Buscar

03 Das Formas de Testamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Das Formas de Testamento
Introdução:
O código civil admite três formas de testamentos combinados: público, cerrado e particular (art. 1862, CC); E, também, três de testamentos especiais: marítimo, aeronáutico e militar (art. 1886, CC). Os testamentos ordinários e especiais caracterizam-se pela exigência do cumprimento de várias formalidades, destinadas a dar seriedade e maior segurança às manifestações de última vontade. Não existe liberdade. Não são normas flexíveis. O testador não pode misturar e criar um tipo de testamento. Tem que obedecer estritamente a norma jurídica.
A forma na verdade representa um pressuposto necessário para a segurança de todos os interessados. A declaração post mortem pela qual uma pessoa dispõe de seus bens, ainda que autêntica e solene, não terá validade se desobedecer a forma prescrita em lei.
O Código Civil de 2002 tornou o testamento mais simples, isto é, diminuiu os requisitos, entretanto, fez questão de ressaltar que qualquer desobediência à forma, o testamento será taxado como inválido.
Perda ou destruição da cédula testamentária:
A cédula testamentária, perdida, destruída ou reconstituída, não tem valor jurídico.
A atitude do legislador não significa formalismo ou rigor exacerbado. O que se quer alcançar é a segurança não só da última vontade do testador como também dos interesses dos beneficiários.
Testamento público:
É escrito pelo tabelião em seu livro de notas, de acordo com as declarações do testador, feitas em língua nacional, podendo este servir-se de minuta, notas ou apontamentos, em presença de duas testemunhas, que devem assistir a todo o ato.
As formalidades tornam-o mais seguro que qualquer outra espécie, entretanto, toda e qualquer pessoa tem acesso ao seu conteúdo.
Requisitos: art. 1.864, CC.
Testamento cerrado:
É o escrito pelo próprio testador, ou por alguém, a seu rogo e por aquele assinado, com caráter sigiloso, completado pelo instrumento de aprovação lavrado pelo tabelião, na presença do testador e de duas testemunhas idôneas.
A vantagem que tal modalidade testamentária apresenta consiste no fato de manter em segredo a declaração de vontade do testador, pois em regra só este conhece o seu teor. Nem o oficial, nem as testemunhas tomam conhecimento das disposições, que, em geral, só vêm a ser conhecidas quando o instrumento é aberto após o falecimento do testador.
O inconveniente do testamento cerado é o seu desaparecimento ou extravio.
Os requisitos estão no artigo 1.868, CC
Testamento particular:
O ato de disposição de última vontade escrito de próprio punho, ou mediante processo mecânico assinado pelo testador, e lido por este à três testemunhas, que o subscreverão com a obrigação de, depois da morte do disponente, confirmar a sua autenticidade.
O inconveniente desse testamento é que se faltar uma das testemunhas, o testamento não será válido.
Testemunhas testamentárias:
As testemunhas desempenham relevante papel na elaboração do testamento, pois garantem a liberdade do testador e a segurança. A regra é que todas as pessoas podem ser testemunhas, com exceção, as pessoas apontadas no artigo 228, CC.

Outros materiais