Buscar

Apol fundamentos de Gestão 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A palavra “sorte” é apenas um nome dado a eventos descontrolados e descontroláveis que aparecem e somem de nossas vidas. Mapear esses eventos é quase tão impossivel quanto surfar em um mar revolto. Reduzí-la à ordem e medir sua geometria é ação fadada ao fracasso.
Mas a sorte não é tão aleatória quanto se supõe. Dentro de certos limites, ela pode ser influenciada. É possível dar sentido à sorte. Ela pode ser manipulada de forma racional. Para fazer essa manipulação é preciso que mudemos nosso modo de agir e ser. Essa mudanças são que chamo de ajuste da sorte. A teoria do ajuste da sorte baseia-se em observações de pessoas sortudas em oposição àquelas azaradas. Os sortudos apresentam cinco características principais:
A estrutura em teia de aranha: as pessoas com sorte a usam para criar canais por onde a boa sorte possa fluir.
A capacidade intuitiva: homens e mulheres de sorte estão instintivamente cientes, quando não de forma consciente, de que é possivel perceber mais do que conseguimos ver.
O fenômeno audentes fortuna juvat: em geral, a vida com sorte é vivida em zigue-zague, e não em linha reta.
O efeito catraca: é usado instintivamente pelos sortudos para impedir que a má sorte se torne pior sorte.
O paradoxo do pessimismo: dizer que os irresponsáveis são sortudos é altamente enganoso. As pessoas de sorte cultivam o pessimismo sombrio como item essencial de seu equipamento de sobrevivência.
GUNTHER, Max.  O Fator Sorte. São Paulo: Best Seller, 2013
Integrando a visão de GUNTHER com o que foi abordado no tema podemos efetuar algumas afirmações interessantes:
a) A teia de aranha se assemelha à habilidade que o empreendedor tem de fazer com que competências se articulem em uma única direção visando atingir os resultados esperados.
b) A capacidade intuitiva se integra como sendo o grande elemento para as decisões racionais realizadas pelo empreendedor, ou seja, direcionar suas ações pelo lógico, linear e palpável.
c) O efeito catraca se liga de forma completa à capacidade de planejamento exeercida por um bom empreendedor. É justamente no exercicio de planejar que se minimiza ou mesmo se impede que certos “azares” apareçam.
d) No paradoxo do pessimismo se fundamenta a famosa postura de cautela do empreendedor. Sendo consciente que quais seriam os piores cenários de sua empreitada ele se torna habil em antevâ-las e de se preparar para elas, caso apareçam.
Marque a opção abaixo que representa a resposta correta em termos das afirmações acima:
	
	A
	As quatro afirmações estão corretas
	
	B
	Apenas três afirmativas são corretas
Apenas a afirmativa “b” está incorreta, pois diz que a intuição é o grande elemento para as decisões racionais e isso não está correto na medida em que decisões de cunho racional dependem de dados e fatos concretos e não de sensações ou intuições.
	
	C
	Apenas duas afirmativas são corretas
	
	D
	Apenas uma afirmativa é correta
	
	E
	Nenhuma afirmativa é correta
Questão 2/5
GREATTI ao comentar a formação e o perfil do empreendedor, aponta algumas diferenças entre a formação gerencial e a formação empreendedora, dando a entender que se tratam de formações diferenciadas e complementares:
A contar dessa abordagem podemos levantar algumas constatações sobre o assunto que podem ser bastante relevantes em termos de se conhecer melhor o perfil do empreendedor:
O empreendedor é uma pessoa que precisa contar com uma boa educação familiar, social e profissional para obter o perfil necessário a sua ação.
Ser um generalista, em termos do perfil empreendedor, é tão importante quanto ser um especialista, pois nem sempre as soluções dos problemas a serem enfrentados se encontram dentro da área de especialização do empreendedor.
O espírito empreendedor, integrado ao perfil de líder, altamente criativo e determinado, é algo obtido basicamente pela sua formação gerencial.
As constatações acima podem ser consideradas:
	
	A
	As três constatações são verdadeiras e podem ser facilmente comprovadas no quadro apresentado.
	
	B
	Apenas duas constatações podem ser consideradas verdadeiras e coerentes com que é abordado no quadro apresentado.
As três constatações tem efetiva relação com o que é apresentado no quadro, porém, não é correto afirmar que o perfil de líder, criativo e determinado é algo relacionado essencialmente à formação gerencial. Essas características são forjadas na formação empreendedora, uma vez que se trata de questões presentes na segunda coluna do quadro.
	
	C
	Apenas uma das constatações pode ser considerada verdadeira e ao mesmo tempo coerente com o conteúdo apresentado no quadro.
	
	D
	As três constatações não podem ser consideradas verdadeiras e não conjuminam com o conteúdo apresentado no quadro.
	
	E
	Não é possível fazer relação entre as constatações e os conteúdos presentes no quadro uma vez que a correlação entre elas é mínima.
Questão 3/5
O processo de busca pela excelência é um esforço contínuo das organizações. Sendo assim é relevante as organizações considerarem a qualidade como um fator essencial para o alcance da vantagem competitiva. Assinale as alternativas que
 
I – A qualidade total é uma filosofia de gestão organizacional divulgada após a segunda guerra mundial.
II – O conceito de qualidade total foi colocada em prática com muito êxito pelas empresas japonesas.
III – Qualidade controlada e a conformidade com as especificações técnicas são características da escola de qualidade
IV – A preocupação com a influência da equipe informal no processo produtivo é pertinente a escola de qualidade
V – A liderança autocrática influencia na qualidade controlada pela equipe informal de trabalho
Estão certas as alternativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, II e V
	
	C
	I, II e III
A qualidade total é uma filosofia de gestão organizacional divulgada após a segunda guerra mundial. O conceito de qualidade total foi colocado em prática com muito êxito pelas empresas japonesas. Qualidade controlada e conformidade com as especificações técnicas são características da escola de qualidade
	
	D
	IV e V
	
	E
	II e IV
Questão 4/5
No começo do século XX, após a Revolução Industrial, grandes transformações aconteceram no processo produtivo. F. Taylor influenciou e auxiliou com suas ideias o desenvolvimento do processo produtivo. H. Ford criou a empresa de automóveis Ford.
Analise as alternativas abaixo, identifique as ideias de Taylor e Ford e assinale com V (verdadeiro) ou F (falso).
(  ) Para Taylor, o controle do tempo e do  movimento tem como objetivo otimizar o processo produtivo.
(  ) Através da Administração Científica, Taylor se preocupa com a qualidade de vida  dos trabalhadores.
(  ) H. Ford fortaleceu os princípios da produção em massa, com peças padronizadas e trabalho especializado.
(  ) O taylorismo surge pela falta de recursos, está enraizado no trabalho em equipe e no combate ao desperdício.
(  ) O fordismo é um sistema de gestão focado no trabalho em equipe, e identifica a força do grupo informal.
Na sequência, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V, V, V, F, F
	
	B
	F, F, V, F, V
	
	C
	V, F, V, F, F
Estão certas a primeira e a terceira alternativas, pois a administração científica tem como base o controle do tempo e movimento, para otimizar o processo produtivo.
A segunda, a quarta e a quinta questão está errada, pois a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores e a ênfase no trabalho em equipe é foco de estudo do Elton Mayo, na Escola de Relações Humanas.  
	
	D
	F, V, F, V, V
	
	E
	F, V, F, F, F
Questão 5/5
Analise o caso e responda:
http://www.toddaicom.com.br/wp-content/uploads/2015/06/DCI_15-05-2015.jpg
A abordagem acima mostra que houve um grande e expressivo aumento de vendas de lápis coloridos sem que isso tenha advindo de qualquer esforço dos fabricantes de lápis. Eles apenas herdaram uma demanda trazida pela “febre” de livros paracolorir que demandam, logicamente, lápis de cor. A reportagem demonstra que souberam aproveitar a oportunidade. Porém, a questão a ser avaliada nesse caso é de que:
Eles tiveram sorte PORQUE foram capazes de mobilizar seu marketing na direção do aproveitamento da oportunidade que lhes surgiu
Eles tiveram sorte PORQUE tiveram visão para antecipar o “boom” de vendas que se aproximava, estando preparados para atender a nova demanda ampliada.
Eles tiveram sorte PORQUE possuíam estrutura para ampliar a produção, atendendo a tempo o aumento de vendas ocasionado pela venda massiva de livros para colorir.
Considerando o texto apresentado e as  afirmações acima que justificam ou não o fato deles terem tido sorte, podemos dizer que:
	
	A
	Nenhuma das afirmações pode ser considerada verdadeira
	
	B
	Apenas uma das afirmações pode ser considerada verdadeira
	
	C
	Apenas duas das afirmações podem ser consideradas verdadeiras
Das três avaliações apresentadas, apenas a segunda é falsa, pois é nítido na reportagem que tal elevação brusca de demanda não foi prevista e muito menos esperada pelos fabricantes de lápis. Sendo assim, das quatro alternativas, apenas uma afirma que há apenas duas afirmações verdadeiras e o comentário que segue nessa opção também é verdadeira e compatível com a oportunidade apresentada. A gerencia dos fabricantes de lápis foram ágeis e competentes em identificar a demanda ampliada e se organizarem tanto em termos produtivos como de comercialização para aproveitar essa "onda de sorte” que tiveram.
	
	D
	Todas as afirmações podem  ser consideradas verdadeiras

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes