Buscar

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
	
	Simulado: SDE0020_SM_201602069824 V.1 
	Aluno(a): RENATO FERREIRA NASCIMENTO
	Matrícula: 201602069824
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 03/11/2016 14:00:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602156204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Federação Internacional de Ginástica (FIG) é o órgão máximo da Ginástica mundial, sendo responsável pelas seguintes modalidades: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica Para Todos. Considerando as opções apresentadas a seguir, marque a resposta que apresenta as modalidades que possuem caráter competitivo?
		
	
	Ginástica Artística, Ginástica Para Todos, Ginástica Rítmica e Ginástica Aeróbica
	
	Ginástica Artística, Ginástica Para Todos, Ginástica de Trampolim e Ginástica Para Todos.
	
	Ginástica Artística, Ginástica Para Todos, Ginástica de Trampolim e Ginástica Aeróbica
	
	Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Ginástica Para Todos e Ginástica Aeróbica
	 
	Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim e Ginástica Aeróbica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602092817)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A prova da Ginástica Artística, Salto sobre a Mesa, apresenta seis fases interdependentes. Marque a alternativa que melhor exprime cada uma dessas fases.
		
	
	Corrida: deve ser veloz e controlada, não sendo considerada na avaliação do salto. Impulsão: é a fase de impulsão na prancha, transformando o componente horizontal da corrida em um componente angular, levando o executante em direção à Mesa. Essa impulsão pode ser de frente ou de costas para a Mesa, não sendo avaliada pelos árbitros. Primeiro voo: a partir daqui é realizada a avaliação do ginasta. Compreende o percurso do ginasta desde a perda de contato com a prancha até o momento que antecede o apoio na Mesa. Esse voo deve ser bem alto para facilitar a chegada na Mesa, facilitando a repulsão na fase seguinte. Apoio e repulsão: são duas fases quase imperceptíveis. Num primeiro momento acontece o apoio das mãos na Mesa que deve ser longo, para em seguida acontecer a repulsão, que é a transformação do componente horizontal em um componente angular que promove a elevação do corpo do ginasta o mais alto possível. Segundo voo: é a fase onde acontece a maioria das acrobacias dos saltos, sendo importante que ela atinja a maior altura possível, numa trajetória parabólica, permitindo a realização das tarefas acrobáticas pretendidas. Aterrissagem: é a fase de conclusão do salto, onde o executante deve realizar o máximo de amortecimento para a finalização de pé e imóvel, para uma maior pontuação.
	 
	Corrida: deve ser veloz e controlada, sendo considerada na avaliação do salto. Impulsão: é a fase de impulsão na prancha, transformando o componente horizontal da corrida em um componente angular, levando o executante em direção à Mesa. Essa impulsão pode ser de frente ou de costas para a Mesa, sendo avaliada pelos árbitros. Primeiro voo: Compreende o percurso do ginasta desde a perda de contato com a prancha até o momento que antecede o apoio na Mesa. Esse voo deve ser rasante para facilitar a repulsão na fase seguinte. Apoio e repulsão: são duas fases quase imperceptíveis. Num primeiro momento acontece o apoio das mãos na Mesa que deve ser muito breve, para em seguida acontecer a repulsão, que é a transformação do componente horizontal em um componente angular que promove a elevação do corpo do ginasta o mais alto possível. Segundo voo: é a fase onde acontece a maioria das acrobacias dos saltos, sendo importante que ela atinja a maior altura possível, numa trajetória parabólica, permitindo a realização das tarefas acrobáticas pretendidas. Aterrissagem: é a fase de conclusão do salto, onde o executante deve realizar o máximo de amortecimento para a finalização de pé e imóvel, para uma maior pontuação.
	
	Corrida: não há necessidade de muita velocidade, não sendo considerada na avaliação do salto. Impulsão: é a fase de impulsão na prancha, transformando o componente horizontal da corrida em um componente angular, levando o executante em direção à Mesa. Essa impulsão, por questão de segurança, só pode ser realizada de frente para a Mesa, não sendo avaliada pelos árbitros. Primeiro voo: a partir daqui é realizada a avaliação do ginasta. Compreende o percurso do ginasta desde a perda de contato com a prancha até o momento que antecede o apoio na Mesa. Esse voo deve ser rasante para facilitar a repulsão na fase seguinte. Apoio e repulsão: são duas fases quase imperceptíveis. Num primeiro momento acontece o apoio das mãos na Mesa que deve ser muito breve, para em seguida acontecer a repulsão, que é a transformação do componente horizontal em um componente angular que promove a elevação do corpo do ginasta o mais alto possível. Segundo voo: é a fase onde acontece a maioria das acrobacias dos saltos, sendo importante que ela atinja a maior altura possível, numa trajetória parabólica, permitindo a realização das tarefas acrobáticas pretendidas. Aterrissagem: é a fase de conclusão do salto, onde o executante deve realizar o máximo de amortecimento para a finalização de pé e imóvel, para uma maior pontuação.
	 
	Corrida: deve ser veloz e controlada, não sendo considerada na avaliação do salto. Impulsão: é a fase de impulsão na prancha, transformando o componente horizontal da corrida em um componente angular, levando o executante em direção à Mesa. Essa impulsão pode ser de frente ou de costas para a Mesa, não sendo avaliada pelos árbitros. Primeiro voo: a partir daqui é realizada a avaliação do ginasta. Compreende o percurso do ginasta desde a perda de contato com a prancha até o momento que antecede o apoio na Mesa. Esse voo deve ser rasante para facilitar a repulsão na fase seguinte. Apoio e repulsão: são duas fases quase imperceptíveis. Num primeiro momento acontece o apoio das mãos na Mesa que deve ser muito breve, para em seguida acontecer a repulsão, que é a transformação do componente horizontal em um componente angular que promove a elevação do corpo do ginasta o mais alto possível. Segundo voo: é a fase onde acontece a maioria das acrobacias dos saltos, sendo importante que ela atinja a maior altura possível, numa trajetória parabólica, permitindo a realização das tarefas acrobáticas pretendidas. Aterrissagem: é a fase de conclusão do salto, onde o executante deve realizar o máximo de amortecimento para a finalização de pé e imóvel, para uma maior pontuação.
	
	Corrida: deve ser veloz e controlada, não sendo considerada na avaliação do salto. Impulsão: é a fase de impulsão na prancha, transformando o componente horizontal da corrida em um componente angular, levando o executante em direção à Mesa. Essa impulsão pode ser de frente ou de costas para a Mesa, não sendo avaliada pelos árbitros. Primeiro voo: a partir daqui é realizada a avaliação do ginasta. Compreende o percurso do ginasta desde a perda de contato com a prancha até o momento que antecede o apoio na Mesa. Esse voo deve ser rasante para facilitar a repulsão na fase seguinte. Apoio e repulsão: são duas fases quase imperceptíveis. Num primeiro momento acontece o apoio das mãos na Mesa que deve ser muito breve, para em seguida acontecer a repulsão, que é a transformação do componente horizontal em um componente angular que promove a elevação do corpo do ginasta o mais alto possível. Segundo voo: é a fase onde acontece a maioria das acrobacias dos saltos, sendo importante que ela atinja a maior altura possível, numa trajetória parabólica, permitindo a realização das tarefas acrobáticas pretendidas. Aterrissagem: é a fase de conclusão do salto, onde o executante não precisa se preocupar com o amortecimento para a finalização de pé e imóvel, pois o colchão promove a absorção do impacto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602671756)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1- A história da Ginástica Artística sofreu diversasinfluências. Desde tempos remotos, o Homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos. De acordo com a afirmação, como devemos levar em conta a divisão da história da Ginástica.
		
	 
	(C) "vem da pré-história, afirma-se na antiguidade fundamenta-se na idade contemporânea".
	
	(D) "vem da pré-história, afirma-se na idade média antiguidade, sistematiza-se na antiguidade, estaciona na idade moderna".
	 
	(B) "vem da pré-história, estaciona na idade média, fundamenta- se na idade moderna¿.
	
	(A) "vem da antiguidade, estaciona na idade média, fundamenta-se na idade contemporânea".
	
	(D) "vem da pré-história, afirma-se na antiguidade, sistematiza-se na idade média, estaciona na idade moderna".
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602120847)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Falando sobre a importância da competição e dos seus aspectos formadores para os jovens, De Rose Jr. (2009) afirma que "O sucesso não deveria depender do resultado numérico da competição, mas sim da obtenção de um feito importante para o jovem desportista (p. ex., a realização eficiente de um determinado movimento ou o esforço para realizá-lo denotando uma predisposição para acertar)." Para que essa perspectiva de sucesso seja viável de concretização, o Professor deve:
		
	
	Oportunizar a participação esportiva somente dos jovens alunos com maior possibilidade de sucesso, pois só assim as vitórias serão conquistadas.
	
	Mostrar aos jovens alunos que a competição não é parte do processo formativo e sim o fim, seja no esporte ou na vida, pois só a vitória determina as conquistas dos indivíduos
	 
	Oferecer aos jovens alunos a oportunidade da prática esportiva como parte do processo educativo e de formação dos mesmos.
	
	Lembrar aos jovens alunos que os feitos importantes sempre são os resultados apresentados nas competições.
	
	Incentivar os jovens alunos a não aceitarem a derrota, pois assim estará motivando-os a sempre vencer na vida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602167487)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as afirmativas abaixo I, II e III), dentre as opções de resposta apresentadas marque qual a correta. I - Os tipos de Auxílio e Segurança utilizados na Ginástica Artíscica são: Pessoal, Material, Metodológico e Psicológico. II - As provas oficiais da Ginástica Artística Masculina (GAM) são: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos sobre a Mesa, Assimétricas e Barra. III - As provas oficiais da Ginástica Artística Feminina (GAF) são: Salto sobre a Mesa, Assimétricas, Trave e Solo.
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes