Buscar

Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil, Ludicidade e Competências do Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA 31-10-2016
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Considere o fragmento de texto a seguir:
 “Algumas escolas ousam fazer diferente e promovem a leitura em espaços criados para o livro e contação de histórias, embora isso seja interessante, é necessário que pedagogos e professores saibam e sintam que a leitura do literário é importante e qual o motivo da sua importância. Não adianta ter sala-ambiente, com música, almofadas e janelas, se não possuir um profissional que seja absolutamente apaixonado e encantando pelo mundo do faz de conta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 79.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: 
Quais as ações a serem desenvolvidas pelo professor, como mediador dos trabalhos em sala de aula com a literatura, para que esta cumpra o seu papel no imaginário do leitor?
RESPOSTA:PARA QUE A LITERATURA CUMPRA SEU PAPEL NO IMAGINÁRIO DO LEITOR, É FUNDAMENTAL A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS EM SALA DE AULA E NO EXEMPLO QUE ELE DÁ AOS ALUNOS, LENDO E DEMONSTRANDO SEMPRE QUE POSSÍVEL, A UTILIDADE DO LIVRO E O PRAZER QUE A LITERATURA TRAZ PARA O INTELECTO E A SENSIBILIDADE. CABE AO PROFESSOR DESENCADEAR DAS MÚLTIPLAS VISÕES QUE CADA CRIAÇÃO LITERÁRIA SUGERE, ENFATIZANDO AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES PESSOAIS.
3556 caracteres restantes.
Questão 2/5 - Ludicidade
Analise o seguinte trecho de texto:
 “As crianças brincam desde sempre e, por isso, criam e se autocriam. Já no útero materno iniciam a fazer seus movimentos, procurando aqueles que lhes deem mais conforto. Após o nascimento, todos os seus gestos expressam seu caminho para a vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/ludicidade_brincar_03.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional, físico e social. Destaque os aspectos positivos e relevantes da ludicidade desenvolvida em sala de aula.
RESPOSTA: A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA REQUER POR PARTE DO EDUCADOR ESTUDO, CONHECIMENTO, PESQUISAE DOMÍNIO. 
Questão 3/5 - Ludicidade
Aprecie o seguinte trecho da poesia O guardador de rebanhos – VIII, de Fernando Pessoa:
A Criança Nova que habita onde vivo
Dá-me uma mão a mim
E outra a tudo o que existe
E assim vamos os três pelo caminho que houver,
Saltando, cantando e rindo
E gozando nosso segredo comum
Que é o de saber por toda parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000001.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
O pequeno trecho da poesia de Fernando Pessoa é sem dúvida inspirador. Conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, aponte as principais competências necessárias que um professor precisa ter para desenvolver o lúdico como recurso pedagógico.
RESPOSTA: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DIRECIONADO AS ARÉAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SUPÕEQUE, PARA UMA ADEQUADA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, FAZEM SE NECESSÁRIOS OS CONHECIMENTOS SOBRE AS ARÉAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, COMO A NEURO SENSÓRIO MOTOR , AFETIVA, SOCIAL E A DA LINGUAGEM. SENDO O LÚDICO UM RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM QUE PROPICIA O DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL COMO UMA MANEIRA DE O PROFESSOR PERCEBER O EDUCANDO EM UMA PERSPECTIVA COGNITIVA, AFETIVA, PSICOMOTORA E SOCIAL.
3462 caracteres restantes. 
Questão 4/5 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de texto:
 “O professor-lúdico é aquele capaz de acolher as produções lúdicas da criança e reconhecer nelas sua íntima ligação com o aprender. No jogo compartilhado com a criança, acolher as fantasias, provocar o despertar da criatividade e do desejo de saber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. L. (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 68.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, o movimento e o controle do corpo por meio das brincadeiras e jogos são bases para a aprendizagem, principalmente no período chamado por Piaget de jogo de exercício sensório-motor. Descreva este período:
RESPOSTA:PIAGET DESTACA A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER CONSTRUTIVO DO JOGO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. PIAGET ESCLARECE QUE O SER HUMANO POSSUI UM IMPULSO LÚDICOPARA O JOGO JÁ NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA, NA FORMA DO CHAMADO JOGO DE EXERCÍCIO SENSÓRIO-MOTOR; DO 2º AO 6º ANO DE VIDA, ESSE IMPULSO PREDOMINA SOBRE A FORMA DE JOGO SIMBÓLICO PARA SE MANIFESTAR NA ETAPA SEGUINTE.
OS EXERCÍCIOS SENSÓRIO-MOTORES REAPARECEM APÓS OS 2 ANOS, DURANTE A INFÂNCIA E MESMO NO ADULTO,OU SEMPRE QUE UM NOVO PODER OU UMA NOVA CAPACIDADE SÃO ADQUIRIDOS.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Atente para a seguinte citação:
 “A literatura infantil, nessa medida, é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela dá conta de uma tarefa a que está voltada toda a cultura – a de ‘conhecimento do mundo e do ser’ [...]. E vai mais além – propicia elementos para uma emancipação pessoal, o que é a finalidade implícita do próprio saber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 29. 
Em função da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a classificação das obras de literatura infantil como pedagógicas ou emancipatórias, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
Aponte as particularidades que diferenciam as obras literárias que apresentam um caráter pedagógico daquelas que apresentam um caráter emancipatório.
RESPOSTA: SÃO PEDAGÓGICAS A AQUELAS QUE TEM COMO OBJETIVO MAIOR ENSINAR ALGO OU MOBILIZAR A CRIANÇA PARA DETERMINADO COMPORTAMENTO.JÁ AS EMANCIPATÓRIAS ALIMENTAM A CRIATIVIDADE, A CURIOSIDADE A E A FANTASIA DO LEITOR, PROPONDO-LHE DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE A REALIDADE E O MUNDO QUE O CIRCUNDA.

Outros materiais