Buscar

Estudo Dirigido de Citologia UFRJ Enfermagem.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Discuta sobre a veracidade destas afirmações sobre membranas celulares:
Os fosfolipídios da membrana celular formam a bicamada que separa os ambientes intra e extracelulares, de forma seletiva e semipermeável, fazendo contato com o meio aquoso, através dos grupamentos fosfato, e isolando do contato com a água as cadeias hidrofóbicas dos ácidos graxos.
A fluidez da membrana está relacionada à composição dos fosfolipídios da bicamada, sendo que aquelas mais ricas em ácidos graxos saturados nos fosfolipídios e com mais colesterol têm maior fluidez.
O movimento de flip-flop dos fosfolipídios da bicamada da membrana celular, fazendo com que eles mudem da superfície externa para a interna das células e vice versa, pode ocorrer livremente, já que os grupamentos fosfato atravessam com facilidade a bicamada lipídica.
O colesterol, tão temido quando se acumula no sangue, é um importante lipídio esteroide, com função estrutural nas membranas celulares e com função como precursor na biossíntese dos hormônios sexuais masculinos e femininos.
2-A figura abaixo mostra o esquema de duas células epiteliais adjacentes, associadas através de dispositivos juncionais de suas superfícies. Analisando o esquema, identifique cada estrutura e explique como são constituídas.
3-Explique a importância de filamentos do citoesqueleto para a organização e dinamicidade do citoplasma.
4-Explique a função biológica do empacotamento da cromatina. Como ocorre este processo durante o ciclo celular?
5- Explique as modificações que ocorrem com o RNAm durante a transcrição para permitir que seja exportado para o citossol.
 
6- Diferencie RNAm, RNAt e RNAr quanto às funções que desempenham no processo chamado de tradução.
7- Descreva os passos que ocorrem entre o momento que o ribossomo se liga ao RNAm que está codificando para uma proteína de secreção e o momento que a proteína sai do RER.
8- Em um experimento, ratos de laboratório foram tratados com a droga fenobarbital. Depois de alguns dias, o fígado desses ratos foi removido e suas células observadas ao microscópio. A superfície do RE praticamente duplicou de tamanho. Relacione a estrutura desta organela e sua função para explicar o ocorrido.
9- Explique a importância do Complexo de Golgi para as diversas moléculas sintetizadas pela célula.
10- Em relação às mitocôndrias responda:
a-)Qual é a característica morfológica mais marcante da mitocôndria. 
b-)Como esta característica estrutural está relacionada à função desta organela. 
c-)Na mitocôndria a energia derivada da oxidação de moléculas orgânicas é utilizada para formar ATP. Explique, em poucas palavras, como a mitocôndria acopla estes dois processos.
11- Os mecanismos de sinalização utilizados por um receptor de hormônio esteróide e por um receptor ligado a canal iônico são bastante simples e possuem poucos componentes. Estes dois tipos de sinalização podem levar a amplificação do sinal inicial? Isto ocorre da mesma forma? Explique.
12- Descreva as etapas que levam à síntese de AMPc como segundo mensageiro intracelular.

Outros materiais