Buscar

Prova discursiva Ética e Educação especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova discursiva
“A organização da produção, a estrutura da família, a estrutura das instituições que expressam ou governam as relações sociais, as formas características pelas quais os membros da sociedade se comunicam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WILLIANS, R. The Long Revolution. Londres, 1961. In EAGLETON. T. A Ideia de Cultura. São Paulo, Editora UNESP. 2005. p. 57.
De acordo com o livro-base Ética empresarial na prática, as coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina cultura. Com relação a essa afirmação, responda à seguinte questão: como podemos definir cultura?
Nota: 20.0
cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A cultura engloba todo o conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a sua própria existência. Isso inclui suas expressões artísticas, práticas religiosas, modos de produção e organização política (p. 29).
 
Resposta:
A cultura organizacional ou cultura corporativa é,portanto, o conjunto de hábitos,crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros.
Questão 2/5
Leia o depoimento de uma professora sobre sua experiência no processo de inclusão de alunos com deficiência:
“Eu olho assim e digo: meu Deus do céu eu vou conseguir? Vou desistir. Eu não vou querer entrar mais nesse barco furado não. Cadê a ajuda? Cadê o direcionamento? [...]. Assim é tá indo muito bem, mas foi muito difícil. Eu esperei que chegasse alguém pra me orientar. Eu tava a deriva. Aí eu disse: eu não vou ficar esperando não. Ai apareceu um curso de extensão em educação especial, ai eu fui fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/inclusaoednealaeda.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2016.
A autora do livro-base Fundamentos para Educação Especial também aponta quatro dificuldades enfrentadas pelos professores no processo de inclusão. Quais são elas?
Nota: 20.0
Despreparo dos professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiência. Desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino específicas.
Insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares: aproximação, comunicação.
Ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos (p. 196).
Resposta:
1 despreparo de professores para se relacionar e ensinar alunos com deficiências;
2 desconhecimento de conteúdos e metodologias de ensino ensino específicas;
3 insegurança no estabelecimento de interações cotidianas mais elementares; aproximação, comunicação etc;
4 ausência ou inexistência de critérios para avaliar o aproveitamento escolar desses alunos.
Questão 3/5
“Falar sobre formação continuada de professores é sempre um desafio. Embora existam opiniões divergentes sobre como ela deve acontecer, uma coisa é certa: a formação superior não é suficiente para preparar um professor, pois essa construção se faz na prática e na reflexão sobre a prática, como nos alerta Paulo Freire. Esse profissional, como todos os outros, precisa de atualização constante ao longo de sua carreira. Os cursos são importantes e necessários, pois, de certa forma, suprem as deficiências da formação inicial e permitem que os professores troquem experiências com outros educadores, desenvolvendo, assim, a aprendizagem ao longo da vida de forma colaborativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://gladislsantosbr.wordpress.com/2012/12/28/formacao-continuada-docente-relato-de-uma-experiencia/>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base nas informações do trecho acima e no conceito de formação continuada apresentado no livro-base Fundamentos para Educação Especial, explique o que é formação continuada.
Nota: 20.0
Formação continuada: “refere-se à situação do profissional que já atua na docência na educação infantil, no ensino fundamental e médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior, secretarias de educação ou órgãos da comunidade, com o intuito de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessários a novas demandas na sala de aula” (p.198).
Resposta:
A formação continuada refere-se à situação do profissional que já atua na docência na educação infantil, ensino fundamental e médio e que participa de eventos promovidos por instituições de ensino superior, secretarias de educação ou órgãos da comunidade, com o intuito de aperfeiçoamento teórico-prático ou mesmo conhecimentos específicos necessários a novas demandas na sala de aula.
Questão 4/5
Leia a citação abaixo:
“O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=3>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base na teoria de Vygotsky apresentada no livro-base Fundamentos para Educação Especial, conceitue Zona de Desenvolvimento Proximal.
Nota: 20.0
: “Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real, o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se pode chegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais capaz” (p. 171).
Resposta:
Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se distância entre o nível de desenvolvimento real,o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se pode chegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais capaz, oportunizando a superação de impedimentos gerados pela deficiência.
Questão 5/5
Leia o trecho a seguir:
“Pois a norma nos diz como devemos agir. E se devemos agir de tal modo, é porque (ao menos teoricamente) também podemos não agir deste modo. Isto é: se devemos obedecer, é porque podemos desobedecer, somos capazes de desobedecer à norma ou ao preceito. Também não tem sentido falar de responsabilidade, palavra que deriva de resposta, se o condicionamento ou o determinismo é tão completo que a resposta aparece como mecânica ou automática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 48-49.
Conforme o livro-base Ética empresarial na prática, explique o que nos leva a agir moralmente.
Nota: 20.0
A norma moral nos diz como agir, mas podemos escolher não agir de determinada forma. O que nos leva a agir moralmente é a nossa apropriação dos valores sociais sobre o que é certo e errado, que acaba sendo incorporado e interpretado pela razão e servem de bússola para a tomada de decisões éticas. (ALENCASTRO, p. 51).
Resposta:
O que nos leva a agir moralmente,mesmo diante da tentação do ganho fácil. Que força é esta que nos impele a escolher a atitude correta? Pela fomentação de hábitos sociais através dos quais se desenvolva nas pessoas um modo de ser maduro e que se convertam na fonte principal de se agir moral.Uma vez apropriados de forma pessoal, dão lugar a um modo de ser que expressa uma conformidade aos costumes, a marca de um indivíduo de caráter, aquele capaz de agir de forma livre e responsável.Associada ao agir correto, essa força tem recebido vários nomes, tal como sacralidade, respeito, superego e assim por diante.Os valores sociais fornecem os padrões de certo ou errado que agora passam orientar suas atitudes , emoções, incorporação e interpretação da razão.

Outros materiais