Buscar

Papel do Educador Físico na Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O educador físico
Muitas vezes a prática de exercícios físicos não é acompanhada por profissionais de educação física, o que a torna perigosa. Os educadores físicos sabem da importância de uma prescrição adequada para promoção de saúde, para a reabilitação e para o rendimento esportivo. Dessa forma, devem mostrar a importância de uma prática de exercício bem orientada para a sociedade.
Para o inicio do treinamento, o ideal seria uma avaliação médica para saber o nível de condicionamento físico que está o praticante e se existe alguma lesão ou doença que influencie na prescrição do programa de treinamento. Uma alimentação adequada ajudaria este praticante alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida e eficiente. Nessa perspectiva, já se tem mais dois profissionais, médico e nutricionista.
 
Assim como os medicamentos, existe uma dose certa para todos os tipos de exercícios e o responsável por essa prescrição é o profissional de educação física, que deve controlar as variáveis do treinamento levando em consideração os princípios metodológicos, fisiológicos e biomecânicos para a prescrição do programa de treino. E fazendo essa prática de forma prazerosa e eficiente.
 
A inserção do educador físico nos núcleos de apoio a família pelo governo mostra como ganhamos espaço dentro da sociedade, expondo a importância do profissional na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população.
Para uma elaboração eficiente de um programa de treinamento, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionista, profissionais de educação física, fisioterapeutas, psicólogos dentre outros profissionais, se faz necessária para conseguir melhores resultados.
 
Esse é o começo, temos legalidade dentro dos programas de promoção da saúde, agora devemos legitimar nossa atuação dentro da sociedade com conteúdo técnico, embasamento científico e ética. 
 
A Comissão Técnica da Saúde vem difundir evidências científicas no âmbito da promoção de saúde, orientando a prescrição de treinamento adequado por profissionais de Educação Física.
PSF
O Programa de Saúde da Família é uma importante ferramenta do governo federal para a busca de uma melhora na qualidade de vida do cidadão. Para isso é necessário um sistema organizacional completo, desde uma estrutura física que atinja as necessidades básicas de seus usuários, até seu fluxograma funcional, onde seus funcionários, profissionais da área da saúde ou não, consigam exercer seus atributos de forma competente e com excelência, proporcionando saúde a população, através de medidas de intervenção, educação e trabalho multidisciplinar.
É importante frisar que o trabalho multidisciplinar neste caso, do PSF, com a inclusão de Dentistas, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Psiquiatras e Educadores Físicos é de suma importância para que o trabalho seja realizado de uma forma completa e em sua totalidade, no que tange o atendimento a população em geral, especificamente os indivíduos considerados de baixa renda.
Educador Físico e o Programa de Saúde da Família:
O PSF é uma ferramenta complexa, exige profissionais com perfis diferentes e áreas de atuação diferentes, sejam estas da saúde de forma específica ou não. O Educador Físico faz parte de uma grande "fatia" de profissionais vinculados a prestação de serviços à saúde, sendo assim, seu trabalho também é importante na manutenção da prevenção de doenças.
A prática do exercício físico prescrito e orientado por estes profissionais pode trazer benefícios tanto ao os cofres das esferas governamentais como, e sim, em primeiro lugar à saúde do cidadão. Para isso acontecer, é preciso a inserção direta destes profissionais no PSF, obviamente esbarramos em algumas dificuldades no que tange a gestão da saúde, por questões políticas, talvez pudéssemos estar muito mais adiantados no PSF do que nos dias de hoje, porém, os primeiros passos vem sendo dados nos permitindo corrigir erros e aperfeiçoar este programa.
O papel do Educador Físico não se resume somente a prescrição dos exercícios, este profissional também irá trabalhar com a quebra de paradigmas a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar dentro destes e de outros aspectos aumentar a adesão ao exercício, fator de suma importância para podermos impactar a saúde da população de forma positiva e ascendente.
SUS
O Sistema Único de Saúde está em constante construção, passivo a novos programas e projetos e, nesse contexto, o novo paradigma de saúde, marcado pela promoção da saúde, abre um campo para atuação do Profissional de Educação 
Física nos serviços de saúde pública. Dessa forma, o profissional dessa área inserido no serviço de Atenção Básica do SUS deve estimular mudanças de atitude para a adoção de um estilo de vida saudável, levando em consideração as necessidades da população e o contexto na qual está inserida. 
Ressalta-se ainda que o processo de trabalho do educador físico deve ser caracterizado por ações compartilhadas, visando uma intervenção interdisciplinar, ampliando e fortalecendo as intervenções das equipes de saúde. Portanto, é reconhecida a importância da atuação do profissional de Educação Física no NASF, entretanto, é preciso consolidar sua inserção nas equipes multiprofissionais.
NASF
O Programa Saúde da Família foi uma estratégia criada pelo Governo Federal em 1994, para implementar a atenção básica e contribuir para a qualidade de vida da população, considerando que a atenção primária é fundamental para que os cuidados em saúde alcancem grande parte da população. Pensar em saúde de forma ampliada, com vistas a prestar atendimento integral ao núcleo familiar, faz parte da formação do profissional da área da saúde. Esse atendimento diz respeito à promover a saúde do auto cuidado, com ações que contemplem princípios sociais, formativos e educativos.
Trabalhar em equipe multiprofissional, como busca a Estratégia Saúde da Família, permite uma melhora na qualidade da assistência e o desenvolvimento de ações que visam mudanças na prática de saúde. Neste contexto, deve ser reconhecida a atuação de diversos profissionais, entre eles, o profissional de Educação Física junto aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Assim, os campos de intervenção desse profissional vão além do aperfeiçoamento da aparência física, estando associados à melhora da saúde física e mental. A inserção do Profissional de Educação Física no NASF é de fundamental importância pelos aspectos físicos, cognitivos e sociais desenvolvidos por ele, promovendo melhora da qualidade de vida da população. Atuando junto à equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o profissional de EducaçãoFísica amplia a abrangência da atenção básica como responsável pelas ações de atividades físicas e práticas corporais. Dentro da perspectiva de que as áreas estratégicas associadas ao NASF não se remetem à atuação específica e exclusiva de uma categoria profissional, o processo de trabalho do profissional de educação física deve ser caracterizado por ações compartilhadas, visando uma intervenção interdisciplinar. Portanto, a integração do Profissional de Educação Física deve ampliar e fortalecer as intervenções das equipes de saúde. Nesse contexto, o trabalho em equipe na saúde acontece na presença de profissionais com distintas formações na área e delineia-se pela capacidade que esses diferentes profissionais têm de produzir saúde. Dessa forma, a saúde deve ser pensada de forma ampliada com vistas a prestar atendimento integral aos indivíduos, através da formação de coletivos multiprofissionais. As intervenções do profissional de Educação Física do NASF devem ser dirigidas a grupos-alvo, de diversas faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais, junto à equipe multiprofissional do NASF. Além disso, o profissional deve conhecer as características do local e da população que lhe é referenciada, para atuar de acordo com suas necessidades.
A Educação Física, vem se afirmando como atividade imprescindível à promoção da saúde e prevenção de doenças, nesse sentido, é de suma importância o entendimento das diferenças dessas práticas. As medidas de promoção da saúde não se dirigem a uma doença ou desordem específica, elas objetivam melhorar a saúde e o bem-estar de forma geral. Para tanto, é necessário que ocorra uma transformação das condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem Intersetorial.
Já as ações preventivas caracterizam-se por intervenções que buscam evitar o surgimento de doenças específicas, devem ser estruturadas mediante a divulgação de informação científica e de recomendações normativas de mudanças de hábitos. Essas ações tem o objetivo de diminuir a incidência e prevalência de doenças infecciosas e degenerativas, além de outros agravos específicos. A diferenciação entre os conceitos de promoção e prevenção da saúde é importante, pois possibilita a ampliação do olhar do profissional de Educação Física, não ficando limitado a ações focadas na doença, mas também aos aspectos positivos da saúde.

Outros materiais