Buscar

Remédios Jurídicos ou Constitucionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Remédios Jurídicos ou Constitucionais
Remédio constitucional ou remédio jurídico, são meios postos à disposição dos indivíduos e cidadão para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando sanar ilegalidades ou abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais.Este termo não é definido na legislação, apenas na doutrina. 
HABEAS CORPUS - sempre que alguém sofrer (HC Repressivo) ou se achar ameaçado de sofrer (HC Preventivo) violência ou coação em sua LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO, por ilegalidade ou abuso de poder. Pode ser impetrado pela própria pessoa, por menor ou por estrangeiro. Habeas corpus é também chamado de “remédio judicial ou constitucional”, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo. Existem dois tipos de habeas corpus: o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, e o habeas corpus liberatório.Art; 5º CF art 647 ha 667 CPP O HC NAO É UM RECURSO E SIM UMA AÇAO, DE IMPUGNAÇÃO DE NATUREZA PENAL QUE VISA A TUTELAR O DIREITO DE LOCOMOÇÃO.LESEIONADO OU AMEAÇADO DE ESAO.(REPRESIVO OU LIBERATORIO) ESTE HC GERAL ALVARA DE SOLTURA OU CONTRA MANDADO DE PRISÃO. 
PARTES ENVOLVIDAS 
QUALQUER PESSOA,NAO SE EXIGE CAPACIDADE POSTULATORIA.
SE FOR PESSOA JURIDICA NADA IMPEDO MAS SO EM FAVOR DE UMA PESSOA FISICA.
PACIENTE 
SO A PESSOA FISICA.
AUTORIDADE COATORA= AUT,PUBLICA OU PARTICULAR
HABEAS CORPUS É GRATUITO.
Art. 648. A coação considerar-se-á ilegal:
I - quando não houver justa causa;prisao por justa causa, nulidade do processo, ou ate mesmo quando ouver o transito julgado.(revers esta aula ) 
II - quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei;
III - quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo;
IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coação;
V - quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei a autoriza;
VI - quando o processo for manifestamente nulo;
VII - quando extinta a punibilidade.
Remédios Jurídicos ou Constitucionais
HABEAS DATA - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constante de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público,  serve também para retificação de dados, quando NÃO se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. A propositura da ação é gratuita e é uma ação personalíssima.O instituto do habeas corpus e do mandado de segurança completa o que poderiamos chamar de a santissima trindade de garantias do estado democratico de direito.
Com o objetivo de liberar o conhecimento de informação,possibilitando a sua retificação ou anotação,não encontrou o legislador constituinte ,para nomear o novo instituto,uma expressão melhor que habeas data – que traduz o conjunto de elementos que compoem as bases de dados (data) – com o significado de tome os dados da mesma forma que não achou outra melhor ara traduzir agarantia de liberdade de locomoção que habeas corpus,com o significado de tome o corpo.
Documentario 
Ética, Moral, Senso, Consciência, Valores e Juízo (Documentário "Juízo")
HABEAS DATA - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constante de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público,  serve também para retificação de dados, quando NÃO se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. A propositura da ação é gratuita e é uma ação personalíssima.
MANDADO DE SEGURANÇA - para proteger direito líquido e certo não amparado por HC ou HD, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Líquido e Certo: o direito não desperta dúvidas, está isento de obscuridades e qualquer pessoa física ou jurídica pode impetrar, mas somente através de advogado. 
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO - instrumento que visa proteger direito líquido e certo de uma coletividade, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Legitimidade para impetrar MS Coletivo: Organização Sindical, entidade de classe ou associa legalmente constituída a pelo menos 1 ano, assim como partidos políticos com representação no Congresso Nacional. Objetivo: defesa do interesse dos seus membros ou associados. 
MANDADO DE INJUNÇÃO - sempre que a falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode impetrar, sempre através de advogado. 
AÇÃO POPULAR - visa a anulação ou à declaração de nulidade de atos lesivos ao: Patrimônio Público, à moralidade Administrativa, ao Meio Ambiente, ao Patrimônio Histórico e Cultural. A propositura cabe a qualquer cidadão (brasileiro) no exercício de seus direitos políticos. 
DIREITO DE PETIÇÃO - visa defender direito ou noticiar ilegalidade ou abuso de autoridade pública. Qualquer pessoa pode propor, brasileira ou estrangeira.

Outros materiais