Buscar

FICHAMENTO CIRQUE DU SOLEI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM 
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Verlucy Maria Bispo Cabral
Trabalho da disciplina 
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
 Tutor: Prof. José Carlos Beker 
Macaé- RJ
2016
Estudo de Caso :
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Cirque du Soleil
REFERÊNCIA:
O estudo de caso apresentado aborda a história de sucesso do Cirque du Soleil, que completou 30 anos de existência em 2014. O Cirque du Soleil deu seus primeiros passos como um "circo sem animais" no Canadá, com apenas 73 pessoas e uma ideia fixa: fazer sempre o que ninguém faz. Hoje a companhia conta com uma grande estrutura organizacional de 4 mil funcionários e já encantou o público de 4 continentes com seu espetáculo. Em 1998, a empresa foi avaliada em 800 milhões de dólares. Ao longo do texto, podemos identificar diversos elementos que determinam o sucesso desta organização, superando os obstáculos do ambiente econômico e cultural.
Inovação & Criatividade – O Cirque du Soleil mudou o modo como os circos eram apresentados. Ao longo do tempo, o circo deixou de ser uma atração interessante, pois não haviam motivos que levassem o público a emocionar-se, por tornar-se repetitivo em toda e qualquer apresentação. Para atender todas essas necessidades, o Cirque Du Soleil surgiu com uma proposta inovadora, pautada em seus valores de inovação e criatividade, garantindo a aplicabilidade de sua missão de “Invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”. Ao contrário do circo tradicional, o Cirque Du Soleil não usa animais, tirando de cena leões, elefantes, macacos. Além disso, mudou o foco para o público adulto. Os espetáculos contam com fantasias extravagantes, acompanhadas de uma música original. Ao abolir diálogos, o Cirque se baseia na linguagem corporal e na utilização de tecnologia, garantindo que qualquer pessoa do planeta pudesse entender o que se passa no palco. 
Decisões Estratégicas – A primeira grande decisão estratégica adotada pela companhia foi em 1987, que, apesar de altamente arriscada, foi fundamental para o sucesso do empreendimento além das fronteiras do Canadá. O Cirque obteve um empréstimo de 1,5 milhões de dólares canadenses com o governo federal, para que pudessem comprar os equipamentos necessários para serem a atração principal do Festival de Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos). A apresentação do espetáculo “Nós Reinventamos o Circo” não receberia honorários, apenas uma porcentagem da bilheteria. Se naquela única oportunidade o Cirque não conseguísse atrair o público, eles não teriam dinheiro nem mesmo para transportar os equipamentos de volta ao Canadá. Felizmente a apresentação foi um sucesso, esgotando os ingressos. Esta decisão arriscada deu início a uma série de turnês e crescimento da equipe e da qualidade dos espetáculos. Em 2007, o Cirque chegou a gastar US$ 165 milhões para produzir um show – é mais do que a produção de todos os espetáculos de teatro produzidos na Broadway, juntos.
 
Resiliência – Uma das características dos espetáculos do Cirque é a alta complexidade e periculosidade dos movimentos dos artistas em cena, muitas vezes à diversos metros de altura do chão. O Cirque faz o possível para tornar as condições de trabalho favoráveis aos artistas, mas não podia controlar as contusões. A cada dia, para cada apresentação, a equipe deve reavaliar as contusões e então reestruturar trechos do espetáculo, eliminando alguns e reduzindo ou aumentando outras rotinas para compensar. Além disso, apesar das contusões, há a preocupação em manter os artistas envolvidos mesmo quando não podiam se apresentar e estavam se recuperando. Apesar destas dificuldades existirem, todos os membros do Cirque devem ter capacidade de resiliência e forte dose de motivação. O Cirque consegue resistir e se superar diante destas situações inesperadas, dando continuidade às suas operações nos momentos de maior risco e após a presença desses fatores de estresses. 
Clima Organizacional – Apesar da trupe estar quase sempre em turnê pelo mundo, o Cirque conta uma sede, onde trabalham aproximadamente 2.000 pessoas, composta por salas de treinamento acrobático e artístico, e ateliês para a confecção de vestuário e da cenografia. Das mesas de quem desempenha o trabalho mais burocrático é possível acompanhar o o treinamento dos artistas, durante todo o dia. Estúdios e escritórios estão lado a lado, separados apenas por enormes janelas, e a integração entre quem, em breve, estará nos palcos e os que nunca passarão perto deles é estimulada em diversos espaços de convivência espalhados pelos prédios do complexo. A sede representa um laboratório de criatividade, onde as melhores mentes criativas, especialistas em diversas áreas e artistas entre os melhores do mundo podem colaborar em projetos de criação. Buscar melhorar o clima organizacional por meio destas estratégias de maior envolvimento é imprescindível para o comprometendo dos colaboradores no seu nível máximo.
Gestão de Pessoas – O último elemento, mas não menos importante para o sucesso do Cirque - e de qualquer empresa, com certeza - são as pessoas. A seleção dos artistas requer um alto nível de dedicação, pois a trupe é formada por diversas nacionalidades, incluindo crianças, artistas de circo, ginastas e acrobatas. A escolha de ex-ginastas parece ser uma opção relativamente fácil, porém o principal ponto do espetáculo é união dessas acrobacias com o lado artístico. Esta transição não é tão fácil, mesmo o Cirque usando, ao máximo, as habilidades atléticas de seus artistas. A equipe que sai em turnê hoje é acompanhada por terapeutas especializados, massagistas e até professores, encarregados da educação dos menores de idade.
2

Outros materiais