Buscar

aula 02

Prévia do material em texto

Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, conseguindo, inclusive, criar uma área de influência direta nas Américas. Em que país das Américas a URSS conseguiu implantar sua área de influência?
	
	
	
	
	
	Guatemala
	
	
	Chile
	
	 
	Cuba
	
	
	Argentina
	
	
	Brasil
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, porém, o socialismo se apresentou de formas diferentes para as nações que o adotaram. Assinale, nas opções abaixo, aquela que melhor explica a razão da diferenciação de modelos de socialismo adotada por alguns dos países citados.
	
	
	
	
	
	Em países como a Argentina e Uruguai, o socialismo teve que se mesclar de nuances capitalistas para não contrariar às classes dirigentes desses países.
	
	
	Alguns países, como o Chile, adotaram o socialismo não terem opção para adotar qualquer outro regime, mas não concordavam com a falta de liberdade individual e política que o modelo soviético exigia.
	
	 
	Países como Cuba, China e Vietnam, adotaram o socialismo por inspirações diferentes e, mesmo sob a supervisão soviética, administraram seu regime de forma diferente.
	
	
	Por se negar a seguir as orientações da URSS, o socialismo cubano acabou fracassando por teimosia dos seus dirigentes e aderindo ao capitalismo sendo hoje uma das ilhas mais prósperas do Caribe.
	
	
	Guatemala e El Salvador tiveram que adaptar o socialismo às suas condições devido à forte oposição das suas populações à implantação desse regime.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A alternativa socialista se expandiu por países como China, Cuba e Vietnã. Durante a Revolução Chinesa havia o embate entre o KMT e o Partido Comunista. Identifique o fator deu início a uma aproximação entre os dois.
	
	
	
	
	
	O Partido Comunista tinha mais força política, assim o KMT acabou por ceder.
	
	
	A aceitação, por parte do KMT, que o Comunismo seria uma alternativa viável para a China naquele momento.
	
	 
	A invasão Japonesa, que fez com que os partidos se unissem para expulsar um inimigo comum, o que gerou a popularização do Partido Comunista.
	
	
	Ambos os partidos decidiram que deveriam unir forças para reestruturar a economia chinesa.
	
	
	Houve interferência do Japão para que a Revolução acabasse por isso os partidos iniciaram um processo de aliança.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A experiência chinesa frente ao comunismo foi diferente da vivenciada pela URSS, o que gerou conflitos entre os dois países. Essas diferentes experiências podem ser explicadas:
	
	
	
	
	
	Por um extremo processo de isolamento econômico.
	
	 
	Por um distanciamento com os ideais do socialismo soviéticos de uma economia coletivista.
	
	
	Pela formação de blocos econômicos transnacionais de liderança própria.
	
	
	Pela busca de fortalecimento através da aproximação com os mercados orientais.
	
	
	Por uma política baseada na valorização da economia agrária.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, implantou a partir de 1961 o regime socialista na Ilha. Sobre a presença desse tipo de regime no Continente Americano, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Foi desestimulado por parte da URSS por não ter nenhum tipo de associação com o regime soviético.
	
	
	Obteve apoio financeiro para sua manutenção por parte dos países da América Latina.
	
	 
	Dentro do contexto da Guerra Fria, representou uma ameaça á manutenção da hegemonia dos Estados Unidos no Continente Americano.
	
	
	Obteve amplo e irrestrito apoio por parte da ONU ao longo de toda a sua existência.
	
	
	Significou um exemplo seguido por outros países do Continente Americano.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Em relação ao socialismo internacional na segunda metade do Século XX é correto afirma que foi:
	
	
	
	
	
	uma proposta social criada no século XIX pelo filósofo alemão Karl Marx, sendo implantada de forma relativamente homogênea por diversos países ao longo do século XX.
	
	
	adotado por grandes países da América Latina, como, por exemplo, Brasil e Argentina.
	
	
	uma proposta social que divergiu em pouca coisa do capitalismo, sendo, portanto, a Guerra Fria um conflito mais político do que propriamente ideológico.
	
	
	o regime político dominante na maior parte da Europa Ocidental.
	
	 
	uma proposta social implantada de forma diferente por diversos países ao longo do século XX, o que ficou claro nos conflitos travados entre China e URSS durante a década de 1970.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A intervenção militar dos Estados Unidos no Vietnã em 1959, no contexto dos conflitos militares da Guerra Fria, tinha como propósito:
	
	
	
	
	
	Retirar as bases militares soviéticas estabelecidas em território vietnamita, estabelecendo assim um equilíbrio de forças com a URSS na região
	
	
	Impedir o massacre de civis do Vietnã do Sul pelo governo socialista do Norte, que seguia a orientação de práticas stalinistas
	
	 
	Garantir a realização de eleições gerais e diretas em todo o Vietnã, levando assim o ideal de democracia aos países asiáticos
	
	
	Garantir a volta do domínio francês na região que havia perdido quando da descolonização afro-asiática
	
	 
	Não permitir a reunificação do Vietnã sob o poder do governo socialista do Norte, pois isso representaria um avanço da URSS na região
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Com o fracasso da insurreição em 26 de julho de 1953, Fidel Castro se exilou no México e organizou a guerrilha. Com apoio da população, em janeiro de 1959 foi derrubado o governo ditatorial de Fulgêncio Batista e Castro se consolidou no poder. A revolução que inaugurou o socialismo na América do sul foi:
	
	
	
	
	
	A revolução boliviana
	
	
	A revolução paraguaia.
	
	
	A revolução haitiana.
	
	
	A revolução mexicana.
	
	 
	A revolução cubana.

Outros materiais