Buscar

Aula 5 - Roteiro respondido de Fisiologia do Duodeno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudos – Aula Fisiologia do Duodeno
1 – Dê a função, localização e secreção das Glândulas de Brunner.
As glândulas de Brünner estão localizadas na porção inicial do duodeno e sua secreção é mucosa e o produto de secreção destas glândulas é distintamente alcalino. Este muco protege a mucosa duodenal contra os efeitos da acidez do suco gástrico e neutralizando pH do quimo.
2 – Dê a função, localização e composição celular das Criptas de Lieberkühn.
As criptas de Lieberkuhn estão localizadas entre os vilos intestinais na camada mucosa( intestino delgado e grosso) e representam invaginações do epitélio na submucosa. São profundas e contém células caliciformes, que secretam muco para proteger e lubrificar a mucosa.
3 – Quais fatores regulam o esvaziamento gástrico? Eles estimulam ou inibem o esvaziamento gástrico?
Quando o quimo entra no duodeno, muitos reflexos nervosos tem origem na parede duodenal que passam pelo estômago e retardam ou mesmo interrompem o esvaziamento gástrico, se o volume de quimo no duodeno for excessivo.
 Esses reflexos são mediados por três vias: diretamente do duodeno para o estômago, através do sistema nervoso mioentérico na parede intestinal; através dos nervos extrínsecos que vão aos gânglios simpáticos pré-vertebrais e então retornam através de fibras nervosas simpáticas inibidoras que inervam o estômago; e através dos nervos vagos que vão ao tronco encefálico, onde inibem os sinais excitatórios normais transmitidos ao estômago pelos ramos eferentes vagos. Estes reflexos inibem as contrações do piloro e aumentam o tônus do esfíncter pilórico. 
 
4- A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que
ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada. Em decorrência da ingestão desse composto, pode ocorrer, atrofia das vilosidades intestinais. Estas duas figuras representam uma região do intestino delgado em um indivíduo normal I e em um indivíduo com doença celíaca II. Qual a função das vilosidades intestinas e como essa atrofia influencia na absorção de nutrientes? 
 
As vilosidades e microvilosidades aumentam a área da superfície de contato do revestimento duodenal, permitindo uma maior absorção de nutrientes. Com a atrofia dessas estruturas há uma diminuição da capacidade de absorção de nutrientes no intestino, visto que terá uma diminuição significativa da área de absorção, e uma consequente redução de enzimas digestivas as quais estão presentes entre os vilos. 
5 – O Pâncreas esta localizado paralelamente e abaixo do estômago. Onde desemboca sua secreção? Qual a composição da secreção pancreática?
Sua secreção flui através de um longo ducto pancreático, o qual encontra se une ao ducto biliar comum que desemboca no duodeno na papila de Vater. A secreção pancreática contém enzimas que digerem carboidratos (amilase pancreática), proteínas (tripsina) e gorduras (lipase pancreática). Contém ainda, grandes quantidades de bicarbonato que contribuem para a neutralização da acidez do quimo transportado do estômago para o duodeno. 
6- A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura. Qual a função da bile para o processo de digestão, e em que parte do tubo digestório a bile é lançada?
A bile tem importante papel na digestão e absorção das gorduras através dos sais biliares, que ajudam a emulsificar as grandes partículas de gordura nos alimentos em muitas partículas diminutas, cujas superfícies são atacadas pelas lipases secretadas pelo suco pancreático, e ajudam na absorção dos produtos finais da digestão das gorduras através da mucosa intestinal. A bile é secretada pelos canalículos biliares e em seguida, flui em direção aos septos interlobulares, para desembocar nos ductos biliares terminais, fluindo para os ductos hepático e ao ductos biliar comum. Através deles, a bile flui diretamente para o duodeno ou pode ser armazenada por algumas horas na vesícula biliar.
6 – O que estimula a secreção de secretina e colecistokinina (CCK) pelas células do duodeno, e o que esses hormônios fazem?
Quando o quimo ácido com Ph baixo entra no duodeno, vindo do estômago, estimula a secreção de secretina da mucosa duodenal para o sangue. A secretina, por sua vez, faz com que o pâncreas secrete grandes quantidades de líquidos contendo uma concentração elevada de íons bicarbonato, aumentando o Ph dos conteúdos duodenais. O aumento do Ph permite a ação das enzimas digestivas pancreáticas que operam em um meio ligeiramente alcalino. A presença do alimento no intestino delgado superior e as proteases e ácidos graxos presentes no quimo estimulam a liberação de colecistokinina. A colescistokinina chega ao pâncreas pela circulação sanguínea e provoca principalmente, a secreção de ainda mais enzimas digestivas pancreáticas pelas células acinares.
 7 - No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco intestinal atuando sobre o quimo. Explique a digestão e absorção dos carboidratos, proteínas e das gorduras.
Carboidratos: No duodeno, os carboidratos existentes no quimo ácido sofrem a ação da secreção pancreática que, contém grande quantidade de α-amilase, sendo quebrados em maltose e isomaltose antes de atingir o jejuno. A α-amilase é bastante semelhante à salivar e atua na mesma faixa de pH, apresenta grande velocidade catalítica e tem alta concentração no suco duodenal. No duodeno também é encontrada a α-amilase intestinal que se localiza na bordadura em escova e contém quatro enzimas (lactase, sacarose, maltase e α-dextrinase), que são capazes de separar os dissacarídeos lactose, sacarose e maltose nos seus monossacarídeos constituintes. A lactose divide-se em uma molécula de galactose e uma molécula de glicose; a sacarose divide-se em uma molécula de frutose e uma molécula de glicose e a maltose divide-se em múltiplas moléculas de glicose. Os produtos finais da digestão de carboidratos são todos monossacarídeos hidrossolúveis que são absorvidos imediatamente pelo sangue portal.
Proteínas: A digestão luminal, por proteases pancreáticas, reduz as proteínas a aminoácidos e pequenos peptídios. Há, no bordadura em escova, peptidases que reduzem os peptídios a aminoácidos ou a outros menores. Os aminoácidos são transportados por carregadores independentes de Na+ ou que utilizam o gradiente deste íon para o transporte daqueles. Peptídios com até 3 aminoácidos podem ser transportados por outro tipo de carregador na membrana apical, para serem hidrolisados a aminoácidos no citosol. Na membrana basolateral dá-se a transferência dos aminoácidos para o plasma ou por carregadores ou por simples difusão.
Lipídeos: Os lipídios emulsificados são hidrolisados pelas lipases. Os produtos - ácidos graxos, monoacilgliceróis, lisofosfolipídios e colesterol - equilibram-se entre a fase aquosa e as pequenas micelas que os contém, aos sais biliares e à lecitina. As micelas são pequenas o bastante para penetrar entre os vilos e liberar aqueles produtos na medida em que os enterócitos os absorvem. Nos enterócitos ocorre praticamente o inverso do processo de hidrólise luminal: o colesterol é reesterificado quase totalmente, monoglicerídios são esterificadas a triglicerídios e os lisofosfolipídios são convertidos a fosfolipídios. Envoltos pela beta -lipoproteína formam os quilomicrons que são exportados por exocitose para os quilíferos. Os lipídios dos quilomicrons são parcialmente hidrolisados por lipases das células endoteliais e o que escapa o quilomicron remanescente, é captado e excretado pelos hepatócitos. Nas regiões terminais do íleo há absorção dos sais e ácidos biliares que, lançados nacirculação portal, são rapidamente removidos do sangue e excretados de novo na bile.

Outros materiais