Buscar

Simulado 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	Na àrea de educação física escolar o educador pode desenvolver seu trabalho tendo por base diferentes concepções de corporeidade, desta forma o aluno pode ser entendido como um ser integral ou fragmentado. São estes princípios que influenciarão a forma como uma atividade corporal é planejada e utilizada na prática educativa. Marque a alternativa CONTRÁRIA a uma visão fragmentada de homem no desenvolvimento da prática pedagógica curricular da educação física escolar.
	
	
	
	
	 
	A atividade da cultura corporal de movimento deve proporcionar ao educando conhecimentos que associem o corpo ao desenvolvimento intelectual e moral
	
	
	A atividade educacional deve proporcionar ao educando conhecimentos que estimulem o pensar e a docilização corporal.
	
	
	A atividade educacional deve proporcionar ao educando conhecimentos que comprovem que a mente é superior ao corpo.
	
	
	A atividade da cultura corporal de movimento deve proporcionar ao educando conhecimentos que priorizem o desenvolvimento intelectual.
	
	
	A atividade educacional deve proporcionar ao educando conhecimentos que visem à busca de um corpo perfeito.
	 Gabarito Comentado�
	
	
	2.
	Na perspectiva da Motricidade Humana entendemos o ser humano de modo integral existindo no mundo com os outros, em condição de abertura para a experiência e, nessa abertura, não há possibilidade de fragmentação.
Leia as asserções abaixo e marque a alternativa correta quanto às ações do Professor de Educação Física nesta perspectiva:
I - Numa aula de futsal quando o educando chuta a bola, o professor deve entender que este ato está impregnado da experiência de mundo do ser, ou seja, carregado de emoção, de sentimento, de intenção, de sua cultura.
II - Numa aula de dança escolar um grupo de alunos do ensino médio quer apenas dançar axé, isto porque este estilo já faz parte de sua cultura corporal. O professor deve entrar em acordo para que novos ritmos sejam trabalhados, mas não deve desprezar os conhecimentos em dança já pré-existentes apresentados;
III - As situações de jogo mostram os líderes positivos e negativos, vencedores e perdedores, facilitando a atuação do Professor, pois num próximo momento ele já saberá quem escolher para montar um time;
IV- Numa determinada turma existe um aluno que não tem muitas habilidades para jogos, porém tem muita facilidade para organizá-los. O professor deve entender que este é uma competência interessante, mas que não existe a possibilidade de ser trabalhada nas aulas.
	
	
	
	
	 
	As alternativas I e II apresentam a concepção de Motricidade, e também uma atuação pedagógica do Professo neste paradigma;
	
	
	As alternativas III e IV apresentam a concepção de motricidade, mas não uma atuação pedagógica pautada neste paradigma;
	
	
	As alternativa I, II e IV nos mostram ações didáticas do Professor pautada no paradigma da Motricidade.
	
	
	As alternativas II e III não apresentam a concepção de motricidade e apenas a alternativa II mostra uma prática pedagógica neste paradigma;
	
	
	As alternativas I e IV não apresentam a concepção de Motricidade e apenas a alternativa I mostra uma prática pedagógica neste paradigma;
	 Gabarito Comentado�
	
	
	3.
	Em nossa sociedade a dualidade corpo e mente ainda é uma realidade, e a escola reproduz esta visão ao supervalorizar a mente em detrimento do corpo. Neste sentido uma prática pedagógica que promova uma compreensão do corpo como produto de múltiplas determinações deve priorizar:
	
	
	
	
	 
	a subjetividade.
	
	
	a padronização do movimento.
	
	
	a performance.
	
	
	a aprendizagem da técnica.
	
	
	a mecanização do movimento.
	 Gabarito Comentado�
	
	
	4.
	Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas compõem o direito dos indivíduos conhecerem e terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. Com base no texto acima, avalie as afirmativas.
I. O professor deve, durante as práticas esportivas de competição, orientar os alunos e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária.
II. Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo, distribuir o material esportivo e deixar os alunos sozinhos, para que eles mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal sem intervenção pedagógica.
 III. Nos dias chuvosos, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil.
 IV. Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física.
V. O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional.
 É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	II, III e V.
	
	 
	I, III e IV.
	
	
	I, II, IV e V.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	I e III.
	
	
	
	5.
	Conforme a afirmação abaixo assinale a alternativa correta:
O estudo e a compreensão dos conceitos de Corporeidade na Educação Física pretende incentivar os profissionais da área a:
	
	
	
	
	
	identificar os padrões corporais contemporâneos e desde as séries iniciais do ensino fazer com que as crianças de adaptem a estes padrões, buscando a igualdade dos corpos.
	
	
	analisar as concepções de corpo, corporeidade e movimento buscando uma teoria adequada para reproduzi- las em suas aulas.
	
	
	enxergar e tratar o corpo nos padrões impostos pela sociedade, e buscar adaptar este corpo a estes padrões;
	
	
	compreender uma visão de corpo, corporeidade e movimento mais mecânica, que responda a velocidade das relações sociais e atenda às necessidades do capitalismo.
	
	 
	fazer com que os alunos estejam atentos e abertos a reflexões sobre questões que envolvam o corpo, não fragmentado, mas sim na sua totalidade.
	 Gabarito Comentado�
	
	
	6.
	O autoconceito é o aspecto do comportamento afetivo, considerado como a percepção que o indivíduo tem de suas características, atributos e limitações, e as maneiras pelas quais essas qualidades são tão similares quanto diferentes das de outras pessoas. Considerando esta definição, de que forma o professor de Educação Física deve atuar de modo a desenvolver o autoconceito positivo em seus alunos?
	
	
	
	
	
	Deve trabalhar somente com as modalidades esportivas pois é por meio da vivência do esporte que o aluno aprende a ganhar e a perder.
	
	
	Orientando os alunos para que eles atinjam um padrão de beleza compatível com a sociedade em que eles vivem.
	
	
	Trabalhar com exercícios ginásticos para a manutenção da saúde e por meio de aulas teóricas deve discutir hábitos de higiene, postura, etc.
	
	
	Não trabalhando com as modalidades esportivas para que os alunos menos habilidosos não se frustrem. O único conteúdo trabalhado deve ser os jogos coopertaivos.
	
	 
	Possibilitando diversas práticas da cultura corporal, como o esporte, as ginásticas,as danças e as luta,s e considerar o repertório corporal que cada aluno possui quando chega à escola, discutindo a respeito de seus limites e possibilidades.
	
	
	
	7.
	Na concepção fenomenológica quando existe uma decisão a ser tomada todos os envolvidos devem fazer parte do processo. Nesta perspectiva leia a situação seguinte: "É proposta pela escola uma feira de ciências. Alguns alunos do Ensino Médio querem fazer um trabalho sobre anabolizantes e seus efeitos no organismo. Alguns alunos não gostam do tema e querem fazer um trabalho sobre a Musculação e seus tipos de treinamento." Marque a alternativa correta quanto a atitude que o professor deve assumir perante uma proposta fenomenológica:
	
	
	
	
	 
	O professor deve realizar uma roda de conversas com seus alunos, fazendo papel de mediador no debate, buscando uma interação entre os dois temas;
	
	
	O professor deve levar a questão para a direção para que a mesma resolva, já que é o órgão de maior autoridade na escola;
	
	
	O professor deve realizar uma votação na sala e o tema que tiver o maior número de votos vencerá. O educador deve considerar que a minoria não precisa ser ouvida;
	
	
	O professor deve decidir sozinho para que não haja confusão, já que os alunos não sabem bem o que querem;
	
	
	O professor deve sair da sala e deixar que os alunos decidam em 15 minutos, caso contrário ele mesmo decidirá.
	
	
	
	8.
	Considerando as perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo..
NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corposujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.
 A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve:
 I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita do trânsito entre os saberes.
II. organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos.
III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem.
IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.
V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento.
 É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	I, II, IV e V.
	
	
	I, III e V.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	III, IV e V.
_1539550961.unknown
_1539550969.unknown
_1539550973.unknown
_1539550975.unknown
_1539550976.unknown
_1539550974.unknown
_1539550971.unknown
_1539550972.unknown
_1539550970.unknown
_1539550965.unknown
_1539550967.unknown
_1539550968.unknown
_1539550966.unknown
_1539550963.unknown
_1539550964.unknown
_1539550962.unknown
_1539550953.unknown
_1539550957.unknown
_1539550959.unknown
_1539550960.unknown
_1539550958.unknown
_1539550955.unknown
_1539550956.unknown
_1539550954.unknown
_1539550949.unknown
_1539550951.unknown
_1539550952.unknown
_1539550950.unknown
_1539550945.unknown
_1539550947.unknown
_1539550948.unknown
_1539550946.unknown
_1539550941.unknown
_1539550943.unknown
_1539550944.unknown
_1539550942.unknown
_1539550939.unknown
_1539550940.unknown
_1539550938.unknown
_1539550937.unknown

Outros materiais