Buscar

Simulado 1 e 2 Cosmetologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  COSMETOLOGIA
	
	Simulado: SDE0063_SM_201301117552 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/10/2016 10:24:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301275221)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Cabelos....Mal começa o dia e já tentamos arrumá-los, diante do espelho¿. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los. Sabe-se que em cada fio de cabelo existem milhares de cadeias de alfa-queratina que estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepoem, resultando em um longo e fino "cordão" protéico. Analisando o fio do cabelo sabe-se que: I. A cutícula é a parte externa do fio de cabelo e é reponsável pela proteção das células corticais; II. Os processos químicos, utilizados para a modificação da curvatura e da cor natural do cabelo, provocam reações que danificam a estrutura dos fios, tanto no córtex quanto na cutícula; III. A medula é porosa e possui grande número de vacúolos que são resultantes da síntese de quantidade inadequada de proteína, para preencher as cavidades das células. IV. O córtex forma o interior do fio de cabelo e é formado por macrofibrilas, grânulos de pigmentos, remanescentes nucleares e matriz; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/V/V
	 
	V/V/F/F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301982910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A miscibilidade das substâncias tem enorme importância para o desenvolvimento de formas tanto farmacêuticas quanto cosméticas. Qual das alternativas abaixo apresenta somente substâncias miscíveis com água, ou seja, que se misturam com a água?
		
	
	Álcool cetoestearílico etoxilado (Emulgin B2), Óleo de Gauthéria, Miristato de isopropila, Petrolato branco, Alcatrão da Hulha.
	
	Glicerina, Propilenoglicol, Óleo de cártamo, Propilparabeno e Peróxido de benzoila.
	
	Suarda, Deyquart A, Propilenoglicol, Monoestearato de glicerila, Álcool cetoestearílico etoxilado.
	
	Glicerina, Alcatrão da hulha, Óleo de algodão, Vaselina líquida, Miristato de isopropila.
	 
	Glicerina, Cloreto de cetil trimetil amônio, Propilenoglicol, Sorbitol e Deyquart A (cloreto cetil trimetil amônio).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301982921)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Peeling Facial (Uso externo): Ácido Glicólico ------------------------- 6% Gel base --------------------------------- 30g Dados: Ácido glicólico no estoque está a 57% e 1L = 1,33Kg A quantidade de ácido glicólico que deve ser retirado do estoque para preparar a formulação acima é:
		
	
	1,8g
	 
	2,374mL
	
	2,374g
	
	1,8mL
	
	3,58mL
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301275217)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	5) No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultra-violeta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. De acordo com o comprimento de onda, os raios ultra-violetas (raios UV) são classificados em raios UV-C, em raios UV-A (320-400nm) e em raios UV-B (280-320nm). Baseado neste temário classifique em V ou F : I. Os filtros solares (matéria-prima), podem ser classificados em orgânico e inorgânico; II. Filtros Orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana; III. Os produtos de proteção solar são classificados com grau de risco 2, é necessário o registro na ANVISA, antes de ser lançado o produto no mercado. IV. O valor do FPS é obtido pela divisão da DEM da pele protegida pela DEM da pele sem proteção. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A(  ) V/V/V/F B(  ) V/V/V/V C(  ) V/V/F/F D(  ) F/F/V/F
		
	 
	V/V/V/F
	 
	V/V/V/V
	 
	F/F/V/F
	 
	V/V/F/F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302005286)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diversas formações de origem epitelial se invaginam e se diferenciam dentro da pele. Sobre elas, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	As glândulas sudoríparas estão geralmente anexadas a um pêlo.
	
	As glândulas écrinas ocupam quase toda a superfície do corpo.
	
	As unhas são formadas de lâminas duras e flexíveis compostas por células achatadas e sem núcleo.
	
	As unhas, glândulas e pelos são chamados de anexos ou apêndices cutâneos.
	
	Assim como a unha, a substância fundamental do pelo é a queratina.
		
	
	
	 
	
		
		
	 
	 Fechar
	
	  COSMETOLOGIA
	
	Simulado: SDE0063_SM_201301117552 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 30/10/2016 11:06:50 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301320204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores. Fatores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo desecadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor excessiva, pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a saúde dos cabelos. O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra esses vilões. Sobre a composição básica de um condicionador podemos dizer que: Assinale V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) alternativa(s) falsa(s).
		
	 
	I. O tensoativo comumente usado na formulação é um catiônico;
	
	III. Os glicóis e polióis são usados como emolientes nos condiciondores;
	
	II. Os parabenos, kathon, germal são exemplos de conservantes usados nos condicionadores;
	
	IV. As proteínas, aminoácidos, poliquaternium 4 são exemplos de tensoativos secundários dos condicionadores.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301253574)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Através da RDC 211, de 14 de maio de 2005, a ANVISA classifica os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes em Graus I e II, em função da possibilidade de ocorrência de efeitos não desejados, devido ao uso inadequado do produto, sua formulação, finalidade de uso, áreas do corpo a que se destinam e cuidadosa serem observados de sua utilização¨.( 1,0) Segundo essa RDC, antitranspirantes axilares são classificados como produtos de Grau 2, ou seja, aqueles que devem atender exigências como ¨possuir indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso¨.Assim, a rotulagem exige, conforme consta do Anexo V ( regulamento técnico para rotulagem específica para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes¨) as seguintes informações ao usuário: 1- Usar somente nas áreas indicadas; 2- Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada; 3- Caso ocorra irritação e/ou prurido no local da aplicação, suspender o uso imediatamente. Analise as afirmações abaixo: I-O Triclosan é a substância antitranspirante mais utilizado em desodorantes axilares. II-O bicarbonato de sódio é dos antitranspirantes mais eficazes, uma vez que neutraliza o pH axilar. III-O cloridróxido de alumínio, com ação adstringente, é um dos antitranspirantes mais usados. IV-Os antimicrobianos são os melhores antitranspirantes. Está(ao) incorreta( s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	II, apenas
	
	II e IV
	
	II e III
	
	III, apenas
	 
	I, II e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301287013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as firmativas abaixo, e marque a sequencia de V (verdadeiro ou F (falsa) que julgar correta: ( )Os tensoativos não iônicos podem ser associados aos aniônicos para baratear o custo da formulação e também para diminuir a irritabilidade dos aniônicos; ( ) Os tensoativos anfóteros se adsorvem ao fio capilar porisso devem apresentar concentração máxima de 4%; ( ) Os tensoativos não iônicos apresentam as funções de espessante, sobreengordurante e estabilizador de espuma; ( )Somente os eletrólitos são utilizados como espessantes para aumentar a viscosidade dos xampus; ( )O mecanismo de ação dos tensoativos aniônicos (detergentes) sobre o fio de cabelo é: molhabilidade, dispersão e emulsificação da gordura e da sujeira.
		
	 
	F-F-V-F-V
	
	F-F-V-V-F
	
	F-V-F-V-F
	
	V-V-F-V-F
	
	V-V-V-F-F
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301320206)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as diversas matérias-primas existentes no mercado sabe-se que cada qual desempenha sua função quando utilizada de forma adequada, ou seja, desde que observada as características físico-químicas durante todo o processo de desenvolvimento da formulação. Baseado no estudo da composição do cosmético podemos dizer que:
		
	 
	II. Polímeros acrílicos são usados como espessante, auxiliares de emulsificação, além de ser responsável pela sensação de deslizamento na pele;
	
	I. A imidazolidiniluréia é usada nas formulações com a função conservante e deve ser usada durante o aquecimento da fase oleosa;
	
	IV. São considerados agentes de consistência graxo e emulsionantes primários para bases: os alcoois graxos superiores, ésteres de ác. graxos e os umectantes.
	
	III. O poliquaternium 42 é usado em xampus para manter a suavidade e maleabilidade dos cabelos nos xampús base.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301276391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as máscaras faciais, correlacione as colunas: (a) Lauril sulfato de sódio ( I ) Utilizado em máscaras sedativas e refrescantes (b) Cloridróxido de alumínio ( II ) Utilizado em máscaras hidratantes (c) Álcool polivinílico ( III ) Utilizado em máscaras com propriedades detergentes (d) Camomila e tília ( IV ) Utilizado em máscara adstringentes (e) Lactato de amônio ( V ) Utilizado em máscaras do tipo película adesiva
		
	
	A-II; B-V; C-III, D-I; E-IV
	 
	A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II
	
	A-V; B-II, C-III; D-IV; E-I
	
	A-V; B-III; C-I; D-IV; E-II
	
	A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V

Outros materiais