Buscar

Resenha Abril despedaçado imprimir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha Abril despedaçado
Taynara Firmo Ramos Melo�
O filme retrata um lugarejo chamado Riacho das almas onde mora as famílias Breves e Ferreiras. Como explica o menino o riacho secou e só sobraram as almas. As duas famílias Breves e Ferreira são rivais e marcadas por uma tradição de uma camisa ao vento e a espera do sangue amarelar.
Essas duas famílias possuíam uma rivalidade de terra, esta tradição era passada de geração em geração, o filho mais velho de uma família matava o outro da família rival. A camisa do filho que morria deveria ficar pendurada ao vento quando o sangue amarela-se o filho mais velho deveria fazer "justiça" para sua família.
A camiseta era dada como um período de trégua entre as famílias o que seria para o direito "vacatio legis", fica perceptível que não há no Riacho das almas o poder de policia sendo assim o pai de família é o legislador, e a ideia de vingança baseada na lei do Talhão, pois quando um filho de uma família morre deve-se matar o filho da outra família o mesmo acontecia no direito romano.
Ficam perceptível as repetições marcadas pela bolandeira e o boi que mesmo não estando amarrado continua andando em círculos e não chega á lugar algum. Mostra-se também o poder que possui a literatura o menino ganha um livro e ele acaba não querendo mais trabalhar.
Em suma o filme é bastante interessante e o seu final surpreendente, mostra um Brasil marcado pelos costumes e que em muitas regiões não possuía poder de policia muitas partes do filme pode ser analisada pelo direito assim como a utilização do costume na falta de legislação específica de uma determinada região. 
� Acadêmica da primeira fase do curso de Direito da Católica de Santa Catarina, participante do projeto PROINPS sobre a Desmistificação da Linguagem jurídica, técnica em contabilidade pela Faculdade Cenecista de Joinville.

Outros materiais