Buscar

2o AVALIANDO O APRENDIZADO IMUNOLOGIA BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503439590)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os familiares de J.M.C, 58 anos, com óbito por AVE, fizeram doação dos órgãos do falecido para transplantes. Em avaliação laboratorial, para a doação dos rins, foi necessária a tipagem HLA do doador e, posteriormente, prova-cruzada entre os linfócitos do doador e amostras de soro sanguíneo dos pacientes candidatos ao transplante, promovendo a avaliação da histocompatibilidade.
Em relação à molécula de histocompatibilidade principal, marque a alternativa verdadeira.
	
	
	Células T citotóxicas reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe II na superfície de qualquer célula infectada do hospedeiro.
	
	O antígeno ligado à molécula MHC de classe I é processado no núcleo da célula-alvo.
	 
	MHC I e II são moléculas codificadas por um complexo de genes chamado complexo principal de histocompatibilidade, sendo denominadas HLA em humanos.
	
	Antígeno ligado à molécula MHC de classe I é originado de antígenos extracelulares fagocitados ou endocitados por células apresentadoras de antígenos (CAA) e processado em fagolisossomos / vesículas da CAA.
	
	Células T auxiliares reconhecem antígenos em associação com proteínas MHC de classe II, na superfície de todas as células nucleadas..
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201503291558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
	
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades inespecíficas em mesmas localizações no organismo.
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta funções específicas em localizações semelhantes no organismo.
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua de diferente maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac não apresenta habilidades e funções específicas, mas estão em diferentes localizações no organismo.
	 
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da maneira diferente no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac apresenta habilidades e funções específicas em diferentes localizações no organismo.
	
	Cada classe de Anticorpo (Ac) atua da mesma maneira no organismo, ou seja, cada isotipo de Ac não apresenta habilidades e funções específicas, mas estão todos somente intravascularmente no organismo.
	 Gabarito Comentado.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201503291582)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à sinapse imunológica, pode-se afirmar que:
	
	
	As interações múltiplas do Ag/MHC com as moléculas acessórias e coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	 
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC e as moléculas acessórias e coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	As interações do TCR com Ag/MHC e as moléculas coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC e as moléculas acessórias e com coestimulatórias têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201503865429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A via clássica do complemento é iniciada pela interação do C1 com:
	
	
	LPS
	
	Imunogeno
	
	Moléculas de água
	
	Fator B
	 
	Complexo antígeno-anticorpo
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201504080779)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Associe as colunas corretamente: (1) Epítopo ( ) Atração de leucócitos para o local da inflamação (2) Lisozima ( ) Processo de facilitação da fagocitose (3) Opsonização ( ) Progenitora de todas as células do sangue (4) Célula Tronco ( ) Enzima hidrolítica presente nas secreções do corpo (5) Quimiotaxia ( ) Fração miníma de uma proteína que é reconhecida pelo sistema imune
	
	
	1, 2, 3, 4 e 5
	 
	5, 4, 3, 2 e 1
	
	4, 3, 2, 1 e 5
	 
	5, 3, 4, 2 e 1
	
	3, 2, 1, 5 e 4

Outros materiais