Buscar

08 Do Direito de Acrescer entre Herdeiro e Legatário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Do Direito de Acrescer entre Herdeiro e Legatário
Conceito:
Dá-se o direito de acrescer quando o testador contempla vários beneficiários (colegatários ou coerdeiros), deixando-lhes a mesma herança, ou a mesma coisa determinada e certa, em porções não determinadas, e um dos concorrentes vem a faltar.
A disciplina de tal figura está nos artigos 1.941 a 1.946, CC/02. Ela é privativa da sucessão testamentária.
A parte do que faltar será recolhida pelo substituto designado pelo testador se este, prevendo o acontecimento, tiver feito a nomeação. Caso contrário, acrescerá ao quinhão dos coerdeiros ou colegatários, acréscimo que não ocorrerá, entretanto, se o testador, ao fazer a nomeação conjunta, especificou o quinhão de cada um. Entende-se que, nesse caso, a intenção do testador foi beneficiar cada qual somente com a porção especificada. Por essa razão, a quota vaga do contemplado que vier a faltar será devolvida aos herdeiros legítimos do testador.
Espécies - conjunção real e conjunção mista:
Conjunção real (re tantum) - quando os diversos beneficiários são chamados, por frases distintas, a suceder na mesma coisa, sem discriminação dos quinhões.
Conjunção mista (re et verbis) - quando o testador, na mesma frase, designa vários beneficiários para a mesma coisa, sem distribuição de partes.
Conjunção verbal (verbis tantum) - quando o testador, na mesma frase, designa beneficiários, especificando o quinhão de cada um.

Outros materiais