos começa por óleo não só em máquinas, mas em si mesmo e nos colegas de trabalho, com isso é internado em um hospício, demonstrando até que ponto era necessário chegar para aumentar a produção. Após sair do manicômio, depara-se com a terrível Crise Econômica de 1929, lojas e indústrias fechadas, desemprego em alta, pessoas como a Menina do cais roubando para sobreviver. 
Carlito deparado com tanta bagunça, é preso confundido com um líder comunista. Demonstrando que os manifestos e a insatisfação que fervia entre os operários que eram duramente reprimidos.
Na prisão, após comportamento heroico, Carlito consegue tratamento privilegiado e em sequência sua liberdade, apesar de não ser sua vontade em meio a toda aquela desordem julgava melhor estar preso. Entretanto é liberto, e ganha uma oportunidade de emprego, porém executa errada sua tarefa, mostrando a limitação do personagem em fazer algo diferente ao que era condicionado, ou seja, apertar parafusos. 
A Menina, faminta rouba um pão e na fuga, esbarra em Carlitos que percebe que melhor lugar é na prisão, assume o crime, mas não é suficiente e a Menina é presa. Alude o caos da Crise, onde era mais conveniente estar enjaulado pelo Estado do que ter a “liberdade”.
Um acidente acontece e Carlito e a Menina conseguem fugir, eles vivem mais diversas aventuras a margem da lei, usando a esperteza para sobreviverem. No termino do filme, os dois caminharam em uma grande estrada vazia, reafirmando a ideia de que, apesar das desesperanças sempre há um caminho a ser seguido. 
	
Os Direitos Trabalhistas surgiram por necessidade nos auges da Revolução Industrial, mas a partir daquele momento percebeu-se que tínhamos muito que evoluir, e assim se fez. O Brasil, um país de terceiro mundo, desenvolveu muito sua forma de pensar nos últimos 14 anos, com formas de governo que valorizaram o trabalhador ano após ano, mas nem sempre foi assim.
Assim como Carlitos e a Menina, havia muitos Joãos e Marias no Brasil, escravizados sem nenhuma remuneração, e quando viera ter, eram valores insignificantes. 
Apesar de termos evoluído, ainda existe muito trabalho clandestino, pessoas escravizadas, trabalho infantil, salários baixos e desproporcionais com o custo de vida, mas assim como Carlito e a Menina acharam um caminho a ser seguido, nosso povo também achará o seu.

Outros materiais