Buscar

EstudodeCaso3M

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo de Caso 3M – Adaptado Chiavenato, pg 224.
A 3M (Minnesota Mining and Manufacturing Company) possui mais de 25.000 produtos no mercado (post-it, protetores de tela para Pc, esponja de cozinha, fita adesiva, etc), um faturamento anual de US$ 542 milhões, teve 17,3% de rentabilidade do patrimônio em 1998. A diretoria da 3M não esperava tal desempenho, porque a empresa estava no meio de uma reestruturação. Para se tornar mais competitiva, criou-se um projeto batizado de transformação, cujo objetivo era colocar o foco no cliente e modificar seus processos. Antes, as áreas de negócios eram divididas por produtos, e, um cliente que comprasse mais de um item do catálogo era obrigado a falar com diferentes vendedores e receber várias encomendas. Agora, os grandes clientes, responsáveis por 90% do faturamento, são atendidos por um único grupo de vendendores. E os pequenos clientes passaram a comprar de distribuidores. Por que a 3M mudou seu jeito de trabalhar? “Porque precisamos desenvolver tecnologias que tenham uma utilidade prática para o nosso cliente, por isso, criamos um ambiente que permite o aprendizado contínuo, o trabalho em equipe foi estimulado, o banco de dados unificado e a comunicação interna fortalecida”. (Presidente)
Como forma de estimular a criatividade, todos os funcionários têm 15% do seu tempo de trabalho livre, para fazerem o que quiserem, sem precisar mostrar resultados. Mundialmente, a empresa aplica cerca de 6,5% de sua renda total (15 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O motivo é que 30% do faturamento deve decorrer de produtos criados nos quatro anos anteriores. A 3M é uma das empresas mais inovadoras do mundo: um produto novo e diferente a cada três dias, em média.
Questões:
Qual o tipo de departamentalização utilizado pela 3M antes da reestruturação? E depois? Justifique sua resposta, colocando características de cada tipo de departamentalização.
Quais outras sugestões você daria para melhor departamentalizar a 3M? Faria algum outro tipo de departamentalização?
Como a 3M consegue se diferenciar no mercado?

Outros materiais