Buscar

Síndrome respiratória em cães braquiocefalicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndrome respiratória em cães braquiocefalicos
A síndrome é caracterizada pela obstrução parcial das vias aeres superiores devido a anormalidades anatômicas que impedem o fluxo adequado do ar
Os cães braquiocefalicos possuem focinho curto, crânio compacto e sistema respiratório limitado funcionalmente. As racas mais acometidas sao pug shih tzu e buldog.
As anormalidades anatômicas são: 
Estenose das narinas causadas pela má formação congênita das cartilagens do nariz, o que pode sobrecarrega as vias aéreas inferiores. 
Prolongamento do palato mole, isso porque o gene que encurta o focinho não afeta os tecidos moles. Esse prolongamento pode fazer com que a epiglote se prenda dorsalmente no palato mole estreitando a rima da glote
Durantes a inspiração tanto a estenose das narinas quanto o prolongamento do palato mole, podem diminuir a pressão na cavidade respiratória e exceder a resistência do tecido o que causa o colapso de laringe e ou traqueia. No caso do colapso de traqueia tem um agravante que é a má formação dos anéis da traqueia, pois os anéis devem ser semicirculares justamente para impedir que a traqueia se feche durante a respiração na hipoplasia isso não é possível sendo mais suscetível o colapso da estrutura. 
Além disso, o aumento dos sáculos laríngeos, das tonsilas e das conchas nasais constringe ainda mais o lumiem.

Outros materiais