Buscar

Lista de Exercícios Balanço de Massa Eng. Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios 2 – GCA 201
1) Sabe-se que em escoamentos dentro de tubulações, adimensionais relevantes são os números de Reynolds e de Euler. Um teste será realizado no projeto proposto de uma grande bomba que deve enviar 1,5 m3/s de água de um propulsor de 40 cm de diâmetro com uma elevação de pressão de 400 kPa. Um modelo com um propulsor de 8 cm de diâmetro deve ser usado. Qual a vazão volumétrica deve ser usada e qual elevação de pressão deve ser esperada? O fluido utilizado no modelo é água à mesma temperatura da água do protótipo.
2) O suco concentrado é preparado partindo do suco extraído da fruta. Em 100 kg desse suco recém-extraído encontram-se 4% em massa de sólidos solúveis e 10% em massa de sólidos insolúveis. Admitindo que o suco in natura passa por um filtro no qual apenas os sólidos insolúveis são retidos, obtém-se o suco clarificado que segue para um evaporador. Se a concentração final do suco concentrado deve ser de 20% em massa de sólidos solúveis, quanto de suco é produzido e qual a massa de água evaporada?
3) Em um processo de padronização em um laticínio, mistura-se leite com 3,6 % de gordura com creme de leite contendo 35% de gordura para o obtenção de 13000 kg de um creme de leite com 18% de gordura. Quais as massas de leite e creme de leite adicionadas ao tanque de mistura?
4) Em uma indústria, extrai-se 1 t/h de suco com 12% em massa de sólidos totais. Após a extração, o suco de laranja é filtrado para separação da polpa, obtendo-se 250 kg/h de polpa e 750 kg/h de suco clarificado, o qual é enviado para um evaporador a vácuo, onde o suco é concentrado até 55% de sólidos totais. Toda polpa de fruta da filtração é desviada do evaporador (bypass) e adicionada ao suco concentrado em um misturador para melhorar o sabor e aroma do suco, além de com isso se evitar incrustações no evaporador. Considerando que o produto final obtido contém 40% de sólidos totais, calcule as correntes.

Outros materiais