Buscar

Transcrição Leucócitos e Infecções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transcrição – Leucócitos e Infecção 
Neutrófilos constituem aproximadamente 70% dos leucócitos presentes no nosso organismo e os principais a fazer fagocitose. A principal enzima presente na fagocitose é a lisozima. 
Monócitos são células que estão na nossa circulação sanguínea, conforme vão adentrando os tecidos passam a ser chamado de macrófagos, exemplo: microglias, células de kuffer, etc.
Leucócitos possuem a mesma origem e precursor hematopoiético, e se diferenciam através de um processo mitótico em duas linhagens, mieloide (neutrófilos, basófilos, eosinófilos e macrófagos) e linfoide (linfócitos). 
Como se dá o processo de maturação?
Leucócitos carregam grânulos que secretam substâncias importantes em processos fagocíticos e na resposta a micro-organismos invasores. Todo o processo de maturação ocorre na medula óssea, com exceção de alguns linfócitos que podem se maturar no timo. O que faz as células maduras saírem da medula óssea? Vai ser regulada por componentes do sistema humoral, como as citocinas, que vão fazer com que haja a quimiotaxia e migrações das células da corrente sanguínea até o local onde há inflamação. Na nossa corrente sanguínea, em condições normais a gente encontra bastonetes (forma de rim) e leucócitos segmentados. 
Da fase do mieloblasto para a fase do pró-mielócito, existe um pequeno aumento do tamanho do núcleo me relação ao citoplasma, e do pró-mielócito para as outras fases existe a condensação do núcleo. Então essa condensação como um todo e redução do tamanho do núcleo, ocorre pra favorecer a passagem da circulação para o tecido, processo de diapedese. Então, no processo de maturação a célula vai diminuindo, a relação núcleo-citoplasma diminui. Na fase de mielócito, a diferenciação dos grânulos já é possível! 
As formas maduras desses granulócitos vão ser encontradas na nossa circulação na forma de rim (bastonetes), ou na forma segmentada. Esses granulócitos vão ser empacotados no RER e no Golgi. 
Como acontece a resposta por uma infecção por bactéria?
Reconhecimento e Contato
Englobamento 
Destruição e Degradação

Outros materiais