Buscar

Aula 6 - Roteiro respondido - Histologia dos Intestinos e Pâncreas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE PERGUNTAS – HISTOLOGIA DOS INTESTINOS E PÂNCREAS
QUAL É A CONSTITUIÇÃO BÁSICA DO INTESTINO DELGADO E SEUS DIFERENTES SEGMENTOS?
O intestino delgado é composto por quatro diferentes camadas, ou túnicas, que são, da luz para a periferia do órgão: a túnica mucosa (com vilosidades, glândulas e muscular da mucosa), a submucosa (com ou sem glândulas + plexo submucoso), a túnica muscular (circular interna e longitudinal externa, além do plexo mioentérico) e a túnica serosa. Seus segmentos são duodeno, jejuno e íleo.
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE VILOSIDADES PRESENTES NA CAMADA MUCOSA DO DUODENO, JEJUNO E ÍLEO? QUAL É A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE PREGAS E VILOSIDADES EM UM ÓRGÃO COMO ESTE?
As vilosidades presentes no duodeno são em forma de folha, diferentemente do jejuno e do íleo, os quais apresentam vilosidades digitiformes. A presença dessas pregas, vilosidades e microvilosidades aumenta muito a superfície de revestimento intestinal, muito importante em um órgão onde a absorção é tão intensa.
O QUE ESTÁ PRESENTE NA SUBMUCOSA DOS DIFERENTES SEGMENTOS DO INTESTINO DELGADO?
Na submucosa do duodeno encontram-se as glândulas de Brunner, as quais são secretoras de muco alcalino. O íleo apresenta agregados de nódulos linfoides em sua submucosa (formando as placas de Peyer). O jejuno não possui glândulas nem placas de Peyer na submucosa.
EM QUAL REGIÃO DO INTESTINO O NÚMERO DE CÉLULAS CALICIFORMES AUMENTA? QUAIS SÃO OS TIPOS CELULARES QUE COMPÕEM OS EPITÉLIOS?
O número de células caliciformes aumenta na porção final do intestino deslgado (íleo) e consideravelmente no intestino grosso. Os tipos celulares presentes são os enterócitos, as células caliciformes, célula fonte, células enteroendócrinas e células de Paneth.
EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE EVAGINAÇÃO E INVAGINAÇÃO. QUAL TIPO ESTÁ PRESENTE NO INTESTINO?
Evaginações são projeções para fora (para luz do órgão), enquanto que invaginações são projeções para dentro (glândulas de Liberkuhn, por exemplo). Observa-se a presença de evaginações no intestino delgado.
EXPLIQUE A CONSTITUIÇÃO HISTOLÓGICA DO PÂNCREAS. QUAL A FUNÇÃO DESSE ÓRGÃO?
O pâncreas é formado por uma cápsula delgada de tecido conjuntivo, a qual forma septos e lóbulos. Sua porção secretora é composta por ácinos serosos, enquanto que a excretora é formada por ductos ramificados.
Este é um órgão misto (com parte endócrina e exócrina), e sua função é a produção de enzimas digestivas que atuem no intestino delgado.

Outros materiais