Buscar

Qualidade de Vida no Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATUAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE AÇÕES RELACIONADAS À QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NOS AMBIENTES DE TRABALHO.
Eder Fernandes
NOVEMBRO 2016
9 Slides
1
É um programa que visa satisfazer e facilitar o desenvolvimento do colaborador com relação a sua função no ambiente de trabalho, se utiliza através de ações que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois sabe-se que as pessoas se tornam mais produtivas quando estão mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. 
Com a aplicação da QVT é possível ter o comprometimento dos colaboradores para a execução de suas tarefas e consequentemente o atingimento de metas estabelecidas.
2
O que é Qualidade de Vida, Saúde e Segurança nos ambientes de trabalho.
O QVT surgiu em meados da década de 50 na Inglaterra, através de um trabalho realizado por Eric Trist, Psicólogo e Cientista que junto com seus colaboradores realizou um estudo onde foi observado a relação individuo, trabalho e organização, neste trabalho foi observado que o aspecto fundamental é a realização do indivíduo no trabalho.
Mas somente na década de 70 que foi oficialmente inserido na sociedade acadêmica, as percussoras da QVT no Brasil são Eda Fernandes e Ana Cristina Limongi.
3
Origem do QVT.
A aplicação da QVT na empresa tem como objetivo, dar a seus colaboradores ambientes de trabalho confortáveis e seguros para a realização de suas atividades, de modo a minimizar os riscos para sua saúde, e aumentando assim sua realização pessoal.
Segundo Abraham Maslow um individuo possui uma escala de realização e as busca diariamente, e que para se desejar o próximo nível é preciso que o atual esteja preenchido, não se é possível ter uma QVT se as pessoas não estiverem satisfeitas com aquilo que fazem.
4
Atuação QVT na Empresa
5
Existem várias formas de se promover a QVT nos ambientes de trabalho:
A criação de uma CIPA 
Adaptação das instalações para funcionários com deficiência física
Criação de espaços de recreação, para os horários de pausa ou confraternização.
Ergonomia: equipamento e mobiliário.
Ginástica laboral e outras atividades.
Palestras ou Cursos internos.
6
Aplicando a QVT
Para a aplicação de QVT que venha a ser realmente válida e com resultados mais efetivos, se faz necessário o levantamento de algumas informações feitas através de indicativos, entrevistas com colaboradores, ouvidoria interna, entre outras. 
Com isso se pode chegar a desenvolver mudanças e aplicações de projetos, direcionado para cada grupo presente em uma empresa, de uma maneira que todos possam se sentir realizados pessoal e profissionalmente.
A criação de ambientes onde as pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho, evita com que a empresa tenha queda de rendimento e também diminui a rotatividade de pessoas
7
8
9
Referências
http://www.efdeportes.com/efd136/qualidade-de-vida-do-trabalhador.htm. Acesso em 02 de Novembro 2016
http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180. Acesso em 02 de Novembro 2016
https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/34530/origem-e-evolucao-historica-da-qualidade-de-vida-do-trabalho-qvt. Acesso em 02 de Novembro 2016
http://atitudeenegocios.com/qualidade-de-vida-no-trabalho-qvt/. Acesso em 02 de Novembro 2016
http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/. Acesso em 02 de Novembro 2016
http://www.fiepb.com.br/noticias/2008/07/14/qualidade_de_vida_no_trabalho. Acesso em 02 de Novembro 2016
10
A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.
 Albert Einstein

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais