Buscar

Questões - tolerancia imunológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Quais são as classes de imunoglobulinas?
2 – Sabemos que os anticorpos são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra organismos patogênicos. Quais são as células que quando estimuladas por um antígeno especifico irão se diferenciar em células produtoras de anticorpos?
3 - Na imunização ativa, o antígeno é introduzido em um organismo e provoca a fabricação de anticorpos. Na imunização passiva, o anticorpo é fabricado fora do organismo a ser imunizado e introduzido pronto. De um exemplo de imunização ativa e passiva?
4 - Um coelho recebeu, pela primeira vez, a injeção de uma toxina bacteriana e manifestou a resposta imunitária produzindo a antitoxina (anticorpo). Se após certo tempo for aplicada uma segunda injeção da toxina no animal. O que espera acontecer?
5 - Qual anticorpo responsáveis pelas reações de hipersensibilidade Tipo I?
6 – Qual imunoglobulina responsável pelo processo de toxicidade celular dependente de anticorpo envolvendo os eosinófilos em infecções parasitárias?
7 – Qual imunoglobulina responsável pela defesa das mucosas?
8 – Onde ocorre o processo de seleção positiva e negativa, respectivamente?
9 – Qual a finalidade da seleção positiva e negativa?
10 – Qual gene é responsável pela expressão de antígenos periféricos na tolerância central dos linfócitos T?
11 – O que é mimetismo molecular? 
12 - Todas as células nucleadas do organismo expressam moléculas do MHC de classe I na membrana celular enquanto as moléculas de MHC de classe II só são expressas em células apresentadoras de Ag (APCs). Sabendo que estas moléculas são importantes para a resposta dos linfócitos T aos microrganismos, comentar porque é importante a expressão de moléculas do MHC I nos linfócitos T helper, que são células da imunidade adaptativa?
13 - Como o sistema imunológico “escolhe” o melhor mecanismo da imunidade adaptativa que será usado para eliminar um agente infeccioso (ex: vírus no citoplasma do hepatócito ou bactéria presente no fago lisossomo do macrófago)?
14 - Durante o processo de maturação dos linfócitos T no timo, observa-se uma etapa em que os dois receptores (CD4 e CD8) são expressos nas células precursoras. Como estas células se diferenciam em linfócito T auxiliar ou citotóxico? Por que é importante que as células que não reconhecem peptídeos próprios associados a moléculas do MHC sofram seleção negativa?
15 – Quais anticorpos estão envolvidos no processo de CCDA da célula Natural Killer?

Outros materiais