Buscar

PROC. Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2010 ¿ TCE/AP ¿ Procurador) Segundo o estabelecido pelo Código de Processo Penal,
		
	 
	o juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	o juiz, sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, somente poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa e aplicar pena mais grave se determinar o aditamento da inicial pelo Ministério Público.
	
	o juiz, nos casos de ação penal de iniciativa pública, não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	
	a intimação da sentença, se o réu estiver preso, será feita a ele pessoalmente ou ao defensor por ele constituído.
	
	a defesa poderá, no prazo de cinco dias, pedir ao juiz que declare a sentença, sempre que nela houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202213196)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Magistratura/PR-2008) Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
		
	
	As decisões interlocutórias simples são aquelas que encerram a relação processual sem julgamento do mérito ou, então, põem termo a uma etapa do procedimento. São exemplos desse tipo de decisão a que recebe a denúncia ou queixa ou rejeita pedido de prisão preventiva;
	
	As decisões interlocutórias mistas não se equiparam as decisões interlocutórias simples, pois as primeiras servem para solucionar questões controvertidas e que digam respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual. Enquanto que as decisões interlocutórias simples trancam a relação processual sem julgar o meritum causae;
	 
	As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual; as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas: elas trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.
	
	A decisão que não recebe a denúncia é terminativa de mérito, por isso não pode ser considerada decisão interlocutória mista;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202789326)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as provas no Processo Penal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) ( ) A regra no Processo Penal brasileiro no que tange a interpretação das provas é o sistema do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção, e alguns casos específicos onde se admite o sistema da prova tarifada. b) ( ) Durante a inquirição das testemunhas as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente às testemunhas. c) ( ) O cônjuge que presencia o outro cometer crime é obrigado a depor acerca dos fatos, ainda que outras pessoas tenham testemunhado o ocorrido, pois não é considerado parente consanguíneo em linha reta. d) ( ) São inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, ainda que observadas no processo fontes independentes capazes de conduzir ao fato objeto de prova, por incidência do princípio da causalidade onde a ilicitude de um ato dará causa a ilicitude dos demais atos dele decorrentes. Assinale a alternativa correta:
		
	
	F, F, V, V
	
	V, F, V, F
	 
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F
	
	V, F, F, V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202816511)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto a realização de prova pericial, podemos afirmar:
		
	 
	a) Será determinada pelo Delegado que o presidir o Inquérito ou pelo Juiz que presidir o feito.
	
	d) Será realizada pelo assistente técnico contratado pela parte.
	
	b) Será determinada pelo Delegado Geral de Policia.
	
	c) Será feita sempre por dois peritos oficiais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202710933)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João foi denunciado pela prática de crime de furto simples. Na denúncia, o Ministério Público apenas narrou que houve a subtração do cordão da vítima, indicando hora e local. Na audiência de instrução e julgamento, a vítima narrou que João empurrou-a em direção ao chão dizendo que se gritasse ¿o bicho ia pegar¿, arrancando, em seguida, o seu cordão. Diante da narrativa da violência e da grave ameaça, o juiz fica convencido de que houve crime de roubo e não de furto. Sobre o caso apresentado, de acordo com o Código de Processo Penal, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, tendo em vista que a vítima narrou a agressão em juízo.
	
	O juiz na sentença poderá condenar João pelo crime de roubo, com base no artigo 383 do CPP, que assim dispõe: ¿O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave¿.
	
	O juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, independentemente de qualquer providência, em homenagem ao princípio da verdade real.
	 
	Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz deve aplicar o artigo 28 do CPP.
		
C
	a Questão (Ref.: 201202275791)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as disposições processuais penais previstas na Lei federal n.º9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais), assinale a opção correta.
		
	
	Os processos referentes aos juizados especiais criminais devem orientar-se pelos critérios de oralidade, documentação, simplicidade, formalidade, economia processual e celeridade, em busca, sempre que possível, da conciliação ou da transação.
	 
	Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.
	
	O juizado especial criminal, provido por juízes togados ou togados e leigos, tem competência apenas para a conciliação e o julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência.
	
	Na reunião de processos, perante o juízo comum ou o tribunal do júri, decorrente da aplicação das regras de conexão e continência, serão observados os institutos da transação penal, excluindo-se os da composição dos danos civis.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202281129)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/A=Juiz - Abril/2012) Com base no que dispõe o CPP sobre procedimentos criminais, assinale a opção correta.
		
	
	No processo comum, o acusado pode ser absolvido sumariamente caso haja manifesta causa excludente da culpabilidade, como, por exemplo, a inimputabilidade.
	
	A denúncia deve ser rejeitada em caso de manifesta causa excludente da ilicitude do fato, como, por exemplo, legítima defesa própria.
	
	Durante os debates, no procedimento do tribunal do júri, as partes podem fazer referência aos fundamentos da decisão de pronúncia, cabendo ao juiz presidente esclarecer aos jurados que eles não estão a ela vinculados.
	 
	É permitido ao MP, ao assistente, ao querelante e ao defensor, nessa ordem, formular perguntas diretamente ao acusado; os jurados, por sua vez, devem formular perguntas por intermédio do juiz.
	
	O procedimento de instrução preliminar ou de formação de culpa do tribunal do júri deve, estando o réu preso, ser concluído em até cento e vinte dias.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202284497)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos Juizados Especiais Criminais,
		
	
	a composição dos danos civis, uma vez homologada judicialmente, formará título a ser executado no próprio juízo criminal.
	 
	se houver representação ou tratando-se de ação penal pública incondicionada, não pedidoo arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou de multa, a ser especificada na proposta.
	
	a condução da conciliação é privativa do Juiz de Direito.
	
	uma vez homologada, a transação não acarretará reincidência, mas formará título passível de execução no juízo cível.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202284449)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta quanto ao procedimento comum previsto no CPP.
		
	
	O juiz decidirá se realiza o interrogatório por videoconferência em razão de pedido do MP, não precisando fundamentar sua decisão.
	
	Caso a denúncia ou a queixa sejam manifestamente ineptas ou falte justa causa para a ação penal, deverá o réu ser absolvido sumariamente.
	
	Na audiência de instrução e julgamento, deverá proceder-se à tomada das declarações do ofendido e do réu, designando-se nova data para a inquirição das testemunhas e dos peritos.
	 
	Conforme a complexidade do caso, após a audiência de instrução e julgamento, poderá o juiz conceder às partes prazo de cinco dias sucessivamente para a apresentação de memoriais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202894874)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à prova no âmbito do direito processual penal, assinale a alternativa correta:
		
	
	A gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, ainda que ausente causa legal de sigilo ou de reserva da conversação, é considerada prova ilícita.
	
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, mesmo que a decisão judicial que a determine não esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	 
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, desde que a decisão judicial que a determine esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	De acordo com a jurisprudência firmada no STJ, o MP está autorizado, desde que para fins de instrução processual penal, a requerer, diretamente, sem prévia autorização judicial, a quebra de sigilo bancário ou fiscal dos agentes envolvidos em delitos sob investigação.

Outros materiais