Buscar

Discursiva Fundamentos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 40
PROTOCOLO: 201606062956249252F7
Disciplina(s):
Fundamentos de Gestão
Comportamento Empreendedor
	Data de início:
	06/06/2016 20:03
	Prazo máximo entrega:
	06/06/2016 21:33
	Data de entrega:
	06/06/2016 20:19
Questão 1/5
Todos nós temos uma parcela de burocracia, ou obrigações que, à primeira instância, podem parecer mera perda de tempo, mas, se pensarmos bem, ela é necessária, pelo menos para alguém. O grande problema é que nem sempre questionamos se alguém atribui algum valor pelo que fazemos.  Nos primórdios da gestão profissional, Max Weber e outros teóricos da gestão desenvolveram suas idéias sobre a necessidade das organizações aprenderem a estabelecer controles, regras, fluxos e métodos para diminuir as crescentes perdas decorrentes da desorganização e desordem em processos que aumentavam de complexidade na medida em que as empresas cresciam.
Cite ao menos duas características de uma empresa que se pauta na burocracia em sua gestão.
Nota: 10.0
	Padrão de Resposta:
As normas são legalizadas;
A comunicação é formal, de modo geral escrita e impessoal;
Os trabalhos são divididos conforme as competências, de modo que cada uma saiba qual a sua função;
Os relacionamentos são impessoais, significa dizer que podemos trabalhar com alguém sem nem ao mesmo saber o nome destas pessoas;
A hierarquia é atributo das organizações burocráticas, uma vez que cada colaborador sabe qual é seu papel dentro da organização e a quem é seu superior direto;
A forma de trabalho está definida através das rotinas e dos procedimentos estabelecidos, documentados que direcionam o modo de agir dentro da organização.
O crescimento e o reconhecimento profissional acontecem através da competência técnica e da meritocracia, significa dizer que em uma organização burocrática a pessoa não pode “ganhar um cargo” ou “crescer” profissionalmente por ser “amigo do chefe”, mas sim por ser bom tecnicamente;
A teoria da Burocracia defende que a administração da empresa deve ser feita pelos administradores, que estão preparados tecnicamente e não pelo “dono” da empresa que é envolvido por sentimentos, que impedem uma decisão baseada na racionalidade. (Aula 02, p. 22).
Resposta:Controle de produção
Questão 2/5
Atualmente pensar de modo sustentável não é algo opcional nos mercados globalizados, mas uma obrigação para que o empreendedor não seja agente de injustiça. Nesse contexto, surgem muitas organizações comprometidas com o desenvolvimento local sustentado.
Descreva as características dessas organizações.
Nota: 20.0
	O aluno deixar claro que de acordo com Schneider (2012, p. 114), as organizações comprometidas com o Desenvolvimento local sustentado são aquelas que planejam suas ações a longo prazo, são proativas, transformam problemas em oportunidades, estão envolvidas com o bem-estar da sociedade, são éticas e têm valores claros e condizentes com a sua forma de atuação.
 
Resposta:Consciência ambiental e social
Questão 3/5
O papel do gestor não se resume a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada / pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende as funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual.
A partir do que se destaca acerca do papel do gestor, nas organizações da atualidade, apresente três características que devem ser inerentes a eles para que as organizações alcancem seus objetivos.
Nota: 10.0
	Alguns aspectos característicos do perfil do administrador, quais sejam:
Ter visão e pensamento sistêmicos: capacidade de correlacionar fatos, ideias, sinais de mercado e do ambiente com repercussões para a empresa;
Realizar, do lugar em que se encontra, a escuta e a compreensão ativa das situações que se apresentam: oportunidades e ameaças aos negócios advindas do contexto social mais amplo (macro ambiente, exógeno) e das forças e fraquezas do mundo operativo (microambiente, endógeno);
Lidar com as diferenças: abertura a novas ideias - predisposição à negociação – capacidade de negociação – administrar o conflito;
Antecipar o futuro: oportunidades e ameaças, tomada de decisões;
Alcançar a unidade organizacional (bem comum) pelas diferenças e não tão somente pelas igualdades;
Gerenciamento da mudança organizacional: produzir resultados. (Aula 05, p. 14)
Resposta:Criativo, 
Questão 4/5
Empresas que atuam com modelo Grátis de proposta de valor escolhem um grupo de clientes que pode pagar pelo serviço, como forma de financiar a outros segmentos de clientes que usam o serviço de forma gratuita.
Cite um exemplo de negócio baseado no modelo Grátis.
Nota: 0.0
	Neste formato de padrão de negócios podemos encontrar várias empresas atuando de forma diferenciada. Como exemplo, temos o Jornal O Metro (anunciantes pagam, leitores recebem de graça), o Google (anunciantes pagam para aparecer no topo da lista das pesquisas, usuários pesquisam de graça), Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (oferecido as instituições de ensino de forma gratuita, porém os desenvolvimentos e melhorias nele realizados pertencem a blackboard dona do software, que pode incorporar as melhorias ao seu software pago). Porém, existem outras possibilidades para modelos de negócios que usam o grátis (freemium) como estratégia de mercado. Em muitos casos, o usuário recebe uma amostra grátis do produto, uma versão demo do software, o acesso a informações parciais e somente terá acesso a todas as possibilidades do produto/serviço se vier a comprar ou licenciar o restante do produto, pagando por isso. Isso acontece com jogos, aplicativos de celular, bancos de dados de oportunidades de emprego, entre outros (Aula 06, p. 19).
Resposta:
Questão 5/5
Há algumas formas de empreender, tais como: montar um empreendimento, comprar uma empresa, sociedade em um novo empreendimento, sociedade em empresa existente e franquia. A partir dessa temática, analise o caso a seguir:
A empresa Savóia, foi criada por Evair e presta serviços de segurança digital, e após 15 anos de operação no mercado, vendeu a Marcos a empresa. Evair resolveu então abrir uma franquia da empresa Cruz.
Quais as formas de empreender foram adotadas por Evair e Marcos.
Nota: 0.0
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85), que Evair montou um empreendimento pois ele criou a Savóia e também abriu uma franquia da empresa Cruz. Já Marcos, empreendeu comprando uma empresa.
Resposta:

Outros materiais