Buscar

apol 05 gestao estrategica nota 100 CLERIO FRASSAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CLERIO ANTONIO FRASSÃO - RU: 1202667 Nota: 100 PROTOCOLO: 201610241202667CD5893 Disciplina(s): Gestão Estratégica
Questão 1/5 - Gestão Estratégica
Bernadinho, técnico da seleção brasileira de vôlei é reconhecido por ser um líder turrão. Sempre cobrando dos atletas. Uma vez ele até cortou o jogador Ricardinho da seleção, ele disse que cortou o atleta pensando no futuro da equipe e acrescentou que Ricardinho vinha de uma temporada desgastante pela seleção. Tal atitude gerou um conflito na seleção masculina de vôlei, às vésperas da estreia da equipe nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Quando questionado, Bernardinho disse: “a estratégia é moldada por dominação e política”.
 Neste caso, o processo de formulação de estratégia da organização “Seleção de Vôlei” é:
Nota: 20.0
	
	A
	a escola cultural.
	
	B
	a escola do poder.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois podemos ver que para a organização (seleção de Vôlei) a formulação de estratégia se dá no processo do poder. A alternativa (a) está errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo coletivo; a alternativa (c) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo reativo; a alternativa (d) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo emergente; e por fim, a alternativa (e) é errada, pois a formulação de estratégia se dá com um processo de transformação.
	
	C
	a escola ambiental.
	
	D
	a escola de aprendizado.
	
	E
	a escola de configuração.
Questão 2/5 - Gestão Estratégica
A Alexander’s VI, empresa produtora de vinho, localizada na Serra Gaúcha, após o falecimento de seu fundador, o sr. Francesco Ferrara passou a ser comandada por ser filho Giancarlo Ferrara. Em um evento comemorativo ele foi questionado qual processo a empresa usa para formular sua estratégia e ele respondeu que a formulação se dá a partir das perspectivas coletivas.  
 Neste caso, o processo de formulação de estratégia da Alexander’s VI é:
Nota: 20.0
	
	A
	a escola cultural.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois na resposta do Giancarlo, podemos ver que para a empresa a formulação da estratégia se dá como um processo coletivo. A alternativa (b) é errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo negociação; a alternativa (c) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo reativo; a alternativa (d) está errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo emergente; e por fim, a alternativa (e) é errada, pois a formulação de estratégia se dá com um processo de transformação.
	
	B
	a escola do poder.
	
	C
	a escola ambiental.
	
	D
	a escola de aprendizado.
	
	E
	a escola de configuração.
Questão 3/5 - Gestão Estratégica
Avalie as asserções abaixo:
 A formulação de estratégia é um processo de interação social baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização. 
PORQUE
 Um indivíduo adquire essas crenças por meio de um processo de aculturação ou socialização, o qual é em grande parte tácito e não verbal, embora seja, às vezes, reforçado por uma doutrinação mais formal
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira justificando o processo consciente da formulação da estratégia da escola do design; a alternativa (a) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-justificativa; já a alternativa (b) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (c) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Questão 4/5 - Gestão Estratégica
A Varig, fundada no Rio Grande do Sul da década de 20 (sob o nome de Viação Aérea Rio Grandense), cresceu e se destacou como uma sólida empresa nas mãos de Rubem Berta (hoje no ramo de clínicas e avenidas). Os pilares desse crescimento foram o respeito (e a fartura) para com o cliente e, com os funcionários, o intenso treinamento técnico e humano, fornecendo todos os subsídios necessário para trabalhar. A estrutura era invejável, acolhendo todos.
A falência, claro, tem várias explicações e uma delas é a força da mudança ambiental que mudou o paradigma dos serviços de bordo, com isso a empresa. Hoje nos surpreendemos com “amendoim e bolacha” a vontade. E só. O espaço entre as poltronas foi diminuído. O avião deixou de ser uma ocasião especial, um luxo, e passou a ser rotina para muita gente. Isso é ruim? De forma alguma. É apenas outro modelo de negócio, no qual tudo é mais prático e rápido. Antes, o ápice era a viagem. Hoje, é partir e chegar. De preferência sem atrasos. 
 
TOOGOOD, Frank. Varig, da excelência à falência: o que deu errado? Disponível em: < https://ideiafix.wordpress.com/2013/03/21/varig-da-excelencia-a-falencia-o-que-deu-errado/>. Acesso em 24 nov. 2015. [adaptado]
 
Neste caso, o processo de formulação de estratégia a qual a Varig estava inserida é da:
Nota: 20.0
	
	A
	a escola cultural.
	
	B
	a escola do poder.
	
	C
	a escola ambiental.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois podemos ver que a Varig estava sob o prisma formulação de estratégia se dá no processo reativo. A alternativa (a) está errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo coletivo; a alternativa (b) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo de negociação; a alternativa (d) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo emergente; e por fim, a alternativa (e) é errada, pois a formulação de estratégia se dá com um processo de transformação.
	
	D
	a escola de aprendizado.
	
	E
	a escola de configuração.
Questão 5/5 - Gestão Estratégica
A maior parte dos fracassos das estratégias organizacionais não é a estratégia em si, mas sua má execução da estratégia”. O BSC busca ideias que direcionem a melhoria do desempenho operacional da estratégia, ou seja, sua execução, implantação, controle e acompanhamento, sendo que para tanto criaram dois conjuntos teóricos que envolvem. Um BSC que inclua metas estratégicas e financeiras de desempenho é uma abordagem conceitual forte para avaliar o desempenho geral de uma empresa, porque
Nota: 20.0
	
	A
	medidas de desempenho financeiras refletem os resultados de decisões anteriores e atividades organizacionais, já as medidas estratégicas de desempenho são os principais indicadores de desempenho financeiro futuro da empresa.
 
Você acertou!
No BSC os indicadores são utilizados nas organizações como instrumentos de gerenciamento organizacional, seja da estratégia, dos planos, programas, projetos ou processos organizacionais. Um indicador é uma representação quantificável de uma determinada característica, seja uma característica qualitativa, quantitativa ou de desempenho, que fornecem subsídios para o acompanhamento e avaliação da estratégia, facilitando a tomada de decisão e a priorização de ações.
	
	B
	implica colocar igual ênfase na boa execução da estratégia e boa execução do modelo de negócios.
	
	C
	uma abordagem baseada no BSC leva os gestores para evitar a fixação de objetivos que refletem os resultados das decisões do passado e as atividades organizacionais e, ao invés, para definir objetivos que servirão como indicadores avançados do futuro desempenho financeiro de uma empresa.
	
	D
	auxilia os gestoresem colocar aproximadamente igual ênfase no curto prazo e metas de desempenho a longo prazo.
	
	E
	os gestores focam em colocar ênfase na igualdade de objetivos financeiros e estratégicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes