Buscar

O Medo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Medo
Muitas teorias dizem que nossos medos eram instintos, como os medos do animais, mas com o tempo uma teoria diz que a origem do medo existe dois estímulos naturais, os ruídos fortes repentinos ou a perda de apoio.
Essa circunstancia que dá a origem aos medos, as crianças, por exemplo, compreendi não apenas o ruído e a perda, mas sim qualquer estimulo intenso, inesperado, repentino ou desconhecido, ou qualquer tipo de situação que tenha uma adaptação para a qual o organismo da criança não esteja preparado.
A criança não é afetada por muitas ocorrências que assustarão mais tarde, mas sim quando estiverem amadurecidas as suas capacidades de percepção e discriminação. Ao amadurecer a criança, algumas coisas afeta, em virtude da sua percepção mais profunda, onde há uma grande chance de surgir o medo quando o individuo tem suficiente conhecimento para reconhecer o perigo de uma situação.
Quando tentamos procurar compreender o medo de uma criança, devemos reconhecer que em geral, haverá muitos aspectos do que aqueles que veem a superfície. E com isso pode haver um conteúdo manifesto ou conteúdo oculto.
O medo mencionado pela criança pode ser representado por alguma ameaça externa ou por um distúrbio interno, um fato reconhecível quando uma criança menciona seus medos que tem pouca ou nenhuma base de realidade, como por exemplo, quando uma criança tem medo de fantasma, ou quando um aluno que tem notas ótimas tem medo de fracassar na escola.
Com a idade, mudanças de medos informados, pela criança foram encontradas também quando passam da metade da menicice para adolescência.
Muitas crianças tem medo do castigo ou do sentimento de culpa ou de remorso por erros cometidos no passado. Em um estudo feito com crianças do quinto e sexto ano, foi apresentado um questionário para assinalarem alguns itens, e muitos desses itens foi relacionado a punições, receber repreensões, entristecer seus pais, dizer mentiras ou fazer coisas mal feitas. Alguns medos específicos embora não possa ser identificados ou mencionados, costuma existir em crianças tímidas ou retiradas.
Num estudo feito com os medos da infância recordados por adultos, verificou que 804 medos relatados, mais de 40% desses medos ainda persiste na idade adulta.
Os adultos podem ter influencia diferente sobre o medo das crianças, por meio de manifestos evidentes e sutis dos seus medos, pode adulto ou não apenas surgir a criança a presença do perigo, mas também enfraquecer a convicção da segurança que ela tem sob a sua proteção.
Enquanto predominar o medo na sociedade em que vivemos, não há, provavelmente meios de poupar a criança o exemplo de medo dado pelos outros.

Outros materiais