Buscar

av1 antropologia cultural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Avaiação Parcial: SDE0636_SM_201603421408 V.1 
	 
	
	Matrícula: 
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 25/10/2016 08:26:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603694495)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Etnomusicologia é "é a ciência que objetiva o estudo da música em seu contexto cultural ou o estudo da música como cultura". Podemos dizer que ela é um sub-campo de uma ciência, qual seria?
	
	
	
	Antropologia Biológica
	
	Linguística
	 
	Antropologia Cultural
	
	Arqueologia
	
	Etnologia
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603592123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A divisão da Antropologia, em diferentes áreas e em sub-campos, é ordenada de uma maneira prática e se constitui de uma conseqüência da amplitude do seu objeto de estudo. Nesse sentido, a Antropologia da Música e Etnomusicologia, Antropologia das Religiões, Mitologia, Antropologia histórica, Antropologia Lingüística, Etnografia e Etnologia, são sub-campos de que área da Antropologia?
	
	
	
	Arqueologia
	
	Antropologia Botânica
	
	Antropologia Biológica
	 
	Antropologia Social
	
	Linguística
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603668905)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a diferença entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais, é correto afirmar que:
	
	
	 
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	 
	a matéria-prima da ciência social, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que não podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
	
	a matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que não se repetem e não têm uma constância verdadeiramente sistêmica, fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604172944)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da produção de conhecimento humano sobre o mundo, destaca-se o conhecimento científico. Este pode ser dividido em duas grandes áreas: as ciências naturais e as ciências sociais. Sobre essas formas de conhecimento científico é correto afirmar que:
	
	
	
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações simples e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	
	a matéria-prima das Ciências Naturais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	 
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e, ainda, com sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604172970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana. Sobre este aspecto, marque a única opção correta:
	
	
	
	a sociedade expressa os valores e ideologias que fazem parte da realidade social; enquanto a cultura, indica o conjuntos de ações padronizadas.
	
	a cultura indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	 
	a sociedade indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	a cultura indica o conjuntos de ações naturais; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da natureza.
	
	a sociedade nega o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, afirma os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604172986)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	DaMatta (2000) afirma que o conceito de Sociedade foi o último a surgir no campo das Ciências Sociais e da Antropologia, pois é fácil ter-se uma perspectiva do universo humano como constituído de categorias e grupos necessariamente relacionados, todos tendo relação com todos num jogo complexo que constitui dinâmica da vida coletiva. Assim, podemos dizer que:
	
	
	
	o conceito de cultura (e de cultural) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, buscando interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	 
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é concretamente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, interligando seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultrual) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	
	
	 7a
Questão (Ref.: 201604040239)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Observe as afirmativas abaixo e responda: I - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias evolucionistas, que dividiam as sociedades em primitivas e civilizadas. II - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias do estruturalismo, que classificavam as sociedades de acordo com sua estrutura geográfica. III - a ideia de que os povos do hemisfério norte são superiores aos do hemisfério sul nos remetem às teorias funcionalistas, que definiam a superioridade de uma sociedade em função do clima.
	
	
	
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente a opção II está correta.
	
	As opções I e II estão corretas.
	
	As opções II e III estão corretas.
	 
	Somente a opção I está correta.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604040299)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Claude Lévi-Strauss (1908 - 2009) Um dos grandes pensadores do século 20, Lévi-Strauss tornou-se conhecido na França, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma família judia francesa intelectual, estudou na Universidade de Paris. 
De início, cursou leis e filosofia, mas descobriu na etnologia sua verdadeira paixão. No Brasil, lecionou sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo, de 1935 a 1939, e fez várias expedições ao Brasil central. É o registro dessas viagens, publicado no livro "Tristes Trópicos" (1955) que lhe trará a fama. Nessa obra ele conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do Brasil. O antropólogo passou mais da metade de sua vida estudando o comportamento dos índios americanos. O método usado por ele para estudar a organização social dessas tribos chama-se:
	
	
	 
	Evolucionismo
	 
	Estruturalismo
	
	Culturalismo
	
	Funcionalismo
	
	Marxismo
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604179424)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma das discussões mais importantes de nossa disciplina é sobre o conceito de cultura. Sobre ele podemos dizer que é correto afirmar que
	
	
	 
	a cultura prevalece sobre os determinismos biológico e geográfico.
	
	as características biológicas são determinantes das diferenças culturais entre os homens.
	 
	o ambiente físico explica a diversidade cultural e os diferentes comportamentos.
	
	as divergências genéticas ou geográficas incidem sobre as características biológicas.
	
	os diferentes comportamentos se dão por transmissão genética ou do ambiental.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604052291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que a cultura é ao mesmo tempo aquilo que singulariza e distingue o ser humano. Singulariza porque é algo exclusivo do homem. Distingue porque cada povo tem sua própria caracterização cultural. Sobre o conceito antropológico, é correto dizer:
	
	
	 
	a cultura é o conjunto de saberes adquiridos e compartilhados pelos homens em sem processo histórico
	
	a cultura humana corresponde a todo comportamento natural do homem em sociedade, como por exemplo, usar roupas.
	
	as culturas humanas obedecem um processo natural de transmissão
	
	nem todos os povos humanos possuem cultura. Alguns vivem de modo natural, como os povos indígenas
	
	a cultura é decorrente de um processo instintivo do ser humano, sendo hereditariamente transmitido de pai para filho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando