Buscar

QUESTÕES - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� INSTITTUTO ENSINAR BRASIL
FCV - FACULDADE COMUNITÁRIA DE VITÓRIA
Curso de Bacharelado Direito 
Reconhecido pela Portaria nº 653, 07/05/2009 publicado em 08/05/2009.
 
	ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA 2ª ETAPA.
Disciplina: DIREITO CONSTITUCIONAL III.
Aluno (a)
Valor: 2,0 (dois pontos)
Carga horária: 2 horas.
Instruções:
1. A atividade deverá ser postada no portal ADX até a data de 19/10/2015.
2. Na mesma data (19/10/2015) a atividade deverá ser entregue na sala de aula.
3. O trabalho é individual.
4. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo.
Julgue as questões abaixo e, justifique por extenso todas as alternativas.
1. ( Prova: FMP-RS - 2014 - TJ-MT - Juiz). Assinale a alternativa correta. 
a) Todas as leis e atos normativos são presumidos inconstitucionais, até que haja prova em contrário. 
Na verdade é o contrário. Primeiramente, cabe pontuar que a Lei também é um ato normativo, vez que está incluso no art. 59 da CF/88, que elenca os ditos atos normativos primários (pois decorrem da Constituição). Ademais, podemos ter atos normativos secundários, tais como portarias, decretos, etc., e até terciários. Respondendo a questão, todos os atos normativos são presumidos constitucionais até prova em contrário.
b) A ação direta de inconstitucionalidade não admite o contraditório. 
O processo de ADI é um processo objetivo, em que se busca resguardar a supremacia da Constituição, não sendo discutido nele interesses subjetivos. E, nessa esteira, todos também receberam a informação de que nele não há a garantia do contraditório, afinal, não há partes.
No entanto, entende-se que não caberia o contraditório clássico, tal qual o entendemos num processo subjetivo, aquela garantia conferida às partes de atuar na formação do convencimento do julgador, deduzindo alegações, produzindo provas e se manifestando sobre os atos da outra parte.
Mas as autoridades ou órgãos que editaram o ato normativo ou lei federal ou estadual serão ouvidas, conforme dispõe a Lei 9868/99 em seu art. 6º,SS único.
Parte superior do formulário
c) É possível a concessão de medida liminar nas ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal. 
Correta, faz referência à possibilidade de concessão de cautelar e não de liminar.
d) O controle de constitucionalidade difuso somente é exercido pelos tribunais superiores. 
Incorreta, o controle difuso ou aberto pode ser exercido por qualquer juiz ou tribunal no âmbito de sua competência.
e) O cidadão pode propor ação direta de inconstitucionalidade de ato normativo federal que contrarie diretamente a Constituição da República. 
Incorreta, a ADIn não será viável pois o cidadão não tem legitimidade para propor este tipo de ação.
2. (Prova: FCC - 2014 - Prefeitura de Cuiabá - MT). O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), contra dispositivos de lei estadual que teriam disciplinado matéria de competência privativa da União, requerendo que fosse concedida medida cautelar, com efeitos retroativos, de forma a tornar aplicável a legislação anterior existente sobre a matéria. Nessa hipótese, considerada a disciplina constitucional e legal da ação direta de inconstitucionalidade, referida ação:
a) é admissível, em tese, uma vez que preenche os pressupostos de cabimento quanto à legitimidade, ao objeto e à competência para o julgamento, e a medida cautelar poderá ser concedida pelo STF, nos termos requeridos pelo Conselho Federal da OAB.
Correto, é possível sim, desde que os efeitos retroativos (ex tunc) da medida cautelar sejam expresso pelo STF. 
b) não é admissível, pois o Conselho Federal da OAB não possui legitimidade para mover ação direta de inconstitucionalidade que tenha por objeto lei estadual, por ausência de pertinência temática.
Errado, é admissível, pois o Conselho Federal da OAB possui legitimidade para mover ação direta de inconstitucionalidade que tenha por objeto lei estadual, por ausência de pertinência temática. (artigo 103 da Constituição Federal).
c) não é admissível, pois o STF não é competente para o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade que tenha por objeto lei estadual, para o qual a competência é do Tribunal de Justiça estadual respectivo. 
Incorreta, De acordo com o art. 102, I, a, CR, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.
d) não é admissível, pois lei estadual, ainda que contrária à Constituição da República, não pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade, mas apenas de arguição de descumprimento de preceito fundamental. 
Incorreta, é admissível a propositura de argüição de descumprimento de preceito fundamental quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal incluído os anteriores a constituição.
e) é admissível, em tese, uma vez que preenche os pressupostos de cabimento quanto à legitimidade, ao objeto e à competência para o julgamento, mas a medida cautelar, conforme previsão legal, será dotada de eficácia contra todos e produzirá efeitos ex nunc, e não retroativos. 
Incorreta, Nessa alternativa há o termo será que nos remete a obrigatoriedade; e mais, há previsão legal de que os efeitos serão ex nunc, mas também há previsão legal dizendo que poderá haver efeitos retroativos (§ 1º). Logo, pela questão dá a entender que por previsão legal apenas haverá efeitos ex nunc, o que está errado pelas razões expostas.
3. (Prova: CESPE - 2013 - BACEN ). À luz do entendimento do STF acerca da ADI no ordenamento jurídico pátrio, assinale a opção correta.
a) Federação de abrangência nacional é competente para ajuizar ADI perante o STF, pois, ainda que não seja confederação sindical, sua abrangência nacional constitui pressuposto suficiente para o reconhecimento de sua legitimidade para o controle concentrado de normas.
Errado.   CF88: Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:    IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.   A legitimação alcança somente as confederações sindicais, não beneficiando os sindicatos, as federações e as centrais sindicais.  
b) Considere que determinada lei estadual seja objeto de controle concentrado de constitucionalidade perante o tribunal de justiça do estado, sob o fundamento de contrariar dispositivo da constituição estadual que reproduz regra da CF de observância obrigatória. Nessa situação, configura-se usurpação da competência do STF, visto que o tribunal de justiça não poderia analisar a ação
Errado.   As leis estaduais sofrem dupla fiscalização por meio de ADI:  - perante o tribunal de justiça do estado, tendo como parâmetro a Constituição Estadual   - perante o STF, tendo como parâmetro a Constituição Federal   No caso de ADI impugnando dispositivo de lei estadual frente a norma da Constituição estadual que seja de reprodução obrigatória da Constituição Federal: - O tribunal de justiça do estado poderá julgar a ação.   - No entanto, se for proposta ADI perante o STF impugnando o mesmo dispositivo, a ação direta perante o TJ será suspensa. Isso ocorre porque a decisão do STF obrigará o TJ, por força do efeito vinculante.
c) Caso o STF, ao julgar ADI, declare a inconstitucionalidade de determinada lei federal e não se pronuncie sobre a eficácia temporal do julgado, presume-se que o tribunal considera ausentes as razões de segurança jurídica ou de interesse social para eventual modulação de efeitos, as quais podem ser demonstradas em embargosde declaração, meio processual considerado adequado para suscitar a modulação dos efeitos temporais do controle de constitucionalidade.
Certo. O STF pode, excepcionalmente, exercer a modulação temporal dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade em ação direta, em respeito à segurança jurídica e ao interesse social. Uma vez decidido o mérito da ação direta, abre-se o prazo para a interposição dos embargos declaratórios. De acordo com o julgado ADI 2797-ED, os embargos de declaração podem suscitar pedido de modulação temporal dos efeitos da ADI, mesmo que o STF não tenha se pronunciado inicialmente a respeito de tal modulação.
Parte superior do formulário
d) Ajuizada, perante o STF, ADI tendo por objeto ato normativo estadual que seja revogado no curso da ação, a remanescência de efeitos concretos pretéritos à revogação do ato normativo autoriza, por si só, a continuidade de processamento da ADI.
Errado,  O STF não admite a interposição de ADI para atacar lei ou ato normativo revogado ou de eficácia exaurida. A existência de efeitos residuais concretos não autoriza a continuidade de processamento da ADI, pois tal continuidade representaria prejuízo do caráter abstrato da ADI.  
e) Considere que ADI ajuizada perante o STF por governador de estado seja inadmitida monocraticamente e que o estado- membro interponha recurso contra a decisão. Nessa situação, não há ilegitimidade recursal, pois o STF reconhece aos estados-membros da Federação a legitimidade para agir como sujeitos processuais em sede de controle concentrado de constitucionalidade 
Errado,  O Estado-membro não dispõe de legitimidade para interpor recurso em sede de controle normativo abstrato, ainda que a ação direta de inconstitucionalidade tenha sido ajuizada pelo respectivo Governador, a quem assiste a prerrogativa legal de recorrer contra as decisões proferidas pelo Relator da causa (STF - ADI-AgR: 2130 SC , Relator: CELSO DE MELLO, Data de Julgamento: 02/10/2001, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJ 14-12-2001 PP-00031 EMENT VOL-02053-03 PP-00485)   Fonte: Direito Constitucional Descomplicado - Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
Parte superior do formulário
4. (Prova: FCC - 2013 - MPE-SE ). Confederação sindical dos servidores públicos ajuizou, perante o Supremo Tribunal Federal, Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN contra emenda constitucional que fixou limite remuneratório para servidores públicos ativos. Após ajuizada a ação o dispositivo legal objeto da ADIN foi revogado, deixando de haver disciplina legal sobre o tema. Nesse caso, a ADIN foi proposta por parte:
a) ilegítima, uma vez que a confederação não equivale a sindicato de âmbito nacional, este sim dotado de legitimidade para o ajuizamento da ADIN, que deverá ser julgada extinta sem julgamento do mérito por este motivo. 
Incorreta, por ser a confederação parte legítima.
b) legítima, uma vez que toda confederação sindical é parte legítima para propor ADIN, desde que ajuizada contra ato normativo federal, mas a ação deve ser julgada prejudicada em razão da revogação da emenda constitucional. 
Incorreta, Ilegítima, uma vez que a confederação não equivale a sindicato de âmbito nacional, este sim dotado de legitimidade para o ajuizamento da ADIN, que deverá ser julgada extinta sem julgamento do mérito por este motivo. 
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
I - processar e julgar, originariamente:
a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;
c) legítima, uma vez que a confederação sindical é parte legítima para propor ADIN, ainda que o dispositivo legal impugnado não se relacione com os objetivos institucionais da entidade, devendo a ação ter o seu pedido apreciado mesmo após a revogação da emenda constitucional, já que a decisão do Tribunal poderá produzir efeitos ex tunc. 
Incorreta, Explica Alexandre de Moraes que: "O Supremo Tribunal Federal não admite ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo já revogado ou cuja eficácia já tenha se exaurido (por exemplo: medida provisória não convertida em lei) entendendo, ainda, a prejudicialidade da ação, por perda do objeto, na hipótese de a lei ou ato normativo impugnados virem a ser revogados antes do julgamento final da mesma, pois, conforme o Pretório Excelso, a declaração em tese de ato normativo que não mais existe transformaria a ação direta em instrumento processual de proteção de situações jurídicas pessoais e concreta".
d) legítima, uma vez que a confederação sindical é parte legítima para propor ADIN, desde que o dispositivo legal impugnado se relacione com os objetivos institucionais da entidade, mas a ação deve ser julgada prejudicada em razão da revogação da emenda constitucional. 
Correta. Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:
IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
"Nem todos os legitimados ativos podem propor qualquer ação direta, exigindo-se para alguns o requisito da pertinência temática, isto é, deve existir relação entre a norma impugnada e as atividades institucionais do requerente.
Como leciona Alexandre de Moraes, presume-se de forma absoluta a pertinência temática nos casos do Presidente da República, Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados, Procurador-Geral da República, partido político com representação no Congresso Nacional e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em face de suas próprias atribuições institucionais, dando-se o fenômeno da legitimação ativa universal.
Por outro lado, exige-se a prova da pertinência quando a ação direta é ajuizada pela Mesa da Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Governador do Estado ou do Distrito Federal e confederações sindicais ou entidades de âmbito nacional."
5. (Prova: FCC - 2013 - PGE-BA). As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra:
a) todos e efeito vinculante, apenas em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração pública direta e indireta federal. 
Errado, também nas esferas federal, estadual e municipal. 
b) todos, mas sem efeito vinculante, relativamente aos de mais órgãos do Poder Judiciário e à Administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 
Errado, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
c) todos e efeito vinculante, relativamente apenas aos demais órgãos do Poder Judiciário. 
Errado, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 
d) todos e efeito vinculante, relativamente apenas aos órgãos da Administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 
e) todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 
De acordo com a CF/88, Art. 102, § 2º: "As decisões definitivas de mérito, proferidaspelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal".
�PAGE �

Outros materiais

Perguntas Recentes