Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		Avaliação: GST0581_SM_201602225941 V.1   
	 RETORNAR À AVALIAÇÃO
	Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
	 1a Questão (Ref.: 201602485837)
	Como um primeiro passo, os profissionais de marketing devem entender as necessidades e os desejos dos clientes e o mercado no qual atuam. Marque a opção que melhor representa os conceitos básicos de cliente e mercado.
		
	
	apenas necessidades, desejos e demandas, valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
	
	necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
	
	necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos.
	
	apenas necessidades, desejos e demandas, ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação.
	
	ofertas de mercado (produtos, serviços e experiências), valor e satisfação, trocas e relacionamentos e mercados.
	
	 2a Questão (Ref.: 201602499904)
	Quando da proclamação das Funções Básicas das Organizações, por Henry Fayol, a função Marketing ainda não havia sido citada, dixando de fazer parte da seleta lista das funções essenciais para que uma empresa pudesse alcançar seus objetivos. Atualmente, o Marketing ocupa um lugar especial na sociedade organizacional, sendo uma função aplicada:
		
	
	a empresas de serviços, ou seja, produtos intangíveis.
	
	a organizações empresariais que queiram sobreviver às diversas ações da concorrência;
	
	às empresas que tenham um produto com forte competitividade;
	
	a empresas que oferecem produtos tangíveis;
	
	a qualquer empresa ou organização, com ou sem fins lucrativos;
	
	 3a Questão (Ref.: 201602851978)
	No processo de evolução do Marketing dos ítens abaixo não correspondem à fase "orientação para o produto"?
		
	
	Predominou nas empresas até as primeiras décadas do século XX
	
	Segue a lógica do fabricante e não do consumidor
	
	A ênfase está no que o fabricante tem a oferecer
	
	Utiliza-se de todos os instrumentos de Marketing de forma integrada
	
	Nenhuma preocupação com o consumidor ou cliente
	
	 4a Questão (Ref.: 201602843301)
	A integração dos canais de venda online e offline da empresa Alfa é um dos grandes diferenciais para o sucesso da rede no Brasil, considerada hoje a maior no setor de produtos esportivos da América Latina. Com um sistema de gerenciamento integrado e nova plataforma de e-commerce, os consumidores têm opções de pesquisar na loja física, comprar na virtual e, se preciso for, trocar o produto nas lojas instaladas nos shoppings. O formato diferenciado é uma das chaves de sucesso da empresa, segundo a Diretora de Marketing. "A empresa começou em 1981, com uma loja em Belo Horizonte, Minas Gerais, e hoje está em 23 estados do Brasil, e no Distrito Federal, além de contar com loja virtual. Fazemos sempre treinamento em todas as lojas e hoje o consumidor pode transitar entre o online e o offline da forma como quiser.", diz. O grupo também se equilibra unindo o branding ao retail, que é o trabalho de construção da marca e sua visibilidade no varejo, por intermédio de campanhas e ofertas nos meios de comunicação. Outra aposta da empresa é o patrocínio a eventos esportivos e a atletas. Em 2011, foram 100 ações focadas no esporte. Como estratégia de comunicação e marketing, todas as ações que levem o nome da empresa são contadas por centímetros. Além disso, os consumidores são peças importantes na hora de pensar em novos desafios. ¿É importante ouvir o cliente; com base em suas opiniões podemos atendê-lo cada vez melhor. Essa troca é muito importante e esse canal de mão dupla também é uma forma muito natural de levar a paixão do esporte a todo brasileiro¿, pontua a Diretora de Marketing. Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). Com base na situação descrita acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os consumidores brasileiros que optam pela compra online de produtos, geralmente exigem que as empresas desenvolvam canais físicos para atendê-los. PORQUE II. Se, de um lado, a estabilidade econômica, o aumento do poder aquisitivo das classes sociais, aliadas a um maior acesso à informação "Internet, participação em redes sociais" possibilitam que os consumidores identifiquem a forma mais adequada de atender suas necessidades, de outro, as empresas têm identificado que as mudanças nesses segmentos estão limitadas por aspectos como a falta de confiança nos fornecedores (prazos e entregas), a impossibilidade de troca simplificada de produtos e a segurança nos pagamentos online. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201602818239)
	Embora seja o modelo de Marketing mais utilizado para a compreensão das áreas de atuação e decisão de uma organização no intuito de dirigir sua oferta ao mercado, o modelo dos 4 P¿s não é o único modelo utilizado: existem também o modelo dos 4 C¿s, e dos 4 As. O modelo dos 4 C¿s foi desenvolvido pelo Prof. Robert Lauterborn na década de 80 na Universidade da Carolina do Norte e busca entender a oferta da empresa à partir da ótica do consumidor. Sua perspectiva é o foco do cliente. Marque abaixo o único ¿C¿, que não condiz com esse processo.
		
	
	Comunicação
	
	Custos
	
	Conceito
	
	Conveniência
	
	Cliente
	
	 6a Questão (Ref.: 201602816169)
	No que se refere aos 4'As, marque a opção que se refere o seguinte conceito: " Processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise".
		
	
	Avaliação
	
	Adequação
	
	Ativação
	
	Análise
	
	Adaptação
	
	 7a Questão (Ref.: 201602814637)
	A Alfaiataria Lord é um negócio familiar de quase 80 anos, com atuação no mercado da cidade de São Paulo. Ela é uma referência entre os próprios concorrentes, pois seus ternos são reconhecidos por seu corte e acabamento "impecáveis", de acordo com recente matéria publicada em uma revista especializada em moda. O atual gestor da Alfaiataria Lord é o bisneto do fundador do negócio. Ele planeja ir além do tradicional público atendido há décadas, composto por executivos, políticos e demais clientes que se dispõem a pagar até R$ 10.000,00 por um terno. Entre seus planos, está a abertura de uma segunda marca para atender clientes que habitualmente compram ternos prontos em lojas de varejo, mas que pretendem dispender entre 30% a 40% a mais por um terno sob medida. Essa segunda marca tem o nome provisório de Custom. 
Considerando esse caso à luz do conceito de segmentação de mercado, todas as conclusões abaixo estão coerentes, EXCETO:
		
	
	A sustentação da marca Alfaiataria Lord está em três principais variáveis: o perfil psicográfico dos clientes, as características socioeconômicas dos clientes e o valor agregado que a imagem da cidade de São Paulo propicia à marca.
	
	A Alfaiataria Lord poderia absorver os novos clientes identificados pelo atual gestor do negócio, pois os clientes tradicionalmente vinculados a essa marca poderiam, aos poucos, migrar para os produtos com características mais acessíveis.
	
	A marca Custom parece estar focalizada em um público com perfil menos conservador, mais jovem e que está em processo de ascensão socioeconômica, em busca de alternativas de compra mais sofisticadas do que aquelas oferecidas pelas lojas de varejo.A decisão de criar uma segunda marca é recomendável e prudente, pois isso evitaria que clientes de segmentos distintos pudessem gerar conflitos na identidade e na imagem da tradicional marca Alfaiataria Lord. 
	
	Psicograficamente, tanto a marca Alfaiataria Lord quanto a marca Custom devem atender a desejos, valores e estilos de vida que fazem parte do imaginário de seus clientes, considerando as especificidades de seus respectivos segmentos atendidos.
	
	 8a Questão (Ref.: 201602516204)
	Em uma reunião com profissionais de marketing, o presidente de uma rede de supermercados apresentou o plano estratégico para os próximos 4 anos. A principal ação destacada pelo presidente foi a expansão pulverizada da rede, por meio da abertura de 20 novos supermercados de bairro até o final do quarto ano.
Após sua apresentação, o presidente ouviu as seguintes três avaliações:
Funcionário A - "Esse plano se concentra em uma estratégia de segmentação geográfica, priorizando a expansão por microrregiões".
Funcionário B - "Também devemos assinalar a importância de cruzar a análise geográfica com a análise socioeconômica da região".
Funcionário C - "Por sorte as questões demográficas não precisam ser analisadas, pois o retrato socioeconômico já nos fornecerá informações suficientes sobre os mercados dessas microrregiões".
Considerando essas três avaliações, podemos concluir corretamente que: 
		
	
	Todos os funcionários foram impertinentes e imprecisos em suas avaliações.
	
	Tecnicamente, apenas o Funcionário B foi preciso em sua avaliação.
	
	Apenas o Funcionário B foi coerente em sua avaliação.
	
	Os funcionários A e B foram imprudentes e precipitados em suas avaliações.
	
	Apenas o Funcionário C apresentou uma avaliação frágil e enviesada.
	
	 9a Questão (Ref.: 201602263659)
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os métodos para a diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, serviços, rede de fornecedores ou outras dimensões.
	
	A diferenciação produz margens mais altas com as quais é possível lidar com o poder dos fornecedores.
	
	A diferenciação ameniza o poder dos compradores, dado que lhes faltam alternativas comparáveis, sendo, assim, menos sensíveis aos preços.
	
	A diferenciação proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores com relação à marca como também à consequente menor sensibilidade ao preço.
	
	A diferenciação não é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela não cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201602258863)
	"Em agosto de 2008 a Claro passou a ser a segunda colocada no segmento de telefonia móvel no Brasil. Segundo a Anatel a empresa ultrapassou a TIM, alcançando um número superior a 25% de market share. A empresa está em busca da liderança de mercado, que atualmente pertence à Vivo, e para isso aposta no pioneirismo e na inovação. Exemplo disso foram as ações realizadas em relação à portabilidade, apoiando os consumidores na livre escolha de sua operadora de celular, e a tecnologia 3G, sendo a primeira a operar nessa modalidade no país." (Revista Marketing, fev./2009)
Com base nesse trecho de reportagem da Revista Marketing, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	a Claro se posiciona com a Desafiante de Mercado, pois utiliza estratégias de ataque frontal em relação à empresa líder de mercado.
	
	A aposta da Claro em diferenciais embasados em pioneirismo e inovação em relação ao ocupante da primeira posição de mercado é característica de fundamental importância para uma empresa que quer alcançar a liderança da categoria.
	
	A Vivo é por definição absoluta a Líder de Mercado, pois detém o maior percentual de market-share tornando-se o alvo dos demais concorrentes.
	
	Não podemos classificar a TIM como seguidora de mercado por não ocupar mais a vice-liderança.
	
	A TIM torna-se uma Ocupante de Nicho de Mercado ao passo que perde posição para a Claro.
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais