Buscar

Simulado Aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200401564813)
	 HYPERLINK "javascript:duvidas('238805','6','1');" �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/duvida_small_1_s.png" \* MERGEFORMATINET ��� Fórum de Dúvidas (0)       �Saiba  (0)�
	
	)- Atualmente a mídia exerce forte influência sobre nosso comportamento, conduta e a estética. Sendo assim, o corpo é o principal foco de exploração e alienação ideológica, principalmente nas crianças e jovens. Analise as afirmativas a seguir sobre o ¿controle¿ da mídia no corpo I- A Propagação de ideologias com o propósito de nos convencer de fatos, valores, Constrói representações que indicam o que e como devemos pensar o mundo, assim como interferem em nossa forma de sentir, valorizar e fazer. II- Analisa criticamente os padrões divulgados pela mídia é um dos objetivos gerais dos professores nos programas midiáticos. III- ideias, normas, condutas divulgados pela mídia são naturais e universais. Assinale a alternativa correta
	
	
	As afirmações I, II E III estão corretas
	
	somente a afirmação I está correta
	
	somente as afirmações I E III estão corretas
	
	somente a afirmação II está correta
	 
	somente as afirmações I E II estão corretas
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 200401934126)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	A ênfase na aprendizagem do gesto motor, da técnica e do rendimento, incorporada historicamente na Educação Física, reforça os valores de competição exacerbada, performance, autossuperação e vitória a qualquer custo, aspectos predominantes na sociedade capitalista. As Políticas Educacionais brasileiras têm sinalizado para um modelo de Escola responsável pela socialização e sistematização da cultura. Diante dessa realidade, a Educação Física pode contribuir com esse modelo de escola orientando suas intervenções pedagógicas (Fonte: ENADE 2007)
	
	
	na perspectiva desportiva, baseada na força, abrangência e evidência do fenômeno desportivo moderno.
	
	na perspectiva psicomotora, baseada na necessidade de estabelecer padrões de movimentos e de aquisição de habilidades motoras básicas.
	
	na perspectiva heterônoma, baseada nas repercussões do exercício físico na saúde funcional.
	 
	na perspectiva da cultura corporal, baseada na relevância social do conteúdo que permite visualizar o seu sentido e significado.
	
	na perspectiva do comportamento motor, baseada na aprendizagem do movimento, o que beneficia os aspectos inerentes ao próprio movimento.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 200401901491)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	O que podemos destacar como perspectiva de estudo da disciplina Corporeidade e Motricidade? Aponte a alternativa correta
	
	
	Apresentar a ludicidade como forma de ensino aprendizagem apenas na educação infantil.
	
	Estuda especificamente a cultura escolar que é objetivo da educação física escolar.
	 
	Compreender o corpo humano como lugar de aprendizagem e integrar o corpo nesse mundo de exigências e de possibilidades.
	
	O estudo das brincadeiras no decorrer da educação básica.
	
	Apresentar aos alunos o esporte como principal exercício de índice de qualidade de vida.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 200401445775)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	
 
Observando o quadrinho acima podemos afirmar que:
	
	
	É somente pela percepção de sua imagem corporal que o indivíduo terá consciência de sua própria performance. Esta acontece como resultado da noção de esquema corporal e execução do gesto técnico. Sendo assim as aulas de Educação Física devem valorizar a repetição e memorização de padrões motores pelos alunos.
	
	A aquisição do esquema corporal se dá principalmente a partir da compreensão de conceitos e relações cognitivas. Por isso é tão importante que as aulas de educação física abordem aspectos da cultura corporal e aconteçam também de forma teórica.
	
	As aulas de educação física devem promover a reprodução de técnicas corporais de forma correta e precisa. É esta exatidão que traz significado à execução do movimento.
	
	Esquema corporal e imagem corporal não são conceitos relacionados. A aquisição da noção de esquema corporal acontece independentemente da criação da imagem corporal pelo indivíduo. Porém, ambas interferem na aprendizagem das técnicas corporais pelos alunos.
	 
	As aulas de Educação Física devem valorizar o conhecimento adquirido por meio da aquisição de diferentes técnicas corporais, entendendo-as como gestos e movimentos corporais próprios da cultura. Estas técnicas são passíveis de transmissão através das gerações e por isso, estão imbuídas de significados específicos.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 200401411178)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	Segundo Daolio (1995), os profissionais de Educação Física, utilizam o termo técnica como um conjunto de movimentos considerados sempre corretos, precisos, melhores do que outros. Esta sempre foi a concepção mais comumente encontrada nas aulas de Educação Física, desde o período eugênico e militar. Porém, para Marcel Mauss, as técnicas corporais, vão além disso e devem ser encaradas pelos profissionais da área como
	
	
	as atividades físicas que tem como objetivo acabar com as lesões ocupacionais e atingir os padrões estéticos desejados.
	
	os fundamentos das diferentes modalidades esportivas.
	
	as atividades físicas fundamentadas no senso comum e existentes nos diferentes grupos sociais, originadas na cultura popular.
	 
	gestos e movimentos corporais entendidos como técnicas próprias da cultura, e passíveis de transmissão através das gerações e imbuídas de significados específicos.
	
	todos os exercícios e atividades físicas relacionados à manutenção de uma vida saudável.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 200401898582)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
	
	
	Possibilita a problematização de questões importantes para o desenvolvimento acrítico do aluno.
	
	Não assimila marcas de cada período histórico em que o homem está inserido.
	 
	Favorece a problematização da construção do movimento ao longo da história da humanidade.
	
	Desconstrói novas bases e referências de expressões e manifestações culturais.
	
	Ratifica alguns conceitos como, por exemplo, os de competitividade e individualismo.
	
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 200401898413)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	Para Santin (1992) a corporeidade humana deve ir além, precisa considerar as emoções, os sentimentos, os impulsos sensíveis, o senso estético etc. Porém, isso será possível apenas a partir de uma Educação Física que cultive e cultue a corporeidade, inspirada no impulso sensível, na harmonia, nos ideais de beleza e nos valores estéticos, e não em uma Educação Física que privilegie as técnicas, os exercícios estafantes, os automatismos.
Partindo desses pressupostos Assinale um F para Falsa e V para Verdadeira nas afirmativas sobre a importância da Educação Física no cotidiano das crianças.
(__) A Educação Física é ir além do desenvolvimento das habilidades (correr, saltar, girar, etc.); é sim, promover relações aperfeiçoadas do sujeito com o mundo que lhe possibilite produzir as coes que o tornem cada vez mais humano; sendo mais presente, mais consciente, testemunha do mundo em que vive.
(__) Na Educação Física, não basta fazer, é preciso compreender. O homem é um animal que precisou levar o real ao seu imaginário, torná-lo simbólico e, lidando com ele, compreender suas próprias ações. Compreender o que faz é, para o ser humano, um direito.
(__) Uma educaçãointegrada, que não separa o fazer do compreender, encontra campo fértil em uma pedagogia do conflito, conflito no sentido de opor ao ¿conhecido¿ da criança algo ainda desconhecido.
(__) Quando perguntamos as crianças nas aulas de Educação Física, do que elas sabem brincar, elas nos desvelam muitas brincadeiras que já conhecem. É função do professor, deixá-las brincar livremente assim como fazem na rua.
(__) A atividade de Educação Física, precisa ser dinâmica, exercitar o corpo, o ato de compreender a atividade é secundário.
A sequência correta é:
	
	
	V, F, F, V e V
	 
	V, V, V, F e F
	
	V, F, V, F e F
	
	F, V, V, F e F
	
	F, F, V, F e F
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 200401904647)
	 Fórum de Dúvidas (0)�       �Saiba  (0)�
	
	O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de várias demandas nas práticas cotidianas, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com isso, podemos afirmar que:
	
	 
	motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido marcada pelos fazeres padronizados e pelos apelos de conservas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis.
	
	a sociedade organizada, por conta da realidade sociocultural, pouco a pouco, não produz contradições e numerosos descaminhos de alienação que violenta a humanidade.
	
	os meios de comunicação não interferem na padronização dos corpos.
	
	a mídia é a única modeladora de corpos e constrói novos esteriótipos.
	
	apenas a mídia e não relações interpessoais "moldam" os corpos.

Outros materiais