Buscar

Questões de Direito e Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituição de Direito Público e Privado
Direitos fundamentais referem-se àqueles direitos do ser humano que são reconhecidos e positivados na esfera do direito constitucional positivo de um determinado Estado (caráter nacional). Diferem dos direitos humanos - com os quais são frequentemente confundidos - na medida em que os direitos humanos aspiram à validade universal, ou seja, são inerentes a todo ser humano como tal e a todos os povos em todos os tempos, sendo reconhecidos pelo Direito Internacional por meio de tratados e tendo, portanto, validade independentemente de sua positivação em uma determinada ordem constitucional. Cite 03 direitos fundamentais ou garantias fundamentais abordados pela CF de 1998.
Resposta: Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direito políticos e partidos políticos.
 
Questão 2/5 - Contabilidade Geral
De acordo com o Guia de Estudos da aula 04: “No eterno dilema entre regimes de competência e de caixa, o correto reconhecimento do conjunto “Receitas e Despesas”. A esta altura, já entende-se a relevância do regime de competência e sua relação com o fato gerador, independente da realização financeira. ”
A empresa elaborou a folha de pagamento de pessoal da área administrativa com salários no montante de R$ 30.000,00. É de 34% a alíquota total da Previdência, sendo 11% da parte dos empregados e 23% da parte patronal.
Demonstre o lançamento a ser efetuado na contabilização da provisão  dos encargos da empresa com a Previdência. :
Resposta: Lançamento
D – Despesas com previdências....................10.200,00
C – Contribuição a Recolher...........................10.200,00
Aqui seguiremos o princípio da competência, primeiramente reconhecendo a despesas com previdência da competência, depois registrando no passivo a obrigação com este encargo.
Questão 3/5 - Instituição de Direito Público e Privado
O direito do consumidor e regido particularmente pela lei n.8.078/1990, o CDC, que dispõem sobre a defesa do consumidor e direciona outras providências, defina consumidor?
Resposta: Em seu art. 2º, o CDC afirma que consumidor e toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza um produto ou serviço como destinatário final.
Questão 4/5 - Contabilidade Geral
De acordo com o Guia de Estudo: “Quando estudamos o dinâmico universo contábil, podemos notar que a exigibilidade de constante atualização do saber a cada dia torna-se um diferencial no cenário econômico. Isto acontece devido as recentes alterações nas normativas que regem este labor. ”
 
Os critérios de avaliação do ativo estão previstos no art.183, da Lei no.6.404/76, com redação dada pela lei no. 11.638, de 2007, e pela lei n 11.941, de 2009, desta forma, “ Descreva o que significa Reavaliação dos Ativos”?
Respostas:
A Reavaliação de Ativos representa o procedimento contábil que visa, de uma forma direta, atualizar o valor de um ativo, na relação do valor contábil e seu valor de mercado, porém esta atualização não é uma simples correção monetária, e envolve avaliação técnica do bem. Podemos entender melhor este assunto ao iniciar o estudo por meio da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976 na Lei nº 11.638/2007
Questão 5/5 - Contabilidade Geral
 De acordo com o Guia de Estudo da Aula 03: “Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 19.1), depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Para Favero, Hamilton, Souza e Takakura (1997), falar em depreciação é falar sobre o “reconhecimento da perda ou diminuição da capacidade de geração de caixa dos bens”.
Determinada indústria mantém um controle individual de seu imobilizado.
Em 31.12.2001 os saldos das contas no Balanço Patrimonial eram os seguintes:
As máquinas foram utilizadas em três turnos de 8 horas, em todo o período de 2002. A empresa adota o método das quotas constantes de depreciação, sendo sua vida útil de 10 anos. Considerando-se que o coeficiente adotado é de dois para três turnos de 8 horas. Demonstre o cálculo que determina  o valor da depreciação no período, de tais máquinas, a ser contabilizado pela empresa.
Resposta: R$ - 21.310,00
No caso de depreciação normal a taxa de 10%, neste caso se usar o coeficiente 2,0 - para turno de 8 horas de operação, então será de 20%, aplicar sobre o valor dos bens,
106.550,00 *20%. = 21.310,00

Outros materiais