Buscar

Exercícios sobre os tipos solidariedade sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios sobre os tipos solidariedade sociais
Questão 1
(UFU):
Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A solidariedade orgânica é própria dos “organismos” sociais pós-capitalistas.
b) A solidariedade mecânica é a forma de coesão própria das sociedades pré-capitalistas.
c) A solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções.
d) A solidariedade mecânica está assentada na semelhança de funções.
Questão 2
(UFU)
Sobre o significado de consciência coletiva na teoria durkheimiana, marque a alternativa correta.
a) Representa um conjunto de regras e valores sociais que se coloca acima das consciências individuais, estabelecendo uma coesão social fundada nas diferenças entre os membros da sociedade.
b) Representa o conjunto de crenças, hábitos e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, agindo sobre as consciências individuais e estabelecendo um padrão de comportamento.
c) Está intimamente relacionada à sociedade de grande divisão social do trabalho, sendo predominante no tipo de solidariedade orgânica, uma vez que estabelece um alto grau de conformidade e semelhanças a esse tipo de organização social.
d) Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.
Questão 3
Durkheim argumentou que foi diante da grande explosão populacional e do consequente aumento da “densidade moral”, ou seja, o aumento do contato entre diferentes valores e costumes que existiam nos diferentes grupos quando fragmentados, que a força de policiamento moral que as sociedades tradicionais possuíam diminuiu.
A que momento da história esses fatos relatados por Durkheim pertencem?
a) Revolução Gloriosa
b) Renascimento
c) Era medieval
d) Revolução Industrial
Questão 4
A solidariedade orgânica para Durkheim estaria pautada pela individualização do sujeito social. Em outras palavras, a fortificação das personalidades em detrimento da integridade da consciência coletiva. Quais foram os principais responsáveis por esse processo?
a) A nova lógica econômica industrial, a explosão demográfica e a crescente especialização do trabalho.
b) A secularização do mundo, o abandono da religião e a racionalização do trabalho.
c) As novas políticas neoliberais, a Revolução Francesa e o fortalecimento das religiões protestantes.
d) A explosão demográfica, a crescente especialização do trabalho e o estabelecimento do Estado laico na Europa.
Respostas
Resposta Questão 1
A resposta incorreta é a letra “d”. A solidariedade mecânica estava inserida na realidade das sociedades tradicionais, anteriores à modernidade, em que o consciente coletivo restringia as ações do indivíduo, que pautava suas decisões em favor das suas ações com as do seu mundo social. Isso resultava em uma coesão social muito mais forte e ao mesmo tempo em um policiamento muito mais rigoroso em relação ao comportamento do indivíduo, impossibilitando o desenvolvimento de personalidades de caráter individual, o que seria o ponto de diferenciação entre as organizações modernas e as tradicionais.
Resposta Questão 2
A alternativa “b” está correta. As sociedades tradicionais, segundo o autor, estavam estruturadas em torno de um agrupamento de valores que seriam comuns a todos aqueles que faziam parte do grupo. É importante, portanto, entendermos que o conceito de solidariedade no trabalho de Durkheim faz alusão à existência de uma consciência coletiva, um conjunto de valores, noções morais, ideias e costumes que são compartilhados entre os sujeitos de um grupo.
Resposta Questão 3
A resposta correta está na letra “d”. O início da Revolução Industrial marcou, para Durkheim, a transição das sociedades tradicionais para as sociedades modernas. Consequentemente, marcou também o período de transição entre os tipos de solidariedades sociais.
Resposta Questão 4
A resposta correta é a letra “a”. Durkheim argumentou que a nova lógica econômica industrial, a explosão demográfica e a crescente especialização do trabalho foram os grandes responsáveis pela transição entre as sociedades tradicionais e as sociedades modernas.

Outros materiais