Buscar

Prova 100 Praticas formativas II

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
01 . METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
02 . COMO RESOLVER QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS
03 . TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA PRATICA PEDAGÓGICA
04 . DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
05 . AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA
06 . ESTRUTURA DE PODER
07 . ORGANIZAÇÃO DE PEQUENAS GINCANAS
08 . WEBQUEST 1
09 . VIOLÊNCIA E PAZ
10 . WEBQUEST 2
11 . INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
	Data de início:
	06/10/2016 15:37
	Prazo máximo entrega:
	06/10/2016 16:37
	Data de entrega:
	06/10/2016 16:20
Questão 1/10
Tecnologia da informação, segundo Le Coadic (2004, p. 84), é o estudo científico das técnicas de informação - conjuntos de processos metódicos, os quais baseiam-se ou não “[...] em conhecimentos científicos, empregados na produção, tratamento, comunicação, uso e armazenamento de informações”. Atualmente, é impossível não relacionar tais ações à proposta de inteligência coletiva.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n4/10.pdf
O conceito de Inteligência Coletiva na abordagem de Levy (2003) refere-se a:
	
	A
	Reconhecimento das habilidades que se distribuem nos indivíduos, a fim de coordená-las para serem usadas individualmente. 
	
	B
	Utilização das tecnologias da informação e comunicação nos ambientes educativos.
	
	C
	Capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros, geralmente pela colaboração e discussão em larga escala.
Você acertou!
Comentário: Capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros, geralmente pela colaboração e discussão em larga escala. (slide 19)
	
	D
	Utilização de técnicas e práticas em informação baseadas no trabalho individual e o gerenciamento de informação.
	
	E
	O trabalho com as tecnologias, torna o contato com as pessoas muito lento.
Questão 2/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“O MEC considera a web e os recursos nela disponíveis como sendo o espaço onde todas as mídias podem ser integradas, além de tornar o aluno também responsável pela construção de seu próprio conhecimento. O MEC ainda define como “ambientes virtuais de aprendizagem todos os programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização no formato web” (MEC, 2007, p.11) destacando, entre os vários ambientes virtuais, aqueles de tarefas virtuais ou webquest...”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.fae.edu/publicacoes/fae_v11_2/08_edna_marta.pdf p. 80
De acordo com as aulas, slides e artigo apresentados, assinale a alternativa que apresenta o conceito de Webquest:
	
	A
	Atividade orientada para a pesquisa com algumas ou todas as informações da Internet.
Você acertou!
Comentário: (slide 6). É uma investigação orientada, na qual as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, para produção de escritas colaborativas, tais como wiki, blogs, etc., não apenas da web, mas atividades em sala de aula.
	
	B
	Atividade orientada para a formatação de trabalhos científicos oriundos da internet;
	
	C
	Atividade orientada para a revisão linguística com fontes da internet;
	
	D
	Atividade orientada para a redação cientifica e acadêmica na internet;
	
	E
	Atividade orientada para a pesquisa bibliográfica em periódicos; 
Questão 3/10
A estruturação do mapa territorial é um elemento fundamental para construir o “sentido de nós” através do qual se formará o capital social do território. Neste sentido, vale dizer que a escolha do território não pode ser feita de forma aleatória, seguindo apenas os interesses institucionais, mas deve considerar os elementos de identidade pré-existentes, sejam eles um rio, uma reserva ambiental, uma história comum, traços culturais compartilhados ou outro qualquer, de modo que a escolha do território faça sentido para a população e as instituições locais.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,14
A estruturação do mapa territorial é um elemento fundamental para construir o que?
	
	A
	O sentido de comunidade
	
	B
	O sentido de sociedade
	
	C
	O sentido de participação
	
	D
	O sentido de integração
	
	E
	O sentido de nós, através do que se formará o capital social do território.
Você acertou!
Comentário: Neste sentido, vale dizer que a escolha do território não pode ser feita de forma aleatória, seguindo apenas os interesses institucionais, mas deve considerar os elementos de identidade pré-existentes, sejam eles um rio, uma reserva ambiental, uma história comum, traços culturais compartilhados ou outro qualquer, de modo que a escolha do território faça sentido para a população e as instituições locais.
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
“Acredito que o lúdico mostre a matemática de forma menos abstrata atendendo à necessidade de muitos alunos de se envolver com a aprendizagem matemática. Mas, o estudo das formalidades matemáticas (suas representações) também deve ser desenvolvido apoiado nos resultados das atividades lúdicas. ” (Resposta do professor entrevistado – Questionário, 10/05/2012)
DINIZ, M.I, CÂNDIDO, P. SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema. Jogos de Matemática. De 1ª a 5ª ano. – Porto Alegre: Artmed,2007. Disponível em: http://www.uesb.br/mat/download/Trabamonografia/2013/Izabel.pdf  Acessado em: 28/07/2016.
De acordo com a vídeo aula e material complementar, assinale a alternativa que contempla a relevância da escolha do material lúdico a ser utilizado pelo professor:
	
	A
	Grau de desenvolvimento do aluno, faixa etária e interesse.
Você acertou!
	
	B
	Apenas o interesse do aluno.
	
	C
	Apenas o interesse do professor.
	
	D
	A faixa etária e o desenvolvimento do aluno.
	
	E
	O interesse e faixa etária do aluno.
Questão 5/10
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa corretamente as etapas que precisam ser respeitadas na organização de um projeto: 
	
	A
	Planejamento, preparação, execução e avaliação.
Você acertou!
Dentre um conjunto de procedimentos necessários na organização de algum projeto, há diferentes etapas que precisam ser respeitadas. Assim, temos o período de planejamento, de preparação, execução e avaliação. E, cada uma dessas fases contam com atividades específicas a serem realizadas.
	
	B
	Ação, controle, pesquisa e realização.
	
	C
	Feedback, observação, gerenciamento e verificação de riscos. 
	
	D
	Investimento, divisão de tarefas, fiscalização e administração. 
	
	E
	Coordenação, monitoramento, prática e desempenho.
Questão 6/10
O universo religioso é marcado pelas dimensões relativas as determinadas crenças apresentadas, e também pelas formas como os seres humanos religiosos convivem uns com os outros, e nas relações humanas está presente a violência (autor).
Conforme a leitura do texto base identifique a alternativa que apresente uma mensagem religiosa pela qual a religião cristã a partir de seu texto sagrado lida com a violência:
	
	A
	Os dez mandamentos, que estão no livro do Êxodo.
Você acertou!
As religiões lidam com o comportamento humano, no qual encontramos violência, e esse ser humano faz parte da sociedade, sendo assim as religiões procuram enfrentar o desafio de lidar com a violência, apresentando variadas propostas, conforme o contexto histórico, a partir de sua mensagem sagrada, como os dez mandamentos por exemplo (texto base p. 2).
	
	B
	As regras de conduta presentes na Tripitaka que significa “três cestos”
	
	C
	Os Koans, as frases de enigmas espirituais que levam ao silenciamento do pensar
	
	D
	As doutrinas e leis praticadas de acordo com o Corão ou Alcorão.
	
	E
	A práticado ahimsa (não-violência), considerada uma doutrina fundamental.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A racionalidade moderna apresentou a possibilidade de ordenar, compreender e desvendar toda a realidade por intermédio da razão. Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva. Isto fez com que alguns pensadores começassem a ter cautela ao analisar os resultados inferidos pelos filósofos dos séculos passados.
Silva, Ailton José da, A idéia de poder em Foucault: O Estado e a arte de governar, Revista Eletrônica Print by (http://www.ufsj.edu.br/revistalable)?et????a, São João del-Rei/MG, n.12, p.19- 37 / 2010, p.2
O que se vê na contemporaneidade?
	
	A
	Entretanto, o que se vê na contemporaneidade é que o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
Você acertou!
Comentário: As mudanças na sociedade, na economia e os diversos pensamentos teóricos não correspondem mais a perspectiva da moral, isso causou novas formas de pensar e cautela quanto ao pensamento de vários filósofos do passado.
	
	B
	Entretanto, o que se vê na antiguidade é que o mundo, a sociedade, as filosofias e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral.
	
	C
	Entretanto, o que se vê na sociedade é que o mundo, a família, a economia e o direito não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
	
	D
	Entretanto, o que se vê na religião é que o poder, a sociedade, as teorias e os pensamentos não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
	
	E
	Entretanto, o que se vê é um conjunto de poderes e alternativas que se relacionam com o mundo, a sociedade, a economia e o pensamento não correspondem mais à perspectiva ordenada, moral, evolutiva.
Questão 8/10
Analise as afirmativas:
I. As questões discursivas permitem que você expresse pensamentos, raciocínios e integração de conhecimentos e tendem a exigir níveis mais elaborados de raciocínio
PORQUE
II. Apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso em que nosso papel é construir a resposta, com originalidade, mas de maneira coerente com o conteúdo abordado no decorrer da disciplina
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
Você acertou!
Questão 9/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
“A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções”.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/diversidade-religiosa
Considerando o texto da diversidade religiosa no contexto escolar e o texto acima, podemos afirmar que:
	
	A
	O mundo é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo.
	
	B
	O pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião.
	
	C
	A escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso.
	
	D
	A partir dessa perspectiva plural percebemos que o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia as diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade.
Você acertou!
Gabarito: p. 3
	
	E
	As ações transformadoras no quadro de intolerância religiosa não contemplam o Ensino Religioso.
Questão 10/10
A utilização de técnicas manipulação genética para a produção de alimentos, produtos transgênicos e para a produção de clones utilizados em tratamentos médicos é resultante de pesquisas realizadas em duas áreas. Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, essas áreas de pesquisa.
	
	A
	Biotecnologia e Genética.
	
	B
	Engenharia genética e Tecnologia.
	
	C
	Biotecnologia e Engenharia genética.
Você acertou!
	
	D
	Genética e Tecnologia.
	
	E
	Tecnologia e Engenharia.

Outros materiais