Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ssimulados 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502720749)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Nas aulas de Educação Física, a ginástica aeróbia: 
		
	
	não deve ser ensinada, pois não possui conteúdo educacional;
	
	pode ser um conteúdo trabalhado, permitindo ao aluno acesso a uma prática que lamentavelmente tem estado restrita ao meio não formal; 
	
	deve ser trabalhada como conteúdo central, pois é uma das atividades físicas mais reconhecidas e valorizadas;
	
	deve ser trabalhada, já que um dos objetivos da Educação Física é desenvolver a saúde de seus alunos. Por isso, deve ser aplicada pelo menos 3 vezes por semana, com no mínimo 30min cada sessão. 
	
	não deve ser trabalhada em virtude de não existir nas escolas material adequado, colocando-se em risco a saúde e integridade dos alunos; 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503221403)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As diferentes leis da educação brasileira propõem finalidades para Educação Física no âmbito escolar. Analise as afirmativas a seguir e responda: I - na Lei 4.024/61 a Educação Física estava preocupada em preparar mão de obra. II - na Lei 5.692/71 a Educação Física estava voltada para formação do cidadão crítico e participativo. III ¿ na Lei 9.394/96 a Educação Física é considerada componente curricular. 
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas uma afirmativa está correta.
	
	Apenas uma afirmativa está incorreta.
	
	Apenas afirmativas I e II estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502717641)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo estudos de Castelanni Filho a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a Reforma Couto Ferraz. Três anos depois expediu sua regulamentação, e entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas no primário estava a ginástica, e no secundário, a dança. Sua implantação ocorreu no Rio de janeiro, que era a capital da República. Evidenciando sua legalidade e a proposta da Educação Física desta época, é CORRETO AFIRMAR que: Art 80. ... Farão os alunos exercícios gymnasticos, debaixo da direcção de hum mestre especial (Reforma Couto Ferraz, 1981). 
		
	
	Houve uma preocupação em sistematizar os conteúdos de forma a preparar e condicionar os alunos em todo o seu potencial físico, tendo uma preocupação com aspectos individuais vislumbrando o treinamento das capacidades físicas.
	
	A perspectiva da educação física escolar era pautada nas abordagens metodológicas de ensino e sua preocupação era o desenvolvimento e aperfeiçoamento da força física e preparação para o exercício militar
	
	A concepção dominante da Educação física, no seu início, é calcada na perspectiva que muitos autores chamaram de higienismo. Nela, a preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento físico e da moral, a partir do exercício.
	
	A educação física era baseada em atividades esportivas com a finalidade de preparar atletas através de exercícios ginásticos ministrados por um professor de educação física.
	
	A proposta da Educação física militar foi incluída nas instituições de ensino para a formação integral do homem e sua proposta era a formação social e educativa através de exercícios ginásticos 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502716165)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) inovou bastante quanto à liberdade e autonomia que deu às escolas, especialmente com a possibilidade de se construir o seu projeto político-pedagógico, que deverá ser elaborado por toda a comunidade escolar (direção, professores, funcionários, alunos, pais e outros membros da comunidade). Suas propostas político-pedagógicas significam uma oportunidade dada às escolas de eleger os aspectos que 
		
	
	são fundamentais para o seu desenvolvimento de acordo com a sua realidade.
	
	são fundamentais na ascensão profissional de todo o corpo discente. 
	
	mais interessam aos professores como promoção profissional e aprovação
	
	atendem ao corpo docente no sentido da realização profissional e da eficiência.
	
	poderão contribuir para a redução da criminalidade do país como um todo 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502715015)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo a LDB 9394/96, é CORRETO afirmar: I. Os municípios devem oferecer ensino fundamental e priorizar a educação infantil. II. Os estados assegurarão o ensino fundamental e oferecem educação infantil. III. Os estados oferecem o ensino médio e asseguram o ensino fundamental. IV. Os municípios oferecem a educação infantil e priorizam o ensino fundamental. 
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	I e IV.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	1a Questão (Ref.: 201502715104)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na Educação Física escolar se deve oportunizar que todos os alunos joguem, entretanto a complexidade de cada jogo exige do professor adaptações segundo as características da turma observando-se: 
		
	
	o conhecimento e a aptidão física dos alunos.
	
	a classe social e o nível técnico dos alunos
	
	a aptidão física e o nível técnico dos alunos.
	
	a faixa etária e o nível de capacidade dos alunos.
	
	o nível técnico e a habilidade dos alunos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503313044)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O jogo tem um papel privilegiado na Educação Básica, sendo considerado como principal conteúdo da Educação Física, pois, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. A que abordagem deste componente curricular estamos nos referindo? 
		
	
	( ) Crítico-emancipatória
	
	( ) Crítico-superadora
	
	( ) Desenvolvimentista
	
	( ) Construtivista-interacionista
	
	( ) Psicomotricidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503220467)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Pedro, professor de Educação Física ministrará o conteúdo dança no 7º ano do ensino fundamental, usando procedimentos metodológicos variados, conforme as abordagens da Educação Física. Analise-os e classifique-os: 
Procedimento 1: O professor inicia sua aula com alongamento. Em seguida, realiza os movimentos e os alunos devem reproduzi-los. Ao final da aula, eles devem apresentar uma coreografia com perfeição para o professor. 
Procedimento 2: O professor inicia sua aula com uma conversa. Em seguida, distribui temas socais e pede que os alunos criem uma coreografia para apresentar para o professor tanto de forma verbal quanto corporal. 
Procedimento 3: O professor inicia sua aula com uma conversa e alongamento. Em seguida, faz um circuito trabalhando movimentos da dança relacionados às capacidades físicas, pois em todas suas aulas enfatiza o desenvolvimento destas. Ao final, realiza novamente um alongamento. 
		
	
	Desenvolvimentista, psicomotricidade e Saúde Renovada. 
	
	Crítico-Emancipatória, Plural e Saúde Renovada. 
	
	Desenvolvimentista, Crítico-Social e Saúde Renovada. 
	
	Cultural, Crítico-Emancipatória e Saúde Renovada. 
	
	Psicomotricidade, Saúde Renovada e Crítico-Social. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502716152)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção. 
		
	
	democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório. 
	
	descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas.
	
	empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações. 
	
	controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503243196)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Considerando a história da Educação Física no Brasil encontramos algumas tendências mais antigas, chamadas de tradicionais, e outras mais recentes e progressistas. Assim, considere as afirmativas a seguir: I- Caracterizada por aulas livres, sem objetivo definido, ou como descanso das demais tarefas escolares; II- Objetivo de busca de novos talentos esportivos e formação de atletas; III- Objetivo de desenvolver hábitos de atividade física, saúde e higiene nos alunos, futuros trabalhadores. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às tendências tradicionais da Educação Física escolar brasileira descritas acima.
		
	
	(I) Esportivista, (II) Higienista e (III) Militarista.
	
	(I) Recreacionista, (II) Tecnicista e (III) Esportivista.
	
	(I) Construtivista, (II) Desenvolvimentista e (III) Psicomotricidade.
	
	(I) Construtivista, (II) Esportivista e (III) Higienista.
	
	(I) Recreacionista, (II) Esportivista e (III) Higienista.

Outros materiais