Buscar

(SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS 
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No Brasil  existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na “educação infantil”?
 
Assinale a resposta correta:
 
	
	A
	Na educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas 
avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	
	B
	Na educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os critérios previstos
 nos Referenciais Curriculares Nacionais.
	
	C
	Na educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, 
onde prevalecem os aspectos quantitativos.
	
	D
	Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do 
desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
Você acertou!
A avaliação na educação infantil é definida como “acompanhamento e registro do seu
 desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” 
(LDBEN, art. 31). A frequência mínima é dc 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que 
também é utilizada como critério de promoção escolar e intrinsecamente vinculada aos processos 
avaliativos. (p. 171)
	
	E
	Na educação infantil as avaliações tem base na observação dos professores sobre a 
adaptação da criança ao ambiente escolar.
�
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo e, consequentemente, a maneira como se organizou e se pensou a escola, conforme vimos, estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano.
FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 32-33
 
O taylorismo foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.(  ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II.(  ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III.(  ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – F.
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas 
educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e 
adestrados para as tarefas repetitivas[...] (p. 45)
A afirmativa II é verdadeira:
  No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas de gestão do trabalho nas 
empresas, da qual o taylorismo foi o modelo mais utilizado, passaram a ser exigidos do
 trabalhador os seguintes pontos:[...]
ser obediente ao modelo de gestão de pessoal, cumprindo os horários da sua respectiva jornada de trabalho, obedecendo aos seus respectivos supervisores e se adaptando às mudanças de tecnologia; (p. 44)
A afirmativa III é falsa:
O princípio do taylorismo era o de que o trabalhador deveria atuar num posto dc trabalho, realizando   tarefas específicas e repetindo-a o maior número de vezes possível em sua jornada diária de trabalho. Assim, o trabalho foi racionalizado, dividido em micro tarefas assumidas, cada uma, por um trabalhador. (p. 45)
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – F.
�
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Na evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos “conteúdos mínimos” para “diretrizes curriculares” assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada. [...]
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 137
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base da disciplina, o Conselho Nacional de Educação é composto por representantes nomeados...
	
	A
	pelo presidente da república.
Você acertou!
CNE é regulado pela Lei n° 9.131/1995. É composto por conselheiros nomeados pelo presidente da República, que seleciona representantes de diversas áreas, como intelectuais da educação superior e básica, do setor privados etc. Alguns são indicados por entidades corporativas, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação Pública. p. 156
	
	B
	pelo ministro da educação.
	
	C
	pelos governadores do estado.
	
	D
	por processos de eleição direta.
	
	E
	pelo conselheiro da Câmara da Educação.
�
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são  : Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.  
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar  que:
 
Assinale a resposta correta:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Esse benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência.
Você acertou!
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso dc autoridades públicas que preterem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional. (p. 126)
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
�
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como também não prosseguirei com questões históricas e políticas do ensino da
arte. Porém, é importante lembrar que, hoje, a LDB 9.394/96 não mantém a nomenclatura de educação artística, e sim de arte, como diz o texto do Artigo 26: “A Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”.
BENVENUTI, Alice. A arte infantil: compreensão dos processos de pesquisa e elaboração e conceitos gráfico-plásticos pela criança e pelo adolescente. In.: LEHENBAUER, Silvana (org). O ensino fundamental no século XXI: questões e desafios. Farroupilha: Editora da ULBRA, 2005. (p. 125)
 
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é possível dizer que a música ...
	
	A
	deve ser inserida como disciplina nos currículos escolares.
	
	B
	caracteriza-se como disciplina facultativa, assim como o teatro.
	
	C
	aparece nos currículos em forma de projetos extraclasse.
	
	D
	é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de Arte.
Você acertou!
“A música é conteúdo obrigatório do estudo de Arte, mas não exclusivo” dos currículos, ou seja, não precisa ser considerada com disciplina em separado LDBEN, art. 26, § 40) [...] (p. 182)
	
	E
	embora seja disciplina no currículo, é facultativa aos alunos.
�
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética.
GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. (p. 281)
 
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
	
	A
	Os municípios são responsáveis por oferecer o ensino médio.
	
	B
	Os municípios são responsáveis pela manutenção das escolas técnicas.
	
	C
	Os municípios devem auxiliar na manutenção de órgãos estudantis estaduais.
	
	D
	Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
Você acertou!
Os municípios são obrigados a oferecer a educação infantil e, prioritariamente, o ensino fundamental. [...] (p. 146)
	
	E
	Os municípios devem oferecer transporte para todos os alunos da escola pública.
�
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
À medida que as condições sociais exigem e a cultura se enriquece, o sistema escolar desenvolve-se e as fronteiras da organização escolar expandem-se. A estrutura do ensino sofre adaptações, entretanto o modelo da estrutura do ensino apresenta um viés universal e duradouro por trabalhar com as consagradas fases evolutivas humanas — infância, adolescência, juventude e idade adulta — correspondendo à educação infantil, educação básica (fundamental e média) e educação superior.
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. p. 85
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB ) de 1996 fixou a divisão dos níveis educacionais em dois: educação básica e superior. Nesse sentido, relacione as etapas de ensino aos seus níveis correspondentes:
 
1 – Educação Básica
2 – Educação Superior
 
(  ) Ensino Médio
(  ) Pós-Graduação
(  ) Ensino Fundamental
(  ) Graduação
(  ) Educação Infantil
 
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2 – 2.
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1.
Você acertou!
(p.134)
	
	C
	2 – 1 – 1 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1.
�
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013.  (p. 133)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	B
	Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
	
	C
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
O estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que definem os conteúdos mínimos e as orientações para a produção dos currículos pelas escolas (LDBEN, art. 90, IV), sendo estas formuladas e aprovadas pelo CNE. (p. 143)
	
	D
	Plano Nacional de Educação.
	
	E
	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
�
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O marco da inserção da educação do campo na agenda política e na política educacional pode ser indicado a partir da LDB 9.394/96, ao afirmar em seu artigo 28 a possibilidade de adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural; flexibilizar a organização escolar, com adequação do calendário escolar.
SOUZA, Maria Antônia. Movimentos sociais e sociedade civil. Curitiba: IESDE, 2008. p. 76
Com base nos conteúdos e livro-base da disciplina, no que diz respeito aos níveis e modalidades de ensino previstos na LDB, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I.(  ) A educação do campo, segundo a LDB, não se classifica como modalidade de educação.
II.(  ) A educação do campo, nos preceitos da LBD, possuem forma específica de funcionamento.
III.(  ) A educação do campo é uma modalidade distinta, conforme a LDB, de oferta escolar urbana.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – V – F.
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras, já que:
As escolas no campo possuem uma forma específica de funcionamento, que não constitui uma modalidade determinada (como a educação indígena), mas a torna distinta, em vários aspectos, da oferta escolar urbana.  . (p. 140-141)
Já a afirmativa III é falsa, pois a educação do campo NÃO se configura como nível nem como modalidade de ensino.
	
	C
	V – F – V.
	
	D
	F – V – F.
	
	E
	V – F – F.
�
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em:  01/06/2015
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB nº 9394/1996 determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino?  
Assinale a resposta correta:
 
	
	A
	Educação infantil.
	
	B
	Ensino fundamental.
Você acertou!
O ensino fundamental possui duração de nove anos, com o ingresso da criança aos seis anos (LDBEN, art. 32). Nessa mesma lei, o ensino fundamental foi organizado com oito anos, sendo que a ampliação para nove foi instituída pela Lei no 11.114/2005, com a transição ocorrendo entre 2007 c 2010, período em que todas as crianças de seis anos deveriam ser matriculadas
no primeiro ano do ensino fundamental (Lei n° 11.274/20069, sendo, portanto transferidas da educação infantil. (p. 135)
	
	C
	Ensino médio.
	
	D
	Educação de jovens e adultos.
	
	E
	Educação básica.
Discursiva
Questão 1/5
A partir de 1964, a educação brasileira da mesma forma que os outros setores da vida nacional passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 114)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964 – 1985.
Resposta: As preocupações em relação ao desenvolvimento do pais e a segurança nacional refletiram na escola, destacando-se a criação de disciplinas de ênfase cívica. A Lei n 5692/71, que reorganizava e renomeava o ensino primário e secundário, estabeleceu a obrigatoriedade da formação profissionalizante no segundo grau. A Lei n 5540/1968 foi elaborada sob forte influência de diretrizes estabelecidas pela Escola Superior de Guerra e pelos acordos MEC/Usaid (p. 142-148)
Questão 2/5
A História aprendida na universidade deveria ser para auxiliar o professor em suas aulas, pois a umas grandes diferenças dos conteúdos e fontes das escolas para universidades. Está é uma ampla dificuldade encarada pelos professores de história, pois como fazer a história se torna didática e interessante para os alunos de ensino fundamental e médio. As repostas desta problemática começam a serem respondidas na Europa no século XIX, quando História se torna uma ciência, ela começa e ser ensinadas para alunos, e em universidades europeias.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 55)
 
Com o surgimento dos Estados- nações houve um profundo impacto na educação e na escolarização da Europa. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre os fatores que influenciaram a educação e a escolarização na Europa.
Resposta: O estado mantinha seus interesses econômicos e políticos ao fornecer os benefícios à educação. Uma contribuição dos estados para a educação o responsabilizou pela instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. O pensamento liberal foi predominante para o período e culminou com a menor responsabilidade do Estado em relação à economia (p. 70-73). Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. Nos séculos XVII e XVIII existiram pedagogos preocupados em propor uma educação mais aproximada da realidade, como Comenius. (p. 68-72) Em geral, a ampliação nesse contexto está associada a urbanização. A crescente demanda da população pela escola indica uma valorização da cultura escrita. Havia interesse de governos e intelectuais europeus em civilizar o povo por meio da escola (p.92 – 95). As iniciativas de ensino se articularam ao debate a respeito das ciências e da razão, que repercutiu na defesa da educação para a autonomia do pensamento (p. 92)
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Mesmo nos países mais avançados, contudo universalização da escola só pode ser celebrada como uma conquista do século XX. Não cabe interpretar tal quadro histórico como uma resultante da falta de vontade política do Estado burguês. Essa simplificação ignora o pré-requisito da acumulação da riqueza. Só num certo estágio do processo de reprodução do capital tornou-se factível a tendência de universalização da escola pública moderna. [...]
 
ALVES, Gilberto Luiz. O liberalismo e a produção da escola pública moderna. LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (orgs.). Educação e liberalismo em debate. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR, 2007. (p. 73)
 
Conforme os conteúdos apresentados nas aulas e o livro-base da disciplina, o capitalismo foi instituído na Europa, primeiramente, e em países que defendiam ideais como “igualdade, liberdade e fraternidade”. Nesse contexto, do capitalismo e dos ideais da revolução francesa, qual a finalidade da educação?
Resposta: A educação foi considerada o principal instrumento para alcançar esses objetivos, por isso, a instituição de redes escolares estatais, gratuitas, laicas e com acesso universal passaram a ser implantadas em diversos países. (p. 42)
Questão 4/5
A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. (p. 143-144. )
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, apresente características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil durante o século XIX.
Resposta: O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária (p.104)
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 A prestação de contas autenticamente subordinada ao interesse público não pode ser, por princípio, arbitrária e seletiva em sua realização, de modo que deixe de fora instâncias e agentes envolvidos, preservando-lhes do confronto com seus equívocos, falhas, erros, dificuldades, deficiências, limites e eximindo-lhes do dever cívico de superá-los.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. (p. 179)
 
De acordo com o conteúdo do livro-base da disciplina, são órgãos como a Controladoria do Município, do Estado e do Governo Federal que fiscalizam, regularizam e controlam a aplicação dos recursos públicos na educação. De que forma é realizado esse controle externo?
Resposta: O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras dc Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente as gastos públicos com base em pareceres do pelos Tribunais de Contas. O controle social, também é exercido pelos conselhos de educação, em particular, os Conselhos do Fundeb, que inclui entre os seus membros, pessoas da sociedade civil, que também tem o poder fiscalizar os recursos e gastos com educação. (p. 196)
Apol
Questão 1/10
A História Tradicional é de caráter positivista, com embasamento em documentos escritos e história de grandes homens. O modelo de história tradicional e do marxismo ortodoxo peca a privilegiar somente uma linha de aspectos chaves, causando pouca vontade nos alunos em aprender, pois esta história fica distante de sua realidade, e após um determinado tempo nem sequer lembra-se do que foi estudado. 
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Sobre os paradigmas da história conhecida como tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, ou seja, como aconteceram.
(  ) Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos
históricos.
(  ) A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”.
(  ) O interesse principal está centrado em aspectos políticos e da história mundial.
 
Agora marque a sequência correta: 
	
	A
	V, V, V e F
	
	B
	F, V, F e V
	
	C
	F, F, V e F
	
	D
	V, F, V e V   
Você acertou!
Na história tradicional os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, como aconteceram, valorizando somente documentos oficiais como fontes válidas para a história. A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”. O interesse principal está centrado em aspectos políticos e da história mundial. (p. 16 e 17)
	
	E
	F, F, F e V
�
Questão 2/10
A História Nova inspirada na Escola dos Annales compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os principais pontos que permitem visualizar os pressupostos da “nova história”? analise as afirmativas a seguir:
 
I.Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica dialogo com outras áreas de conhecimento.
II.Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV.Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
A nova história interessa-se por toda a atividade humana, preocupa-se em analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes. Ela procura articular os elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos e compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns (p. 16 e 17)
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
�
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O ano de 2009 começou produzindo um evento de grande impacto para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que foi a transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais (ETFs e EAF5) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para muitos profissionais e gestores dessa modalidade da educação, já se convencionou nomear as novas instituições apenas como Institutos Federais.
 
PACHECO, Eliezer Moreira; CALDAS, Luiz; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekne, 2012. (p. 15)
 
 
 De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base da disciplina, são exemplos de ensino ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:
 
	
	A
	educação infantil e cursos profissionalizantes.
	
	B
	educação de jovens e adultos e educação a distância.
	
	C
	educação especial e licenciaturas.
	
	D
	educação do campo e educação indígena.
	
	E
	ensino médio integrado ao profissional e bacharelados em engenharias.
Você acertou!
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (lfets) foram criados em 2008 e ofertam:
* ensino médio integrado ao profissional;
* cursos superiores de tecnologia; bacharelado em engenharias;
* licenciaturas em ciências da natureza (física, química, matemática e biologia);
* licenciaturas para o magistério de disciplinas de educação profissional e tecnológica. (p. 220)
�
Questão 4/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  ) Restrita a questões objetivas: porque, como, o que levou, buscando “a” resposta correta, e pressupondo que há uma única resposta correta.
(  ) A história é objetiva, ou seja, o historiador deve apresentar os fatos como eles acontecem.
(  ) Busca articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para a compreensão do evento.
(  ) Não é possível absoluta objetividade na construção de explicação histórica, tanto por parte dos sujeitos envolvidos no evento quanto do historiador.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 1- 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Restrita a questões objetivas: porque, como, o que levou, buscando “a” resposta correta, e pressupondo que há uma única resposta correta. A história é objetiva, ou seja, o historiador deve apresentar os fatos como eles acontecem.
Nova História - Busca articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para a compreensão do evento. Não é possível absoluta objetividade na construção de explicação histórica, tanto por parte dos sujeitos envolvidos no evento quanto do historiador (p. 17)
	
	B
	2 – 2 - 1 -1
	
	C
	1 - 2 - 1 -2
	
	D
	2 - 1 – 2 - 1
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
�
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em :  01/06/2015
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino?  Assinale a resposta correta:
	
	A
	Educação infantil.
	
	B
	Ensino fundamental.
Você acertou!
O ensino fundamental possui duração de nove anos, com o ingresso da criança aos seis anos (LDBEN, art. 32). Nessa mesma lei, o ensino fundamental foi organizado com Oito anos, sendo que a ampliação para nove foi instituída pela Lei no 11.114/2005, com a transição ocorrendo entre 2007 c 2010, período em que todas as crianças de seis anos deveriam ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental (Lei n° 11.274/20069, sendo, portanto transferidas da educação infantil. (p. 135)
	
	C
	Ensino médio.
	
	D
	Educação de jovens e adultos.
	
	E
	Educação básica.
�
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
 
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de “todos”, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho.
 
Fonte: a autora (texto elaborado por Melissa Probst, exclusivamente para este banco de questões).
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era ainda...
 
	
	A
	bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.
Você acertou!
A Constituição Federal (CF) promulgada cm 1988 foi elabora da num clima de abertura democrática com ampla participação popular cm decorrência dos movimentos sociais que promoveram a redemocratização do país. No campo da educação, cm particular, foi intensa a participação de sindicatos dos profissionais da educação. No entanto, a educação era bandeira de diversos outros movimentos sociais, corno os de moradia, de trabalhadores rurais, de sindicalistas urbanos etc. (p. 112)
	
	B
	exigência da população pobre e carente de escolas situadas na região agrícola do país.
	
	C
	existente apenas no âmbito privado e não público, então a Constituição alterou essa situação.
	
	D
	privilégio da elite da sociedade, a mesma que foi privilegiada pela promulgação da Constituição.
	
	E
	voltada somente ao ensino profissional, visando a formação de mão de obra para a indústria.
�
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
	
	A
	o curso normal.
Você acertou!
Em 1942, foi efetivada a denominada Reforma Gustavo Capanema, que manteve o curso primário seguido do curso ginasial, mas institui o curso normal, nas modalidades dc clássico e científico. Nessa época, o ensino técnico ganhou uma estrutura própria fundada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mantido com recursos do imposto sindical dos sindicatos patronais. Em 1946, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instituir o seu sistema nacional de ensino técnico. Além disso, o governo também criou as escolas técnicas federais. (p. 133)
	
	B
	o curso ginasial.
	
	C
	o ensino comercial.
	
	D
	o ensino industrial
	
	E
	o ensino rural.
�
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O universo das diferentes formas de organizar estrururalmente o fenômeno educacional é amplamente explorado pelos especialistas da educação, gerando compreensões que variam de acordo com os embasamentos ou os contextos que os cercam. Fazem parte dessas reflexões as distintas classificações sobre as modalidades de educação formal e não formal, bem como uma terceira categoria, a informal.
 
NAKASHATO, Guilherme. A educação não formal como campo de estágio: contribuições para a formação inicial do arte/educador. São Paulo: SESI-SP Editora, 2012. (p. 29)
 
Nesse contexto, de acordo com o livro-base da disciplina, são “modalidades” da educação básica, no Brasil:
	
	A
	Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena e Educação do Campo.
	
	B
	Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	C
	Educação a Distância, Educação Regular e Educação Superior.
	
	D
	Educação Profissional, Educação Regular e Educação Indígena.
Você acertou!
A educação básica, nessa perspectiva, oferta escolarização nas seguintes modalidades:
Educação regular
Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (EPNEE), nas formas de atendimento especializado e atendimento em inclusão;
Educação dc Jovens e Adultos (EJA);
Educação Escolar Indígena (EEI);
Educação Profissional e Tecnológica’
(EPT);
Educação a Distância (EaD).
	
	E
	Educação do Campo, Educação Regular e Educação Militar.
�
Questão 9/10
A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes “importantes”. Para que historiadores desenvolvam a pesquisa em história considerando a compreensão da vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. 
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais devem ser as principais características do historiador, e que o professor deve ter para que possa desenvolver uma pesquisa científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Para desenvolver uma pesquisa científica não é necessário admitir que as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo acontecimento.
	
	B
	O desenvolvimento da pesquisa científica na proposta da nova História deve contemplar a possibilidade absoluta de objetividade que envolve os fatos e acontecimentos.
	
	C
	Uma pesquisa científica deve compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorrem. 
Você acertou!
Historiadores querem compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorreram, admitindo que, de acordo com a fonte ou o sujeito histórico, as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo evento (p. 18)
	
	D
	Para o professor desenvolver a pesquisa científica na nova História deve realizar leitura linear dos fatos valorizando as fontes válidas para a história.
	
	E
	O professor ao desenvolver uma pesquisa cientifica, deve ter em mente que, a pesquisa em história nos dias de hoje, busca averiguar e explicar datas e nomes importantes para a história da humanidade.
�
Questão 10/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável. 
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
(  ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
(  ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
(  ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 1- 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17)
	
	B
	2 – 2 - 1 -1
	
	C
	1 - 2 - 1 -2
	
	D
	2 - 1 – 2 - 1
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
_1538748002.unknown
_1538748018.unknown
_1538748026.unknown
_1538748030.unknown
_1538748032.unknown
_1538748033.unknown
_1538748031.unknown
_1538748028.unknown
_1538748029.unknown
_1538748027.unknown
_1538748022.unknown
_1538748024.unknown
_1538748025.unknown
_1538748023.unknown
_1538748020.unknown
_1538748021.unknown
_1538748019.unknown
_1538748010.unknown
_1538748014.unknown
_1538748016.unknown
_1538748017.unknown
_1538748015.unknown
_1538748012.unknown
_1538748013.unknown
_1538748011.unknown
_1538748006.unknown
_1538748008.unknown
_1538748009.unknown
_1538748007.unknown
_1538748004.unknown
_1538748005.unknown
_1538748003.unknown
_1538747970.unknown
_1538747986.unknown
_1538747994.unknown
_1538747998.unknown
_1538748000.unknown
_1538748001.unknown
_1538747999.unknown
_1538747996.unknown
_1538747997.unknown
_1538747995.unknown
_1538747990.unknown
_1538747992.unknown
_1538747993.unknown
_1538747991.unknown
_1538747988.unknown
_1538747989.unknown
_1538747987.unknown
_1538747978.unknown
_1538747982.unknown
_1538747984.unknown
_1538747985.unknown
_1538747983.unknown
_1538747980.unknown
_1538747981.unknown
_1538747979.unknown
_1538747974.unknown
_1538747976.unknown
_1538747977.unknown
_1538747975.unknown
_1538747972.unknown
_1538747973.unknown
_1538747971.unknown
_1538747954.unknown
_1538747962.unknown
_1538747966.unknown
_1538747968.unknown
_1538747969.unknown
_1538747967.unknown
_1538747964.unknown
_1538747965.unknown
_1538747963.unknown
_1538747958.unknown
_1538747960.unknown
_1538747961.unknown
_1538747959.unknown
_1538747956.unknown
_1538747957.unknown
_1538747955.unknown
_1538747946.unknown
_1538747950.unknown
_1538747952.unknown
_1538747953.unknown
_1538747951.unknown
_1538747948.unknown
_1538747949.unknown
_1538747947.unknown
_1538747942.unknown
_1538747944.unknown
_1538747945.unknown
_1538747943.unknown
_1538747938.unknown
_1538747940.unknown
_1538747941.unknown
_1538747939.unknown
_1538747936.unknown
_1538747937.unknown
_1538747935.unknown
_1538747934.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais