Buscar

etica profissional8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

George Berkeley é um representante da escola empirista inglesa (associacionismo) e dedicou-se dentre outros temas ao estudo da percepção. Um problema aparente nos estudos de Berkeley era a relação do Ser e Ser Percebido e do princípio de que Ser, é Ser Percebido. Como explicar a existência de uma cadeira e uma mesa na cozinha quando ninguém está em casa para percebê-la? A percepção também foi um objeto de estudo da escola da Gestalt na Alemanha, mas diferente da abordagem filosófica de Berkeley, esta dispunha de outra abordagem e métodos científicos, por exemplo, o estudo dos componentes da percepção como proximidade, semelhança e fechamento, através de experimentos. Marque a opção correta:
	
	
	
	Observamos em Berkeley as especulações filosóficas necessárias para a evolução dos alicerces necessários para o surgimento de uma psicologia científica e esta se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.
	
	A psicologia científica se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise, pois esses sistemas teóricos passaram a produzir em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição, suas teorias.
	
	A psicologia cientifica nasce a partir de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século XX, Wundt preconiza a Psicologia sem alma.
	
	A psicologia científica constituiu-se de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia científica nasce com Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	 
	A psicologia científica constituiu-se basicamente de três escolas: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. A psicologia científica tem seu marco fundante em Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604166189)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
	
	
	
	Insight
	 
	Reforço
	
	Associacionismo
	
	Positiva
	
	Modelagem
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604037678)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
	
	
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	 
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603732479)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades, atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um, englobando interação, organização, e individualidade, fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso, em equilíbrio permite que entendamos o conceito:
	
	
	 
	da personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir.
	
	de personalidade que designa, de maneira muito geral, a unidade coletiva do comportamento e do seu fundamento interno, sendo este do foro individual e psicológico do indivíduo.
	
	abstrato, utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades instáveis de um indivíduo que o caracterizam e sempre o diferenciam dos outros.
	
	do perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos só intrinsecamente.
	
	de personalidade como sistema de referência, nem sempre como totalidade e como conexão articulada de todos os processos e estruturas da constituição psíquica individual.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603671261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Hereditário e assimilado. A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser :
	
	
	
	Adquirido e internalizado.
	
	Internalizado singular.
	 
	Congênito ou adquirido.
	
	Adquirido e percebido.
	
	Assimilado e congênito.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604142649)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a Lei de Saúde Mental (lei 10.216), aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, caracterizada pela mudança do modelo de atendimento das demandas da saúde mental, por exemplo, criando os Centros de Atenção Psicossociais . Considerando as sentenças apresentadas, marque a opção de resposta correta.
I O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando na dimensão social do paciente.
II O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando no atendimento clínico e na singularidade do paciente.
III O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, mas muda a lógica das intervenções clínicas focando na dimensão social e psicológica do paciente.
IV O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, com foco no atendimento clínico interdisciplinar (psiquiatras e psicólogos), mas parece deixar de lado a dimensão social, foco da atenção do Serviço Social.
	
	
	 
	Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	Apenas a alternativa IV é verdadeira
	
	As alternativas III e IV estão corretas
	
	Apenas a alternativa II é falsa
	
	Apenas a alternativa IV é falsa
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603661651)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um programa de televisão realiza entrevista com adolescentes louras, fazendo perguntas em que não existe uma resposta certa. Após a resposta, geralmente errada, colocava o som de um burro relinchando. Tal programa estava procurando confirmar a idéia de que ¿toda loura é burra¿. De acordo com o texto acima podemos destacar:
	
	
	
	Ideologia inconsciente e questões de gênero.
	
	Ideologia e preconceito.
	
	Questões de gênero e discriminação.
	 
	Preconceito e discriminação.
	
	Preconceito e insatisfação.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603661652)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase com as expressões que forem mais adequadas à compreensão desta afirmativa: O preconceito está para ________________ assim como a discriminação está para ______________________.
	
	
	
	A opressão/a tolerância.
	
	Opressão e a segregação.
Uma ação injusta e atitude favorável
	 
	Uma atitude desfavorável/um ato injusto
	
	A tolerância / a opressão
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604095410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a união estável como entidade familiar e a família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes (Barbosa, 2001 e Fachin, 1999). A Constituição Federal de 1988 descreve em seu artigo 226: I - ¿§4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes¿. II - ¿§5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.¿ III - ¿§6º Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.¿ Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Somente a afirmativa II está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604137456)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Barbosa (2001) , o casamento era visto como um vínculo indissolúvel entre os cônjuges e no período da República somente era reconhecido o casamento civil. A lei civil que pautava a sua orientação, no sentido de ser família somente aquela constituída pelo casamento, em 1934, transforma-se em norma constitucional. Mas, anterior a Constituição Federal de 1988:
I - O matrimônio era o único laço legítimo e legal de constituir família e somente quem era ligado por tal vínculo tinha a proteção do Estado.
II - O casamento repousava sobre o nítido interesse procriativo e de continuidade da família.
III- Ao se casar, a mulher tornava-se capaz de gerir a própria vida, o que lhe conferia uma posição igualitária em relação ao marido.
De acordo com o contexto acima, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas a alternativa III está correta
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	 Gabarito Comentado.
	
	Se os atos éticos estão atravessados pelas diversas visões de mundo dos in-divíduos, é certo então, que diferentes concepções de ética encontram-se presentes ao longo do processo histórico de institucionalização das profissões. No caso do Serviço Social, que tem um lugar especifico na:
	
	
	
	Função social do trabalho.
	 
	Divisão social e técnica do trabalho.
	
	Vinculação profissional e institucional do trabalho.
	
	Inclusão institucional e técnica do trabalho.
	
	Estrutura social e institucional do trabalho
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603624823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como se refere o filósofo Leandro Konder (2010 :36) ¿A realidade é sempre mais rica que o conhecimento que temos dela. A totalidade é mais que a soma das partes que a constituem". O que podemos depreender desta afrimação?
	
	
	
	A totalidade de realidade implica na soma de sua partes.
	 
	A realidade deve ser compreedida em sua totalidade.
	
	Pensar a realidade como um todo e negar as suas partes.
	
	Pensar a realidade exige uma de análise funcional das partes que a integram.
	
	Uma visão fragmentada da realidade favorece a sua análise.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603624851)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Raras são as pessoas que não se deixam intoxicar pelo cotidiano. Raras são as pessoas que rompem com ou o suspendem, concentrando todas as suas forças em suas atividades que as elevem deste mesmo cotidiano e lhes permitam a sensação e a consciência dos ser homem total, em plena relação com o humanos e a humanidade de seu tempo¿ (Carvalho,2007, p.23)¿. Sobre esta afirmação seria INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	Os homens agem na vida cotidiana e esta ação significa responder ativamente, ou seja, existe uma relação direta entre pensamento e a ação
	
	Apesar do cotidiano mobilizar o homem, este responde ao somatório dos fenômenos que comparecem em cada situação precisa, sem considerar as relações que os vinculam.
	
	Na cotidianidade, o homem se põe numa superficialidade fluida, ativa e receptiva que mobiliza a sua atenção.
	 
	A cotidianidade é insuprimível e garante ao homem a percepção da totalidade da realidade social.
	
	A vida cotidiana se caracteriza por uma heterogenidade hierarquizada que pode ser explicada como uma sucessão linear de gestos , atos e atividades repetidas no dia a dia ¿ o que chamamos de ¿rotina¿.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604177201)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os conhecimentos acerca da ética é correto afirmar:
	
	
	
	pauta parâmetros exclusivamente profissionais
	 
	não é apenas uma questão acadêmica, mas é também uma necessidade para a convivência social.
	
	Surgiu apenas no século XXI
	
	está fundamentada apenas no senso comum
	
	é um saber estritamente profissional
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604037205)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito ao que se constitui como dever do Assistente Social com os usuário: I. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucionais, como um mecanismo indispensáveis a participação dos usuários. II. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor. III. Participar da elaboração e gerenciamento das políticas sociais e da formulação e implantação de programas sociais. IV. Contribuir para a participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.
	
	
	
	I.
	 
	I e IV.
	
	I e III.
	
	I, II e III.
	
	IV.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604159278)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O assistente social não tem a tradição de ser um profissional liberal. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráter patronal, empresarial ou estatal, que demandam essa força qualificada e a contratam. Esse processo de compra da força de trabalho em troca de um salário compromete:
	
	
	 
	A autonomia profissional.
	
	A inserção institucional.
	
	A capacitação profissional.
	
	A eficiência profissional.
	
	A ideologia profissional.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603625171)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Marilda Villela Iamamoto, a consolidação de um projeto ético político deve reconhecer:
	
	
	
	A possibilidade de transformar a sociedade mediante práticas democráticas.
	 
	A necessidade de conciliar interesses de classes e reafirmar os valores das classes trabalhadoras.
	
	A necessidade de entender que as classes dominantes é que determinam que a classe subalterna deve obedecer às decisões por eles tomadas.
	
	A ideologia do mercado como uma prática presente no processo de reprodução das relações sociais.
	 
	A liberdade como valor ético central e a defesa intransigente dos direitos humanos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603625117)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O crescimento e a diversificação dos novos movimentos sociais, no início da década de 80, além de ter impulsionado o processo de redemocratização dos
país, também trouxe para o debate político questões, que até então eram relegadas a um nível de discussão mais localizada, menos abrangente. Como este período pode ser caracterizado?
	
	
	 
	Um período marcado pela organização de parcelas da sociedade civil na luta pela conquista de seu direitos.
	
	Um período de grande efervescência de um moralismo abstrato
	
	Um período onde a autoridade e o estado não são questionados.
	
	Um período de repressão e controle social.
	
	Um período onde se tentava frear a organização da classe trabalhadora.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604049695)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Código de _____________atendeu às expectativas profissionais num determinado momento da profissão e da sociedade brasileira. Tal como foi elaborado, não se  adequaria à proposta atual da profissão. Assinale a opção CORRETA que completa a lacuna:
	
	
	
	2010.
	 
	1947.
	
	1997.
	
	1993.
	
	2000.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604049687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Código de ética de ___________________ está inserido no seguinte contexto sócio-histórico do desenvolvimento dos anos JK e a construção de várias obras no sentido de desenvolver e modernizar o Brasil. A frase do momento, segundo Dantas (1999, p. 261) era ¿Pra frente Brasil¿. Assinale a opção CORRETA que completa a lacuna:
	
	
	
	1991
	
	1993.
	
	2000.
	 
	1965.
	
	1986.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreendê-la em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. (Antonio Nóvoa). A fala poética de Antonio Nóvoa reproduz um conceito bastante interessante relacionado a análise comportamental. ...A maneira de ser e a maneira de ensinar... se constituem como formas de comportamento. Considerando que o professor em sala de aula, emite respostas, e estas produzem alterações no ambiente, na ocasião de alguém lhe fazer uma pergunta, e sua resposta for precisa (não deixando dúvidas ao interlocutor), é bem provável que na próxima vez que lhe fizerem a mesma pergunta, o professor responda da mesma forma. Considerando as teorias behavioristas, tal situação expressa à ideia do:
	
	
	
	Modelagem: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor através do reforço.
	 
	Insight: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
	
	Reforço: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
	
	Insight: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou.
	 
	Reforço: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603695596)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma criança nasce sem qualquer conhecimento. E quando uma criança nasce a primeira coisa da qual ela se torna consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é o outro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. O nascimento é isso. A criança não sabe quem ela é, ela simplesmente sabe o que os outros pensam a seu respeito. Assim, esta instancia, de acordo com Freud, caracteriza:
	
	
	
	o Superego,a voz da repressão, que nos impõe valores
	 
	o Ego que desenvolve-se no decorrer da vida da pessoa.
	
	um conteúdo referindo-se a exigências sociais e culturais.
	
	o Id que, contém os impulsos inatos, as inclinações mais elementares do indivíduo.
	
	o Ego que não é socializado
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604190823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
	
	
	 
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604035648)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a promoção da saúde mental, identifique, entre as características abaixo, aquela que se refere ao modelo preventivista de tratamento:
	
	
	
	Objetivo terapêutico da doença mental.
	
	Tem como objeto a doença mental.
	 
	Uso do hospício como espaço de tratamento
	
	Tem como agente de tratamento o doente mental
	 
	Uso de equipes comunitárias como agente profissional
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604143293)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise o enunciado e marque dentre as opções de resposta a alternativa correta: Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade, está alternativa é:
	
	
	
	Verdadeira, pois abusos emocionais, sexuais, negligência, ausência de afeto, negligência na infância não são favoráveis para a constituição saudável do ego e tais indivíduos desenvolvem algum tipo de sociopatia, possuem tendência para timidez e dificuldades nas relações interpessoais.
	
	Falsa, pois não existe nenhuma relação entre abusos da infância e os transtornos de personalidade
	 
	Falsa, pois não necessariamente traumas da infância acarretam em algum tipo de transtorno de personalidade. A hipótese da etiologia do transtorno de personalidade envolve não apenas traumas da infância, mas também disfunções cerebrais ou traumas neurológicos e Predisposição Genética.
	
	Falsa, pois o transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
	
	Verdadeira, mas precisamos considerar que não necessariamente os abusos na infância acarretarão na fragilidade do ego. A história de desenvolvimento do indivíduo pode ser favorável, e assim, permitindo uma superação e fortalecimento do ego. Caso o ego constitua-se fragilizado, o indivíduo, necessariamente, desenvolverá algum tipo de sociopatia.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604142646)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a 10.216, aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como:
	
	
	
	Lei Maria da Penha
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Código de menores
	
	Lei da doutrina da situação irregular
	 
	Lei da reforma psiquiátrica
7a Questão (Ref.: 201604037807)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fenômeno da violência encontra-se intimamente ligado às representações sociais, na medida em que estas condicionam positiva ou negativamente a sua percepção. A forma como cada pessoa interpreta os acontecimentos violentos depende da maneira como ela percebe a realidade envolvente, abarcando não só as suas experiências pessoais, mas também toda uma matriz social e cultural onde se encontra inserida (Ribeiro e Sani 178; Zulueta 176).Neste caso percebe-se que:
	
	
	
	o compartilhamento e a difusão sistemática de informações nem sempre aceleram o processo de aprendizagem coletivo.
	
	as crenças sobre a violência poderão ter um papel preponderante na compreensão do fenômeno da mesma, nas relações interpessoais, pois sempre podem, desencadear estes comportamentos.
	 
	as representações sociais são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
	
	há uma avaliação do processo de categorização interpessoal denominado de auto-realização de profecias, que conduz facilmente a expectativas comportamentais corretas por parte do sujeito.
	
	o fenômeno da violência não necessariamente, remete-nos para as noções de representação social,crenças, estereótipos e pré-conceitos, presentes na vida social de cada sujeito.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604037777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
	
	
	 
	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.
	
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603671263)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a: ( )União estável como entidade familiar. ( ) A família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. ( ) A família nuclear. ( ) A família patriarcal. Assinale a sequência CORRETA:
	
	
	
	F-V-F-V
	
	F-F-F-V
	
	V-F-V-F
	
	V-V-V-F
	 
	V ¿V-F-F
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603695606)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na sociedade moderna, há que se destacar que não é toda e qualquer união entre homem e mulher que poderá ser reconhecida como entidade familiar. Neste contexto, se excluem do conceito de união estável, as uniões adulterinas e aquelas que envolvem pessoas proibidas de casar entre si, por impedimentos absolutos. Deste modo, abriu-se precedente histórico ao disciplinamento da família brasileira:
	
	
	 
	reconhecendo e chancelando a união estável como forma legítima de constituição da entidade familiar não-matrimonial formada por homem e mulher
	
	demonstrando estabilidade mesmo que não haja vocação de permanência, ou seja, compromisso e claro propósito de continuidade da vida em comum
	
	considerando o relacionamento às ocultas, típico das uniões adulterinas ou censuradas pelo meio social.
	
	priorizando apenas os filhos e os direitos da personalidade, a função social, a boa-fé, e tantos outros institutos voltados à garantia da dignidade da pessoa
	
	quando só se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo impedidas de se casar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais