Buscar

PREÇOS+REAIS+VERSUS+PREÇOS+NOMINAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE
CAMPI UNIVERSITÁRIO IRATI-PR
Acadêmicos: Emerson Sejanoski
Silvio Stresser Déa
Diego Marinski
Cezar R. Karpinski
*
*
*
PREÇOS REAIS 
VERSUS 
PREÇOS NOMINAIS
MICROECONOMIA
*
*
*
PREÇO NOMINAL
O preço nominal de uma mercadoria é apenas seu preço absoluto. Por exemplo, o preço nominal de meio quilo de manteiga nos EUA, em 1970, era de cerca de $0,87; em 1980 era de $1,88; em 1990 estava em torno de $1,99; e, em 2001 ficava por volta de $3,30.
*
*
*
PREÇO REAL
O preço real de uma mercadoria é o preço relativo a uma medida agregada de preços. É o preço reajustado pela inflação.
*
*
*
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR
A medida agregada utilizada com maior frequencia é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Esse Índice é calculado nos EUA pelo U.S Bureal of Labor Statistics e é publicado mensalmente.
*
*
*
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR
Ele registra de que forma o custo de uma grande cesta de mercadorias adquirida pelo consumidor “típico”, em algum ano base, modifica-se ao longo do tempo. Atualmente considera-se 1983 como ano base.) As mudanças no IPC indicam a taxa de inflação na economia.
*
*
*
Então, como sabemos se o preço da manteiga em 2001 estava mais cara que em 1970? Para encontrar a resposta, devemos calcular o preço da manteiga em 2001 em termos de dólares de 1970. O IPC era de 38,8 em 1970, tendo subido para cerca de 177 em 2001.
*
*
*
Portanto em dólares de 1970, o preço da manteiga era:
*
*
*
Em termos reais, o preço a manteiga estava mais baixo em 2001 que em 1970.
O preço nominal da manteiga subira aproximadamente 280%, porém o IPC subira 356%, de tal forma que o preço da manteiga havia caído em relação à inflação.
*
*
*
EXEMPLO: O preço dos ovos tipo A e o custo do ensino universitário
Em 1970 , a dúzia de ovos tipo A nos EUA custava aproximadamente $0,61. No mesmo ano o custo médio anual do ensino universitário em uma faculdade particular nesse país, incluindo despesas de moradia e alimentação, estava em torno de $2.530.
*
*
*
Em 2002, o preço da dúzia de ovos havia subido para $1,30, e o custo médio do ensino universitário estava em $18.273. Em termos reais, os ovos estavam mais caros em 2002 do que em 1970? O ensino universitário havia se tornado mais caro?
*
*
*
A tabela seguinte mostra claramente que o custo real do ensino universitário subiu 55% durante o período, enquanto o preço real dos ovos caiu 74%.
*
*
*
Calculamos da seguinte forma:
E assim por diante.
*
*
*
Preços Reais dos Ovos tipo A e do Ensino Universitário
*
*
*
Conclusão
Assim tomando por base os dados da tabela podemos concluir que não devemos comparar os preços de acordo com os preços nominais, mas sim comparar os preços reais dos produtos, ou seja, os preços que foram reajustados pela inflação.
*
*
*
Referência
MICROECONOMIA - Robert S. Pindick, Daniel L. Rubinfeld. 6ª Edição (Prentice Hall)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais